vovocristina.com.br

quinta-feira, 10 de março de 2011

CUPUAÇU

SABOR EXÓTICO


Cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazonia brasileira, parente próxima do cacaueiro.
Tem um sabor especial. Quando estive em Manaus pela primeira vez, me apaixonei por esta fruta.
O suco é uma delícia e o creme de cupuaçu, aquele básico que bate no liquidificador com leite condensado e creme de leite, melhor ainda. Tem um gostinho azedinho muito interessante. Vale a pena conhecer.
Agora eu sempre compro a polpa já limpinha.
Não sabia o que fazer quando ganhei ontem o fruto completo de uma amiga.
Aí vai a ajuda do maridão, passo-a-passo:


Ele deu uma serradinha básica bem na metade do fruto.
Depois bateu com o dorso da faca no fruto, para que ele abrisse bem certinho.
Aí está o fruto do cupuaçu.
Pensa que acabou?

Ele retirou os gomos do casco que protege o fruto.

Mas agora é que começa o trabalho.

A polpa do cupuaçu é retirada cortando com a tesoura para que se liberte dos caroços, um por um.
É uma verdadeira terapia, mas o resultado é maravilhoso.

Em novembro de 2008 postei o Pavê de Cupuaçu, veja AQUI que delícia!

17 comentários:

  1. Hum! Vovó que maravilha esse Cupuaçu! eu adoro. Não sabia que dava tanto trabalho limpar. Sempre comprei congelado.

    ResponderExcluir
  2. Adorei Cris! Eu adoro cupuaçu! Tinha uma amiga que quando ia pra sua terra...rs....trazia bombom e geléia de cupuaçu! (ela mudou de cidade, não tenho mais...:( )
    Na falta da fruta uso polpa daqui...mas não é a mesma coisa né...rs
    Não sabia da tesoura para limpeza...rs.
    Bjao Fe

    ResponderExcluir
  3. É mônica, nem eu sabia, bom mesmo é pegar a polpa limpinha, né?

    Fernanda, na realidade, sou carioca e estou morando aqui em Manaus e aprendendo essas novidades, pq eu amei essa fruta desde que conheci, mas nunca imaginei que dava este trabalho todo. Rsrsrs...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oie Cris!!! Eu ja conhecia o cupuaçu, pois minha mãe é natural de belém e como ela fala dessa fruta, do sorvete de cupuaçu e outras coisas de cupuaçu, ate do suco. Ja provei o bombom, mas tenho q confessar que nao gostei muito.

    Como nosso Brasil é rico né? Meu Deus!!!

    Bjs Cris

    Andreia Braga

    http://geadocesegostosuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que fruta linda!!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, como sempre seu blog e suas delícias!!!! Babei com seu post, já que ammmmmooooooo cupuaçu!!! Bjão!

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não provei essa fruta mas salivei com as fotos, hummm!

    bjs,
    Andréa...

    ResponderExcluir
  8. Cupuaçu é realmente uma delícia, já morei no Pará e já conhecia o 'método' de extração da polpa... rs
    Qd éramos crianças nossa babá fazia uma calda grossa e fervia as sementes nela (já sem a polpa, até ficarem douradas) para nós eram balas de cupuaçu... eram ótimas!!

    Bjss

    http://www.temperadinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oba, acho uma delícia.
    Comia muito e tomava suco qndo morava em Porto Velho.
    Beijos
    Patty

    ResponderExcluir
  10. Hum me deu água na boca mas nunca comi.
    Tô com vontade, rsrs
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Vovó

    Sabe que nunca experimentei Cupuaçu!!! Preciso comprar pronto )claro) pq já vi que o fresco dá muito trabalho hehehe.
    O dia que eu provar, lhe conto o que achei....bjos

    ResponderExcluir
  12. Respondendo tua pergunta sobre a calabresa,como não tenho triturador automático eu passo na máquina de moer carne,fica bem moida e é crua,depois ela cozinha na fritura.Aqui no sul,não tem esta fruta cupuaçu mas deve ficar muito gostosa.Beijos

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada pela dica, passo a passo... já vi que vou ter um bom trabalho aqui... aiaiai.... pelo que eu entendi depois de cortar ao meio, eu retiro da casca, será com a faca ou é para dar uma batidinha com a faca ??? Agora o lance de gomo a gomo com a tesoura... é, aqui no Guarujá não achei a polpa e como nunca tinha visto a fruta, nem pensei 2 vezes.... hummm agora fazer qual das receittas,pudim, creme, pavé

    ResponderExcluir
  14. Não tenho Blog, meu nome é Lilly. Obrigada pela dica!!! Depois eu conto como ficou.....
    meu e mail: lillyaron@globo.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa comer cupuaçu e tudo de ótimoooooooo,me considero sortuda por te-lo em nossa terra que e Manaus -Am o creme então,hum que delicia
    quem experimentar eu tenho certeza que jamais vai esquecer,o cupuaçu tb pode ser encontrado em alguns lugares do Brasil.como ja faz mais de 1 ano que estou morando em SP,meu vizinho chegou hj de Manaus-Am e trouxe um pra mim.vou fazer aquele creme ai,ai,ai. 24/04/12
    Ass: Valdinha perfumada

    ResponderExcluir
  16. Alguém aqui tem algum contato de algum fornecedor de cupuaçú?Sou morador do Rio de JAneiro e gostaria de comprar,alguém poderia me ajudar?Obrigadoo!!!

    ResponderExcluir
  17. Procuro receita de balas de cupuaçu. Obrigada

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...