vovocristina.com.br

quarta-feira, 16 de março de 2011

TAPIOCA COM LINHAÇA DOURADA

A PREFERIDA DA CRIS


Tenho feito algumas experiências com a Linhaça Dourada e ainda pouco meu marido pediu que eu fizesse uma tapioca fininha com manteiga, ele adora para tomar com café com leite.  
Primeiro preparei as tradicionais para ele, só na manteiga.
Depois veio uma inspiração e preparei a minha nova experiência.. Para que fique fininha eu uso a forminha de empada como medida quase cheia de tapioca, acrescentei 1 colher de chá de linhaça dourada e uma colher de chá de queijo ralado. Salpiquei o sal e quando virei para assar do outro lado passei um pouquinho de manteiga, para derreter por cima. 
Ficou sequinha, tostadinha e deliciosa. 

Olha como ela fica na frigideira:

Assim que perceber que ela está toda grudadinha, é a hora de virar para assar do outro lado.

25 comentários:

  1. Viiiixe!! Isso é tudo de bom!!!
    A tapioca é uma comida típica no nordeste, sou fã.
    Preparada dessa forma, então, ficou tentadora.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Que interessante... Deve ser muito saboroso.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Hummmm...adoro tapioca!É tudo de bom... Êta maridão sortudo esse hein??

    ResponderExcluir
  4. Hummmmmmm amo tapioca... até vou em uma cidade vizinha pra comer... recheada com chocolate... mas agopa com suas dicas preciso encontrar a tapioca e tentar fazer em casa...
    Tenha um bom dia...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Vovó Cristina, estou aqui p/agradecer sua visita, e dizer q sou sua seguidora...adoro seu cantinho tem muitas delicias!!!
    Tapioca com linhaça dourada...ficou melhor ainda, mais nutritiva...
    Bjss de luz

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de receita, amo tapioca, e com linhaça deve ser boa demais!
    Muito obrigada pela receita, é maravilhosa!

    bjs,
    Andréa...

    ResponderExcluir
  7. Hummm o que daria por provar dessa tapioquinha, parece uma delicia, obrigado por partilhar,

    beijo!!

    ResponderExcluir
  8. Nunca fiz tapioca, e adorei essa versão nutritiva.
    Na verdade, queria testar a receita em casa, já que quando eu quero comer tapioca, tenho que ir ao shopping e pagar uma baba por ela.
    Mas fico com receio, tipo..será que toda aquela farinha vai grudar só de colocar na frigideira?
    Mas um dia a receita sai do papel.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Vovó Cristina, comi tapioca somente 1 vez, e adorei, estas estão parecendo deliciosas.
    Meu esposo é seu seguidor e adora seu blog, fica super feliz qdo deixas comentários nas receitas dele. E vim conhecer seu blog através dele já tô seguindo. Ah! o blog dele é o blog do Rodrigão, e se puder me faça uma visita, vou adorar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Raimundo....eu fui conhecer tapioca mesmo quando cheguei a Manaus e criei o meu jeitinho de fazer, adoro!

    Dani, além de saboroso é vapt-vupt.

    Maísa, rsrsrs, pois é eu tb tirei a sorte grande pois o maridão é tudo de bom pra mim.

    Silvia, é tão prático e barato pra fazer que não me arrisco mais a comer tapioca fora de casa, considero a feita em casa bem mais caprichada. Experimente criar a sua versão, é bom demais. Um saquinho que dá pra fazer umas 20 tapiocas custa R$ 1,50.

    Sandra, que bom vc por aqui, pois é menina, e o queijo ralado tb deu um toque magnífico. valeu a pena.

    Andréa ....eu amei e o que dá certo é tão bom compartilhar, né?

    Paula, quando estiver por aqui, em Manaus, já está convidada a experimentar...bjs.

    Fabiana, por incrível que pareça, eu achava que era complicado, mas é só pegar a farinha da tapioca, tirar essa medidinha na forminha da empada ou uma concha e colocar no fundo da frigideira já aquecida e dar aquela mexida pra espalhar, assim que ela ficar toda espalhada, ela vai se grudando e não gruda no fundo, é impressionante de tão fácil que é. Eu salpico o sal assim que coloco na frigideira, depois viro e passo a manteiga já amolecida, fica dez. Depois que treinar a comum, vc vai inventando. Vale a pena fazer hj mesmo. Tenho sempre a farinha na geladeira. Bjs.

    Fran, já estive lá no seu blog hj, fica triste não , tá? Que bom que o maridão cozinha, né? Pode deixar que vou lá no blog dele tb. Beijos.

    Obrigada a todas as visitas.
    Vcs sempre me deixam muito feliz.

    ResponderExcluir
  11. Que prazer, vovó Cristina!
    Todo esse carinho aquece a alma.
    Espero que vc me visite sempre pelo cheirinho,tá?
    Seu blog é maravilhoso, estarei sempre por aqui!
    Nos que somos apaixonadas pela culinaria, adoramos aprender novas receitas e vc tem tantas. Tapioca c/linhaça dourada vou enviar por e-mail pra minha sobrinha,ela simplesmente adora tudo q leva linhaça.Rsrsrs
    Terei o maior prazer em seguir seu blog...
    Muitos miminhos!
    Sabor em Si

    ResponderExcluir
  12. Olá vovó, mas não precisa molhar nem nada é só colocar na frigideira?
    Tenho um pacotinho de tapioca e ainda não me aventurei em usar, vou esperar sua resposta e vou já a luta rsrs.
    Ficou linda a sua.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Vou adiantar o esclarecimento: se você tiver tapioca pronta (hidratada) é, como você diz, só colocar na frigideira, mas espere aquecer bem na temperatura média baixa, de preferência t-fal, e voilà.

      Excluir
  13. Adoro tapioca, de tudo que é jeito Vovó, doce ou salgada, tanto faz, essa versão ta demais, super nutritiva, a linhaça dourada é muito boa, já a usei. Parabéns pela sugestão querida...bjocas

    ResponderExcluir
  14. Quando vamos ao nordeste trazemos a tapioca, pena que acabou. Tá na hora de ir lá buscar mais e fazer essa receita Cristina, abraços!

    ResponderExcluir
  15. Hummm... vovó, sua tapioca está tão apetitosa, adoooro mas tem tanto tempo que não como, acho que a ultima vez foi qdo fui pra Pipa...
    Fiquei com vontade...
    Bjim

    ResponderExcluir
  16. Oi vovó!! Qd estive no Nordeste comi tapioca desesperadamente, é uma delícia!!!Pena que por aqui é raro encontrar :(
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Regina, com certeza passarei sempre por lá, só tenha paciência porque aqui em Manaus a internet é péssima e tem dias que nem consigo acesso.
    Mas sempre que eu posso visito os blogs amigos, bjs.

    Vicentina, deixei recado lá no seu blog, mas aproveitando a sua pergunta para ajudar a outras dúvidas, não precisa molhar nem untar a frigideira minha amiga. É mais fácil do que vc possa imaginar, é só vc descobrir a medida certa para o tamanho da sua frigideira. Eu optei pela forminha de empada para medir a minha tapioca. Aqueça a frigideira, coloque a tapioca, espalhe girando a frigideira ou com ajuda de um garfo, bem delicadamente e rapidinho pois logo a tapioca começa se unir e se formar. Vire para o outro lado e passe a manteiguinha ou coloque a fatia de queijo, chocolate derretido, aí é com vc.Qq dúvida me fala. Bjs.

    Josy, to doida pra fazer de chocolate derretido, deve ficar demais...hummm...a de doce de leite tb, beijos.

    Dri, se quiser mando pelo correio, rsrsrs...eu aprendi a fazer do meu jeitinho e adoro ela bem fininha.
    Fica muito gostosa!

    Maria Inês, se quiser posso estudar aqui quanto custa pra mandar a tapioca crua, o que vc acha?Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Vim retribuir a sua visita!!!
    Obrigado!!!
    E faz sim a receita é muito boa!!!
    Haaa, amei esta receita com linhaça dourada!!!

    Bjs...Bom final de semana!!!!

    ResponderExcluir
  19. Muito boommmmm...interessantíssima essa receita...
    adorei


    bjim

    ResponderExcluir
  20. Manu, qualquer dia vou fazer sim, pode deixar, beijos.

    Jana, foi pura intuição e no final ficou dez!

    ResponderExcluir
  21. Peço por favor um orientação. Esta massa de tapioca serve para fazer bolo? Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Que ideia maravilhosa ,Me tira uma dúvida Você mistura a linhaça e o queijo ralado junto com farinha de tapioca ?e a linhaça você usa a farinha ou ela em grão?

    ResponderExcluir
  23. Que ideia maravilhosa ,Me tira uma dúvida Você mistura a linhaça e o queijo ralado junto com farinha de tapioca ?e a linhaça você usa a farinha ou ela em grão?

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...