vovocristina.com.br

quarta-feira, 30 de março de 2011

CARNE ASSADA


Esta carne assada minha mãe costumava fazer sempre. Lembro do detalhe da dica que ela sempre repetia:
"Minha filha: Sempre que você for colocar a carne no fogo, lembre-se de colocar antes um pouquinho de açúcar no óleo e assim que caramelar, você coloca a carne.", e eu sempre repetia que ela já tinha me dito isso. Hoje vejo como foi importante a repetição, talvez eu pudesse ter esquecido com o tempo.
Esse pouquinho de açúcar é uma colher de chá rasa.
Olha como fica de fato coradinha e não fica doce:


Claro que antes de tudo isso, já deixei a carne crua no Tempero de Casa - Ajinomoto (1colher de sopa) com o suco de um limão, por mais ou menos  duas horas na geladeira. Depois que ela dá essa corada, cubro com água filtrada até o meio da panela e coloco na pressão por uma hora. Depois tiro da panela para fatiar, ela já está assada assim:



Corto em fatias e levo ao fogo naquele molho que ficou na panela, adiciono um caldo de carne e batatas cozidas no micro-ondas como mostrei ontem. Deixo o molho secar um pouco, para que fique mais grossinho, Se quiser adicione um pouquinho de maisena dissolvida em 50 ml de água. 
Rapidinho o caldinho engrossa.



DICA DA VOVÓ: Essa carne é sempre bom  preparar com certa antecedência, pois quanto mais o tempo passa, mais fica gostosa e o tempero fica mais apurado. No dia seguinte então dentro de um pãozinho pra lanchar...melhor ainda. Bom demais.

Essa carne assada também pode ser feita sem a panela de pressão, mas você precisa ficar sempre próximo à carne, para ir "pingando" mais água morna, sempre que secar e ir virando a carne aos poucos.

Para quem gosta de cebolas, acrescente cebolas em rodelas na hora do cozimento.

Ela também pode ser recheada com calabresa ou cenoura, fica linda!

15 comentários:

  1. Olha aí vov Cristina, que delicia de carne que vc apresentou, aqui em Portugal está na hora do jantar e olha que fiquei com vontade de estar mais perto de vc para me plantar na sua porta esperando convite para a janta! :))))

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Essas dicas é que fazem a diferença!
    E essa carne tá super apetitosa!
    Com um pãozinho então... nem se fala!

    Bjinhus..

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cristia!
    Adorei essa dica do açúcar no óleo. Uma colher de sobremesa basta?
    Passo a te seguir e espero ua visita em meu blog (http://contoscurtosgrandesreceitas.blogspot.com/).
    São receitas aqui de casa, também. O diferencial está nos contos e crônicas de minha autoria, bem divertidos.
    Forte abraço
    João

    ResponderExcluir
  4. Pode vir Hannah, será muito bem-vinda!Bjs.

    Pois é Sandra, é de fato muito interessante essa coradinha na carne antes de levá-la para a pressão.Bjs.

    Olá João, já estou indo lá conhecer seu blog, obrigada pelo convite e por me chamar a atenção em relação à quantidade do açúcar, já acrescentei no texto da receita, obrigada mesmo. É que viajei à cena da minha falando e achei que fui clara quando disse um pouquinho(uma colher de chá rasa).
    Até a próxima.

    ResponderExcluir
  5. Carne assada é bom demais...E essa está supimpa!Também gostei da dica do açúcar, vou experimentar...beijkas

    ResponderExcluir
  6. Hummmm!!! senti o cheirinho daqui..srsrr

    ResponderExcluir
  7. Que delícia gente!!
    Amei a dica do açúcar.

    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito desta receita,e adorei a dica do acucar no oleo,obrigada por partilhares..
    beijinho

    ResponderExcluir
  9. Que delícia esta carne, gosto dela com purê!!!

    Poxa é uma pena mesmo, camarão é muito bom!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  10. Ai Vó, que delicia de carne!!!

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida
    Estive na roça por 7 dias... vim ver suas novidades...
    Essa torta de bis é deliciosa... vi seus últimos posts...
    Quanto à carne assada deste post era o prato dominical quando mocinha na casa da mãe e vó... Receita super gostosa e familiar...
    Bjs de paz e excelente semana.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite vó Cristina!
    Você é realmente fantástica na cozinha. Essa carne, ai meu DEUS!!!!!
    Q receita mais legal, digo, gostosa mesmo!!!!!
    Bjokinha meu amorzinho

    ResponderExcluir
  13. Oi Vovó,bom dia.
    A receita é ótima, mas gostaria de saber que tipo de carne é está?
    Visto ser eu inexperiente.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  14. Oi Cris ,adorei a dica do açucar, sua carne fiicou muito suculenta.REceita nota 10.

    Beijinhos

    www.mundodosabor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...