vovocristina.com.br

quinta-feira, 17 de março de 2011

QUIABO SEM BABA





 O seu fruto é uma cápsula fibrosa cheia de sementes brancas redondas, muito utilizado em culinária antes da maturação.
De origem africana e trazido para o Brasil juntamente com os escravos, o quiabo, é um exemplo de uso de alimentos da cultura brasileira.
Rico em Vitamina A é de extrema importância para a visão, pele e mucosas em geral.
Fruto de fácil digestão, é recomendado para pessoas que sofrem de problemas digestivos. Por isso mesmo, é eficaz contra infecções dos intestinos, bexiga e rins. (FONTE: Wikipédia)

Minha mãe me ensinou desde pequena a comer quiabo, eu adoro acompanhado com nosso típico arroz com feijão e uma carne moída (aqui em Manaus o pessoal chama de picadinho)...hummm...comidinha bem caseira mesmo. Mas como fazer para que não fique aquela famosa baba?

Então vamos lá, você deve começar lavando o quiabo e enxugando um a um. Corte as pontas e leve ao refogadinho com azeite e seus temperinhos favoritos, como vocês sabem eu uso o Tempero de Casa, nesse caso sem pimenta. Ideal é usar a frigideira antiaderente. Deixe começar a ficar dourado. 
Adicione um pouquinho de vinagre.
O truque é não mexer com colher nenhuma e ir rodando a frigideira como os chefs em geral fazem.
Vá experimentando para ver se está cozido, se for necessário acrescente um pouquinho de água.
Prontinho....e bem fácil, não é?



25 comentários:

  1. Estou sempre a aprender!!!

    Bjinho
    Maria José

    ResponderExcluir
  2. Estamos sempre a aprender verdade??Fiquei a adorar quiabo e por isso agradeço esta dica, adorei saber este segredo!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro quiabo,mas confesso que não como em qq lugar exatamente por causa dessa baba. Minha mãe faz um divino que adoro comer com polenta. Aiii bateu uma vontade... bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adoro quiabo!
    E gosto tanto, que nem me importo se tem baba ou não..kkkkkk
    mas meus filhos não gostam, por isso, adorei a dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Amo quiabo com baba ou sem, mas valeu a pena aprender este segredo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adoro quiabinho frito, mas também não enjeito ao molho, dicas são sempre bem vindas, adoro! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu amo quiabo, com arraz , feijão e uma carne moída como você diz é bom demais, hummm!
    Muito obrigada pela dica, o meu ficava com baba, mas agora não vai ficar mais, rsrs.

    Beijos da amiga,
    Andréa..

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto tanto de quiabo que nem me importo com a babinha...rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Adoro quiabo, mas aquela babinha argh!!! sempre foi minha diferença, agora vou tentar fazer desse jeito, será que fica molinho como gosto com tão pouquinha água Cris?? Vou tentar. Adorei a dica...Obrigada por compartilhar...bjocas

    ResponderExcluir
  10. Hummm que quiabo lindo!
    Amooo esse legume, muito nutritivo!

    Bjs minha querida, obrigada pela força de sempre!

    Cris

    ResponderExcluir
  11. Vovó, eu tb adoooro quiabo, melhor ainda sem baba... o seu ficou com uma cara boa...
    Adorei a dica!
    Bjim

    ResponderExcluir
  12. Adoro quiabo com babaaa, picadinho com quiabo é tudo de bom!
    Obrigada pela receita,aqui em Salvador nosso manjar dos deuses é o caruru,coloquei até a receita do caruru de Mainha no Mundo do Sabor.
    Tudo com quibo é muito especial.

    www.mundodosabor.blogspot.com

    Beijooos

    ResponderExcluir
  13. Olá... esse ano foi um dos anos que mais comi quiabo... postei até fotos dos meus imensos pés de quiabo... também faço assim... mas o meu não vai nada... somente coloca em uma panela com o temperinho e vá fritando no fogo baixo...ele vai amolecendo e não fica baba não...
    Beijos!!!
    * Gostei da dica de rechear o pão de queijo na hora de comer...

    ResponderExcluir
  14. Pois é meninas, eu tb adoro quiabo de todo jeito, mas acho interessante essa dica da minha maezinha querida que já foi pro céu.

    Josy, vamos colocando a água aos pouquinhos até que o quiabo fique todo cozido.

    Obrigada por todas as visitas, tenho vontade de visitar vcs o tempo todo mas aqui em Manaus a internet não ajuda. Saibam que a amizade de vocês é super importante pra mim...beijinhos.

    ResponderExcluir
  15. Eita coincidência...meu post sobre isso já está até pronto...é parecido com seu jeito de fazer mas com um pequeeeeeno segredinho...rsrs

    Muito bom querida


    bjim

    ResponderExcluir
  16. Que legal Jana, foi ficar aguardando o segredinho, hein? Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Fazer acontecer

    As pessoas podem ser dividas em três grupos:

    Os que fazem as coisas acontecerem;
    Os que olham as coisas acontecendo;
    e os que ficam se perguntando o que foi que aconteceu.

    Nosso caráter é aquilo que fazemos quando achamos que ninguém está olhando.

    Nunca deixe de ter dúvidas, quando elas param de existir é porque você parou em sua caminhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é a mais pura verdade, algumas pessoas para a caminhada e que ficam esperando que alguém venha e faça tudo para ela, ou seja, de tudo na mão esquecendo o quanto é gratificante você, batalhar e conseguir tudo o que quer, principalmente estudar como coisa que virou objeto de museu não todos, já que tudo que acontece no mundo tem suas exceções e sempre o aluno que não gosta de estudar vai colocar a culpa no governo, nos professores na escola, enfim quem não quer mudança em sua vida acha o defeito dos outros menos o seu e mais se você quer mudar sua vida faz acontecer, hoje existe vários meios de se informar e aprender sem exigir dos outros e sim de você mesmo, bem diferente a minha época que as famílias eram grandes e os mais velhos saiam logo cedo de casa para trabalhar a ajudar seus pais nas despesas da casa e com uma melhor condição de vida para seus irmãos menores, normalmente as mulheres iam ser empregada doméstica e os meninos, eram pacoteiros, vendedores de sorvete, carpiam terrenos imensos, carregavam carrinho nas feiras livres, tudo isto sem ter alcançado a idade permitida para trabalhar com carteira assinada, que era de 14 anos e a juventude da minha época não tinha mais do que 1,60, hoje os jovens chegam a 1,70 aos 12 anos e só podem trabalhar aos 16 anos, na minha concepção é um absurdo, moro em um condomínio onde os adolescentes com 12, 13, 14 anos tem em média 1,70 e ficam o dia todo em grupinho sem fazer nada útil com esse bendito celular e no fone de ouvido, que parece que não, os deixam isolados do mundo, onde vamos parar será que o autor desta Lei absurda, como tantas outras relacionadas aos menores, não tem filho e não consegue entender que trabalhar não mata ninguém e sim gente ociosa, sem ocupação, minha avó dizia:
      cabeça vazia oficina do diabo, será que não é esse o motivo de tantos jovens morrerem tão cedo, gostaria que nossos governantes lembrassem de nossos avós que iam para o sitio a fazenda ou até olarias com menos de 8 anos, caso dos bisavós, minha avó e logicamente minha mãe? está na hora de repensarmos nossos conceitos com relação a educação de nossos filhos, nossos governantes deveriam pensar em dar uma educação de qualidade, assistência médica e deixar que os pais eduquem de acordo com a educação que receberam dos seus pais em casa, professor é para ensinar e não educar, como sempre ouvi das pessoas mais experientes da minha família, educação vem berço não importa se rico ou pobre, já pobreza não é sinônimo de falta de caráter e respeito por nossos professores, na minha época respeitado como nossos pais, imagine seus pais serem convocados para reunião escolar e ouvir do professor que seu filho faltou com o respeito, era surra na certa e ninguém cresceu revoltado, pois tínhamos limites o que falta hoje na criação dos filhos, respeito primeiro em casa
      pelos seus avós, pais, tios e pessoas mais experientes, ou seja, mais velhas. respeito e educação aos mais velhos, na minha casa era Lei e éramos em 9 irmãos com diferença de idade não mais de nove meses, meus avós, tios e principalmente meus pais são pessoas que fazem a diferença neste mundo cão.

      Excluir
  18. Os 10 MANDAMENTOS DOS DOUTORES: MÉDICOS E ENFERMEIROS

    1 - Se você não sabe o que tem, dá VOLTAREN;

    2 - Se você não entende o que viu, dá BENZETACIL;

    3 - Apertou a barriga e fez 'ahhnnn', dá BUSCOPAN;

    4 - Caiu e passou mal, dá GARDENAL;

    5 - Tá com uma dor bem grandona? Dá DIPIRONA;

    6 - Se você não sabe o que é bom, dá DECADRON;

    7 - Vomitou tudo o que ingeriu, dá PLASIL;

    8 - Se a pressão subiu, dá CAPTOPRIL;

    9 - Se a pressão deu mais uma grande subida, dá FUROSEMIDA!

    10 - Chegou morrendo de choro, ponha no SORO.

    ...e mais...

    Arritmia doidona dá AMIODARONA...

    Pelo não, pelo sim, dá ROCEFIN.

    ...e SE NADA DER CERTO, NÃO TEM NEUROSE...
    ...DIGA QUE:

    É SÓ ESSA NOVA VIROSE!!!

    Parece brincadeira, mas... É verdade!

    ResponderExcluir
  19. Pastor Silas Malafaia, Que DEUS te ABENÇÔE e que sejas Manso e Humilde, pois, o povo de Deus não deve ser PEDANTE… ARROGANTE! Deus Seja Louvado!

    ResponderExcluir
  20. Apóstolo” Valdemiro Santiago é desmascarado em documentário

    Publicado ontem no youtube por um ex-pastor, o documentário “A verdadeira identidade da Igreja Mundial” escancara os hábitos de seu líder, que se autodenomina “apóstolo”, Valdemiro Santiago.

    Embora com menos poder do que o semelhante Edir Macedo, Valdemiro, sem dúvida, é dos que possui menos escrúpulos.

    Além das enganações habituais e manipulação da fé dos menos dotados de intelecto, o vídeo mostra uma fábrica, do próprio “charlatão” que fabrica os objetos “ungidos” que são vendidos a preços exorbitantes em troca de bênçãos.

    Resta saber até quando o Governo brasileiro, em troca de apoio político, continuará permitindo que essa gente enriqueça de maneira escancaradamente fraudulenta.

    ResponderExcluir
  21. OS PASTORES MAIS RICOS DO BRASIL!!

    1º) Edir Macedo
    Igreja Universal do Reino de Deus
    Fortuna: US$ 950 milhões

    2º) Valdemiro Santiago
    Igreja Mundial do Poder de Deus
    Fortuna: US$ 220 milhões

    3º) Silas Malafaia
    Assembleia de Deus
    Fortuna: US$ 150 milhões

    4º) R.R. Soares
    Igreja Internacional da Graça de Deus
    Fortuna: US$ 125 milhões

    5º) Estevam Hernandes Filho e Sonia Hernandes
    Igreja Renascer em Cristo
    Fortuna: US$ 65 milhões

    ResponderExcluir
  22. SIGNIFICADO DE HONESTIDADE

    O que é Honestidade:

    Honestidade, é uma qualidade de ser verdadeiro; não mentir, não fraudar, não enganar. A honestidade é a honra, uma qualidade da pessoa, ou de uma instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo.

    Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações, que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo, é muito difícil , porque existe as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas.

    Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades. Atualmente, o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de "careta", ou são humilhados por outros.

    ResponderExcluir
  23. O problema é que quando se coloca vinagre, a cor verde vivo do quiabo fresco, dá lugar a um verde fosco além do gosto que se torna um pouco mais ácido. Gostaria de saber como deixá-lo na sua própria cor após o cozimento e sem baba, não usando vinagre, é claro.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...