vovocristina.com.br

sábado, 7 de novembro de 2009

CUSCUZ DE TAPIOCA

A PREFERIDA DA BEATRIZ


 Há quase 20 anos faço esta receita. Consegui com um senhor que vendia esse doce na feirinha da rua onde eu morava. Aqui no Rio também vende nas praias, adicionando sempre o leite condensado que fica uma combinação perfeita.

Em outros estados, sei que é chamado de tapioca, mas independente do nome, esta é uma receita aprovadíssima.


INGREDIENTES:

500 g de tapioca
250 g de coco ralado fresco
7 copos (requeijão) de água
1 xícara de açúcar
1 pitada (colher de café) de sal

MODO DE FAZER:

Coloque a água para ferver com metade do
coco ralado. Enquanto isso, misture a tapioca, o açúcar e o sal. Assim que a água ferver, jogue em cima da tapioca e mexa até ficar um creme bem grosso. Passe para o pirex que você irá servir.  Cubra e reserve até esfriar. Depois de frio adicione a outra metade do coco para decorar.

DICA DA VOVÓ: Pode ser feito também com coco ralado de saquinho, eu quando uso esse tipo de côco, gosto de usar o úmido e adoçado para misturar na água e o coco em flocos para decorar.  Já fiz muitas vezes exatamente como está na receita e fica do jeitinho que comemos na praia, mas se quiser incrementar coloque metade dos copos de água de leite integral. Quando você estiver mexendo para finalizar esta receita, pode experimentar para ver se está bom de açúcar, isso é a seu gosto.

67 comentários:

  1. Adorei essa receita com tapioca, e é super fácil de fazer. beijinho e bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que o cuscuz que eu faço em casa, não fica com o mesmo sabor daquele que compro na rua. Esse é o segredo então, fazer com água.
      Bem que me disseram que o cuscuz da rua, não levava leite para evitar que azeda-se.
      Procurei muito por essa receita, e enfim achei.
      Muito obrigado Vovó Cristina, vou experimentar agora mesmo.
      Eu adoro cuscuz de tapioca, mas do vendido na rua. Acho muito mais gostoso.

      Excluir
  2. É verdade Suely....é muito fácil e rápida, meus filhos adoram.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha...e com coco, minha fruta tropical preferida...

    Tapioca, seria polvilho??? se for é doce ou azedo???

    fiquei curiosa pra provar...

    bjs e bom domingo...

    PS.: obrigada pela visita e pelo comentario...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Esse é outro tipo de tapioca é granulada. Não é a mesma que faz biju não.

      Excluir
  4. fiquei muito honrada com sua visita. Já tem tempo que ando pelo seu blog. Até já fiz os pãezinhos de queijo. Realmente são demais da conta de bom. agradeço a companhia.

    ResponderExcluir
  5. Anita, tapioca é uma iguaria brasileira, de origem indígena, é feita com o amido ou fécula extraído da mandioca. É também conhecida como polvilho, goma ou beiju, que ao ser aquecida coagula. Sendo que aqui temos para vender a própria tapioca, seria um polvilho granulado, não é o polvilho doce nem o azedo que fazemos pão de queijo. Caso tenha muito interesse, podemos estudar como mandar pra você. Obrigada pela sua visita.

    Welze, eu também ando faz tempo pelo seu blog, rsss....é que levei um tempinho para conhecer como funcionava essa comunicação através dos blogs, quer dizer ainda estou aprendendo, cada dia uma coisa nova, com certeza a presença de todos me deixa muito feliz e é um ensinamento diário.
    Conto sempre com vcs por aqui.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welze...onde quer que vc esteja sua postagem por aqui ficará pra sempre. Espero que vc já tenha entendido o caminho da evolução. Com carinho e admiração, Cris.

      Excluir
  6. Adorei essa receita pena que aqui não tenho para fazer!!!beijokas:**))um resto de bom domingo.))

    ResponderExcluir
  7. Olhando para a o seu cuscuz de tapioca, me deu uma vontade de testar a receita....
    Adoro coco ralado!
    E tapioca, nunca fiz....e adoro!
    Sempre compro eles prontinhos....
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Vovó, acabei de coloca-la entre os links la no blog... estou te seguindo tbem... ;)

    Quanto a tapioca, então aqui não tem... só temos polvihos doces ou azedos...pelo menos nunca vi, mas vou procurar, caso não encontre entro em contato sim...

    bjssss e obrigada pela atenção, por estar me seguindo, comentando e indicando meu blog... ;)

    ResponderExcluir
  9. Essa tapioca é realmente uma delícia,eu super recomendo.Parabéns pela receita. beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá vovó Cristina!
    Passeando pola blogosfera, encontrei seu blog e achei "uma delícia".
    Também sou adepta das receitinhas práticas, pois tenho o dia-a-dia muito corrido.
    Vou xperimentar sua receita do cuscuz de tapioca, meu marido é nordestino, com certeza vai amar!!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa isso deve ser divino! Adorei.

    ResponderExcluir
  12. Agora me pegou. Adooooooroooooo Cuscuz e de preferência regado e bem regado com leite condensado.
    Tem uns 12 ou 13 anos que fui no Rio de janeiro e que provei esta maravilha na Rua.
    Minha prima amada sempre fazia pra mim, mas a vida super ocupada das duas n tem deixado tempo pra ela fazer pra mim de novo.
    Amo, vou ter que fazer eu mesma.

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho uma receita que sempre faço, mas vou tentar seguir a sua, só colocando o adoçante de forno.
    Posso colocar sua receita e fazendo minhas alterações no blog annaviver(light) pode deixar que falo do seu blog(onde achei)
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Alexandre, não tem tapioca aí? Vamos providenciar!!!

    Fabiana, acho que as crianças vão gostar, os meus aqui amam.

    Anita, faz um tempinho que sigo vc e adoro seu blog! Volte sempre!

    Fátima, obrigada pela recomendação.

    Narriman receitas práticas é tudo né? Obrigada pela visita. Vou visitar vc!

    Fla, deve não, É DIVINO!!!Hehehe!

    Elisabete, vale a pena vc aprender, aqui no Rio chama cuscuz mas em outros estados é tapioca mesmo!

    Anna, com certeza pode sim, depois me conta!

    Obrigada a todos pelo carinho, desculpe a demora nas respostas, mas tem dias que não dá pra vir aqui. Bjs.

    Anna, claro que pode,

    ResponderExcluir
  15. Eu amo cuscuz e faço sempre por aqui já que eu acho faço pérolas de tapioca. E eu cresci comendo na praia, no Rio... mas minha mãe sempre fez em tempo de festa junina. O teu cuscuz ficou lindo e gostei de conhecer teu blog.

    Beijos,

    C.

    ResponderExcluir
  16. Olá vovó Cristina!Meu nome é Lívia tenho 30 anos e moro em São Paulo,sou carioca de Nova Friburgo,e tenho muitas saudades da época de infancia que eu comia esse cuscus na feira da casa da minha avó,no Rio na Tijuca. Fiquei com uma dúvida nessa receita.Que tapioca eu uso,a que vem no saquinho em bolinhas(que vc mostrou em uma outra postagem),ou a farinha de tapioca.Quero fazer nesse fim de semana!!
    Um beijão e obrigada!!!

    ResponderExcluir
  17. Lívia Mello de Souza6 de julho de 2011 às 14:03

    liviamello81@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. ola, hoje esta um tempinho bom para ficar em casa, e como não fui trabalhar,resolvi dar uma voltinha na net e vi a receita do seu cuscus...acabo de fazer que marravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  19. Vou fazer essa receita para os amigos saborearem amanhã, espero que aprovem. Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Acabei de fazer, simplesmente fantástico!
    Aqui em Salvador é vendido como cuscuz de tapioca em uns carrinhos na rua, vendem os pedaços com muito coco ralado e MUITO leite condensado.
    Perfeito! Obrigado Vovó Cristina! ^^

    ResponderExcluir
  21. Vovó Cristina, gostei muito do seu blog e suas receitas.

    Acabei caindo nele pois estou procurando uma receita de tapioca com o polvilho granulado, pra fazer aquela tapioca nordestina, dobradinha ao meio e com recheio, mas descobri que a tapioca deve ser feita com o polvilho doce ou azedo!!?? Eu nunca fiz nada com polvilho, então sou completamente ignorante quanto a isso.

    Bem, eu tenho 500 gramas do polvilho granulado, da marca Yoki, e ele é bem grosso, com uma pedrinhas maiores e outras menores. Cheguei até a hidratá-lo com um pouco de água, mas ficou meio "borrachudo" rsrs... Assim, gostaria de saber se posso usar esse tipo de polvilho pra fazer a sua receita de cuscuz de tapioca, e usá-lo assim mesmo, do jeito que está, ou seja, meio borrachudo. Ou vou ter que jogá-lo fora?

    Agradeço desde já se puder me dar um help.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celina,

      muito prazer em conhecê-la!
      Na realidade o ideal era você ter seguido os passos da receita, mas vamos tentar salvar esse borrachudo. Coloque a água(quantidade indicada nessa receita) para ferver com o açúcar e o sal, depois adicione a esse preparado que você já fez e tente ver se ele desembola, aí se der certo, você adiciona o côco ralado, tá?

      Depois me conta, se der tire foto se ficar gostoso. Beijos. Boa sorte....rsrsrs.

      Excluir
  22. Oi fiz seguindo a receita, mais o meu ficou muito duro, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da próxima vez, deixe de molho um pouco antes, eu nunca tive problema com a tapioca, acho que tive sorte, rsrsrs...mas quando tentar de novo me conta tá?

      Excluir
  23. a tapioca ficou dura seguindo passo a passo a receita as bolinhas ficaram duras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em geral, depende muiiiito da tapioca, da qualidade, enfim, se fizer novamente, use mais líquido e deixe mais tempo para que ela amoleça. Cada região do Brasil tem um tipo de tapioca, no Sudeste encontramos em grãos, aqui no Norte já se acha em flocos, goma, então temos que encontrar uma forma de conseguir fazer esta maravilha de qualquer forma pra que fique gostoso, né?

      Excluir
  24. claudioalbino22@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Aproveito para agradecer, fiz a receita e voltei para deixar registrado que ficou uma delicia!!
    ao contrario do que falam, o meu cuscuz ficou macio, maravilhoso, coloquei agua quente, leite de coco e deixei descansando numa refrataria com tampa, acho que isso ajudou a amolecer a tapioca. So coloquei o coco ralado apos o cuscuz ja estar firme e antes de ir pra geladeira.

    Se soubesse que era tao simples ja tinha feito antes, imagina que demorei mais de 30 anos pra aprender a fazer esta delicia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo! Pois é, desde que eu fiz esta receita pela primeira vez, sempre deu certo e olha que já tem mais de 22 anos.

      Obrigada pelo seu comentário positivo!
      Quando fizer de novo, envie fotos para o meu e-mail:
      blogdavovo@hotamil.com

      Terei o maior prazer em republicar.

      Beijinhos.

      Excluir
    2. Adoro cuscuz,e amei a receita vou fazer assim que der ,ja tenho ate a goma aqui em casa.meus parabens pela receita pelo carinho pelo qual trata a todos.abrçsss

      Excluir
    3. Eu moro em São Paulo há alguns anos e, assistindo a matéria do Fantástico desse domingo dia 6 de janeiro em que o tal 'chef-high-tech' antenado nas técnicas de laboratório de bioquímica/alimentos fica preparando coisinhas 'sofisticadas' a partir das nossas iguarias diárias (na minha opinião, como bioquímico, o quadro é apenas mais um nicho de pedantismo, diferente do que propõe o chef francês que começou com isso - há também um espanhol mas não recordo o nome nenhum deles)... ENFIM, mostraram algumas coisas típicas da praia carioca MAS DEIXARAM DE LADO O INIGUALÁVEL CUSCUZ DE TAPIOCA... Quando me lembrei que só a minha bisavó havia feito algo igual... e lá pelos anos 1970 não haviam ainda acrescentado o TOQUE FINAL do LEITE CONDENSADO... as minhas "lombrigas emocionais (os neurônios)" ficaram inquietas... sabendo da impossibilidade de achar um 'cuscuz' como o que conhecemos no Rio de Janeiro nessas terras paulistanas que só conhecem o cuscuz salgado... Mesmo assim, por impulso ao passar numa loja de produtos naturais na chamada 'zona cerealista' ao lado do Parque Dom Pedro, achei tapioca a venda e me lembrei do santo remédio da internet. FELIZMENTE o seu BLOG foi SALVADOR nisso... pois a receita funcionou muito bem... como usei coco ralado de pacote, acabei separando uma parte e testando ajuntar leite de coco já que o coco ralado industrializado tem parte da gordura removida no processamento. Não experimentei fazer com leite integral como você sugeriu mas a PLATÉIA aqui em casa apreciou mais a receita com "duplo-coco"... PARABÉNS PELO BLOG!

      Excluir
  26. Paulo HNA, adoro receber esse retorno,
    muito obrigada pelo comentário.

    Eu sempre procuro postar as receitas que experimento e aprovo.
    Como eu coleciono receitas faz muitos anos, ainda tem muita coisa pela frente.

    Acho que RECEITAS é um tema que não acaba nunca, pois cada um tem um jeitinho especial de fazer as coisas, não é mesmo? Adoraria que você tivesse tirado uma foto, se der, da próxima vez, faça isso e envie para o meu e-mail, pois terei o maior prazer em republicar essa receita: blogdavovo@hotmail.com

    Mais uma vez obrigada! Volte sempre, tem muitas receitas maravilhosas.
    Feliz Ano Novo!!!

    Até a próxima,
    Vovó Cristina.

    ResponderExcluir
  27. Ao último anônimo que postou que já comprou a goma, eu não sei se com goma ficará bom, tá? Porque eu sempre fiz com tapioca em grãos. Mas depois me conta, tá?

    ResponderExcluir
  28. amo cuscuz de tapioca em porto seguro eles vendem num carrinho pela praia com leite condensado eu nao perdia um! kkkkkk delícia

    ResponderExcluir
  29. Oi Vovó td bem?Estava mesmo a procura de uma receita de cuscuz.E quando encontrei a sua receita,senti que era a verdadeira a qual eu estava procurando há muito tempo.Vou fazer para o domingo.Beijos Vovó e obrigada pela receita.E um final de semana abençoado para a senhora e sua família.

    ResponderExcluir
  30. Gostei da receita, mas só tenho a dizer que o acento no o fica côco que já tá errado e na verdade se escreve assim: coco !
    Vc que escreveu essa receita muita ATENÇÃO na hora da escrita !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VocÊ é ridícula!

      Quem aqui está discutindo ortografia minha filha?

      Se você é professora vai dar aula pros seus alunos.

      Chata!

      Excluir
    2. Meninas...já consertei o acento e pronto, não precisam brigar....rsss.

      Excluir
  31. Posso fazer com leite???*

    ResponderExcluir
  32. Estive por muito tempo procurando o "pulo-do-gato" dessa iguaria, e aqui o encontrei...
    A receita é ótima. Eu trago uma referência de infância de um cuscuz maravilhoso que era vendido na porta de casa.
    O "pulo" é a ÁGUA no preparo.
    Com leite de vaca ou de leite de coco o sabor destes se sobrepõem ao sabor da tapioca, perdendo aquela sonhada referencia gustativa.
    Invariavelmente todos que conheço sempre usam leite, acreditando erroneamente que com água ficaria sem graça.
    Parti para a receita, incrementando um pouquinho na tentativa de alcançar aquele sonhado sabor da infância...
    Lembro-me que era sua textura era aglutinada mas nunca compacta, jamais um bloco de corte ou algo assim. Tinha uma certa cremosidade.
    Lembro também que possuia algumas granulações dispersas na massa, que a tornavam mais interessante.
    Havia também muito coco, com pedaços alternando em tamanho e formato do corte.
    Então...
    Penerei a tapioca, apenas para dispensar aquele pó mais fininho, afim de nao aglutinar muito.
    Repus o volume retirado com a introdução de uma pequena parcela de Sagú à mistura, amolecendo-os um pouquinho antes para garantir homogeneidade de maciez.
    Aproveitei a água dos cocos, inclusive a "carne" de um coco verde que também incorporei à receita.
    Mantive a manipulação durante todo o processo de hidratação, garantindo assim que a massa não aglutinasse.
    Acertei o sal no finalzinho, usando um pouco do coco reservado para a cobertura.
    Olha... Ficou perfeito!!! Macio, cremoso e muiiiito saboroso.
    Parabéns pelo Post e em nome de todos que se beneficiaram, nosso muito obrigado.
    Alexandre- RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua participação Alexandre! Fico muito feliz por ter ajudado.
      Boa semana pra vc e sua família! Se fizer novamente e quiser tirar foto, envie para:
      blogdavovo@hotmail.com
      Terei o maior prazer em republicar esta receita com suas dicas.
      Att.
      Vovó Cristina

      Excluir
  33. Oi Vovó Cristina,tudo bem com a senhora?Como eu já havia dito na sua página anteriormente em 05/07/2013,eu estava de fato a procura da receita do cuscuz perfeito.E achei a sua receita é perfeita.Agradeço porque toda vez que eu faço é um sucesso.Bjos

    ResponderExcluir
  34. Fiz o cuscuz e ficou muito bom. Obrigada pela receita maravilhosa. Abracos.

    ResponderExcluir
  35. Adorei esta receita. Tenho feito sempre e a impressão é que cada vez fica melhor. Obrigada.

    ResponderExcluir
  36. AMEI ESSA RECEITA VOVÓ!
    ESTÁ DE PARABÉNS, NOTA 10.
    BJOS E QUE DEUS TE ABENÇOE CADA DIA++

    ResponderExcluir
  37. adorei valeu pela receita

    ResponderExcluir
  38. ficou duro na primeira vez. mas depois aprendi a fazer direito. ficou uma delíciaaaaaaa! Visite: Morena Moreira Oficial http://www.morenamoreiraoficial.blogspot.com bom dia. ;)

    ResponderExcluir
  39. Caramba!!! Minha mãe é alucinada por esse cuscuz..fiz a receita e ela amou!!!! Aliás..não foi só ela q aprovou!!! Não sobrou nadinha!!!!! O pessoal não deixou nada pra contar história... Separei um pouco em 2 potes pequenos(tipo tacinha) e também ficou ótimo! :) SUCULENTO!!!!!!!
    Patrícia (RJ)

    ResponderExcluir
  40. vou fazer espero que de certo

    ResponderExcluir
  41. Fiz a receita, mas ficaram vários pedaços empelotados, apesar de eu ter mexido bastante. Onde eu errei?

    ResponderExcluir
  42. Muito agradecida a Deus por ter dado sabedoria ao homem pra inventar s tecnologia,pois através dela pude encontrar o seu blog,e arrasar nesta maravilhosa ,fácil e linda.Parabéns ameiiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, que bom que vc gostou! Manda a foto por email! blogdavovo@hotmail.com
      Vc já baixou meu aplicativo?

      Excluir
  43. Queridas e queridos, muito obrigada pelo carinho, fico feliz quando dá tudo certo.
    Qualquer dúvida estou por aqui, agora mais feliz ainda com aplicativo ANDROID:
    Receitas da Vovó Cristina.

    ResponderExcluir
  44. Pára tudo!!! Esqueçam tudo de cuzcuz!!! Esta é a receita perfeita. Não tem leite, nem leite de coco, nada. O negócio é a água. Além de macio o cuzcuz fica clarinho, perfeito. Tudo de bom !!!!

    ResponderExcluir
  45. Minha filha tem alergia a leite, então vou poder fazer a sua. Obg pela receitinha!
    :)

    ResponderExcluir
  46. Gostaria de saber, um copo de requeijão equivale a quantos Ml de água. Obrigada pela receita

    ResponderExcluir
  47. Alguém já fez essa receita com a goma? Não consegui encontrar a tapioca granulada.

    ResponderExcluir
  48. Alguém já fez essa receita com a goma? Não consegui encontrar a tapioca granulada.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...