vovocristina.com.br

domingo, 20 de março de 2011

GRANDES E PEQUENAS GAFES A SEREM EVITADAS À MESA

Cotovelos em cima da mesa? Sabemos que não faz parte da etiqueta, entre outras situações que podem comprometer o primeiro encontro, então vamos conferir algumas dicas? Veja o que diz o site Livro de Receitas:




– cruzar os talheres, depois de terminada a refeição, em vez de colocar garfo e faca em posição paralela.

– tomar vinho ou água, sem passar o guardanapo nos lábios, deixando a marca de gordura nas bordas do copo.

– sentar-se e fincar os dois cotovelos sobre a mesa.

– balançar-se na cadeira (que acabará por quebrar-se).

– atirar os caroços de frutas diretamente da boca no prato, sem fazê-la por intermédio do mão entreaberta.

– limpar (em casa onde for convidado) os talheres e os copos no guardanapo.

– amarrar o guardanapo em torno do pescoço.

– limpar os lábios ou os dedos, na toalha da mesa, em vez de o fazer no guardanapo.

– usar a faca para levar o alimento à boca.

– sorver e fazer barulho ao tomar a sopa.

– fazer da xícara de café ou do pires cinzeiro, após o jantar.

– falar com a boca cheia, pois é feio e a maneira mais certa de atirar perdigotos.

– falar o tempo todo, sem dar aos outros oportunidade de também dizer o que pensam.

– empurrar a comida com o dedo em cima do garfo; para isso, um naco de pão é o aconselhado.

– permitir que seu copo de vinho seja cheio e deixá-la quase intato.

– gesticular com qualquer dos talheres seguros na mão.

– virar o prato de sopa para aproveitar a última gota.

– evitar o quanto possível recusar um prato qualquer; não é necessário aceitá-lo com abundância, mas uma porção pequena é recomendável.

– cutucar o vizinho ou a vizinha com o dedo para que preste atenção no que se vai dizer.

– assoprar a sopa, quando estiver quente, quando o correto é esperar que ela esfrie.

– limpar a mesa das migalhas de pão com a mão. devendo esperar que o copeiro o faça com a vassourinha especial.

– empurrar o prato para longe, depois de ter comido o que havia nele.

– ao levantar-se da mesa, deixar que o guardanapo escorregue e vá ao chão, ou fazer dele uma trouxa; dobre-o rápidamente e deixe-o em frente, sobre a toalha.

– ocupar-se, durante a refeição, unicamente com uma vizinha, lembrando-se de que elas são duas. Procure entreter a que estiver menos solicitada pelo vizinho do outro lado dela.

– se a dona de casa ou uma de suas vizinhas levantar durante a refeição, faça o mesmo, é uma atenção que se deve seguir à risca.

– usar o palito somente quando for indispensável e com toda a discreção; fazê-to rápidamente e nunca deixá-la dependurado no canto da boca.

– acenda o cigarro somente depois de servidos os pratos salgados e sempre pedindo licença às senhoras que estão a seu lado. Cuidado com a direção da fumaça.

– deixe o cachimbo – caso o leitor o fume – para sua casa ou quando houver bastante ar para que a fumaça não incomode. Cuidado com a qualidade do tabaco.

– nunca se levante da mesa, antes que a dona (ou dono da casa, na falta dela), faça o sinal de que a refeição está terminada.
 Fonte: livrodereceitas.com

6 comentários:

  1. Puxa vovó, tem coisas aí imperdoáveis de serem feitas, espero que eu nunca tenha cometido nenhuma destas gafes.
    Bjs e Bom Fim de Domingo

    ResponderExcluir
  2. São ótimas dicas minha querida, temos que ficar atentos,pra nunca fazer feio, rsrs.
    Eu fiz a receita, meu esposo amou eu também, o molho branco é uma delícia e dar um sabor no prato.
    Valeu!
    Bjs,
    Andréa...

    ResponderExcluir
  3. Olá vovó, adorei as dicas e a sua visitinha obrigada.
    Aproveito a oportunidade para te convidar a participar do meu sorteio para o dia das mães.....

    http://belapinturas.blogspot.com/2011/03/meu-sorteio-para-o-dia-das-maes.html

    bjs e luz

    ResponderExcluir
  4. Oi Vovó, obrigada pela visita, escuta fiquei super preocupada com as gafes aqui postadas, cansei de colocar os cotovelos na mesa, mas foi em festas de familia sera que fiz feio? kkkkk
    Espero que não. Adorei as dicas, tem algumas que são imperdoáveis...Mas muito informativo...bjis boa semana

    ResponderExcluir
  5. Pois pra vc ver vovó... tudo é uma questão de educação!
    PS:Agora...vem cá... tomar uma sopinha quentinha e gostosinha no inverno... não dá uma vontade de fazer aquele barulhinho?? Ah...isso dá!!hahaha beijkas

    ResponderExcluir
  6. Oi Vovó boa noite!Parabéns ao dicas são ótimas.
    Agora vamos falar francamente quem munca cometeu ao menos uma dessas gafes que atire a 1 pedra,rsrsrsrsrsrs. No meu caso já foram muitas,mas olha está postagem me fez voltar ao tempo e lembrar da 1 vez que fui a uma pizzaria, a minha gafe foi terminar de comer a pizza e sair retirando os pratos de todos que me acompanhavam,depois minha prima me disse que não tinhamos que fazer isso quando estamos fora de casa.Todos riram de mim, e eu fiquei super sem graça.
    Um ótima semana pra senhora e seus familiares.
    Beijoss da Pri.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...