vovocristina.com.br

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SEMANA DO DESCARTE CORRETO

Vovó Cristina e Adonai Vásquez

Eu sou fã deste projeto e estamos juntos nesta campanha:

SEMANA DO DESCARTE CORRETO – 05 A 09 DE DEZEMBRO
LIXO OU MATÉRIA PRIMA?
- Está em suas mãos a resposta.
Segundo os pesquisadores James Shaffer e Holden O’Nill da Califórnia, nos últimos anos a humanidade produziu mais lixo do que em toda a história evolutiva do Planeta e a Organização das Nações Unidas (ONU) informa, em documento oficial aos países membros, com dados estatísticos confirmados por pesquisas de campo: “... a cada ano são gerados, no mundo, 50 milhões de toneladas de lixo tecnológico”.
Para muitos, isso não significa nada. Para pessoas como você e os idealizadores do DESCARTE CORRETO estes números chegam a assustar.
A corrida tecnológica arrastou a todos para um conforto, praticidade, velocidade e possibilidades que se tornou quase impossível agitar uma bandeira quadriculada. Não dá para brecar a corrida, mas é possível aumentar os índices de segurança e confiabilidade baixando os riscos de acidentes ou mesmo evitando a morte dos corredores e do próprio público aficionado. Como?
Há alguns anos, Alessandro Dinelli, Presidente do CDI Amazônia (ONG voltada para a inclusão digital na Amazônia) em uma de suas palestras alertava educadores e alunos das EIC’s (Escolas de Informática e Cidadania mantidas pela ONG citada) para o descaso que ele observava com o lixo tecnológico que se formava ano a ano sem nenhuma demonstração de preocupação das autoridades com o problema. Contudo, se havia um problema alguém teria que encontrar a solução.
Foi a partir deste questionamento que nasceu a DESCARTE CORRETO.
DESCARTE CORRETO é uma Empresa Social especializada na gestão de resíduos tecnológicos, com inovador projeto que vem ao encontro às alternativas avançadas do segundo e terceiro setor para a coleta, reciclagem e destinação correta do lixo tecnológico. A Descarte Correto, implementa esse conceito, mobilizando pessoas, comunidades, empresas e governos, cujo objetivo é promover ações, eventos, fóruns, seminários, criar pontos de coleta, prestar serviços e desenvolver soluções inovadoras para a destinação socioambiental correta do lixo tecnológico. Fazemos a separação de todos os componentes, os não reutilizados, encaminhamos para empresas recicladoras que trabalham especificamente com cada um deles. Qualquer pessoa e empresa podem vir até a sede ou aos pontos de coleta e descartar seus computadores, celulares, hds, placas, etc.
Localizada na Amazônia (em Manaus), onde também atua com programas de cursos profissionalizantes para jovens em paralelo ao recondicionamento dos equipamentos. Na prática, os equipamentos são desmontados e seus componentes informáticos, se encontrados em bom estado, são descaracterizados e transformados em computadores pessoais, ou seja, de 40/30 formamos 10, dando vida a esses equipamentos que antes eram vistos como obsoletos, com isso, implantamos centros de inclusão digital e contribuímos para não agressão ao meio ambiente.
No final da década de 90, o Brasil ganhou destaque como um dos maiores mercados consumidores de eletro-eletrônicos e os números comprovam: Até 2009, mais de 25 milhões de computadores já haviam sido comercializados, 14 milhões de televisores e mais de 25 milhões de novos celulares, já estão no mercado, a estes um dado se impõe: o país possui, segundo o IBGE, 193,6 milhões de brasileiros que atualmente usam 194,4 milhões de linhas, pelos dados da ANATEL.
Assim estaremos realizando a SEMANA do DESCARTE CORRETO.



*RECEBEMOS: todo equipamento tecnológico em funcionamento, com defeito, obsoleto ou sem uso, são materiais como: computadores, notebooks, netbooks, celulares, hds, placa mãe, placa de rede, placa de som, placa de video, fonte, mouse, teclado, switter, no-breaks, estabilizador, central de telefone, PABX, monitores e outros similares.



3 comentários:

  1. Olá Cristina,

    Com certeza Matéria Prima e com algo mais, Preservando a Natureza...
    Projetos como este devem ser ampliados cada vez mais, se cada um fizer a sua parte quem sabe num período pequeno possamos comemorar!!!

    Fica Bem!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  2. Nossa ...

    essa Moça ai da foto é Vovó Cristina?
    rs

    que linda

    BJs

    ResponderExcluir
  3. É Miriam essa proposta deverá se estender pelo Brasil todo, assim eu espero, eu acho o máximo este projeto.

    Mila, rsrsrs...obrigada pelo carinho.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...