vovocristina.com.br

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

TAPIOCA SIMPLES COM MANTEIGA


Bom dia! Você conhece tapioca? Antes de vir morar em Manaus, por mais incrível que pareça, nunca tinha comido tapioca,  não é um hábito carioca. Até temos alguns pontos no Rio de Janeiro com barracas a caráter com lindas baianas servindo esta iguaria, mas eu não saberia há dois anos falar nada sobre isso.

Hoje, sempre procuro ter a tapioca já umedecida e pronta para ser preparada na minha geladeira. Aqui em Manaus, nas feiras públicas, tem barracas que já vendem a farinha já misturada com castanhas. 
É muito interessante pois é um alimento que te sustenta por muito tempo.

Você pode fazê-la doce: banana com leite condensado, morango com chocolate, chocolate com banana, côco com doce de leite, enfim, só deixar fluir sua criatividade ou atender seus desejos.

Para tomar àquele lanche da tarde, minha sobrinha de coração, a Lene,  me apresentou a que se tornou a minha preferida que é a tapioca com castanha e queijo coalho, mas para o café da manhã, meu marido e eu, preferimos a tapioca com manteiga, digamos de passagem que se você escolher uma deliciosa manteiga, sua tapioca fica muito melhor. Temos usado a Manteiga Mococa, é uma delícia!

Primeiro é interessante peneirar toda a farinha da tapioca para que fique toda soltinha. Em seguida aqueça a frigideira, escolha sua medida ideal de acordo com o tamanho da frigideira, eu adotei utilizar uma forma de empada cheia para que ela fique fininha, como diz uma amiga, a minha tapioca tem acabamento de renda. 

Assim que você colocar a farinha de tapioca na frigideira aquecida, você vai perceber que ela coagula e vira tipo uma panqueca ou crepe. É importante já deixar tudo perto pois é rapidíssimo:


Então deixo ao lado a farinha de tapioca já peneirada, uma escumadeira para ajudar a virá-la, eu ainda não tenho àquela habilidade de jogar pra cima, tipo chef, então... melhor não arriscar. Eu meço a farinha com uma forminha de empada ou uma conha para jogar na frigideira, um garfo para espalhar por igual a farinha, para que ela fique toda por igual. Você pode dar uma ligeira mexidinha na frigideira.para que toda a tapioca se una mais rápido. Esse passo-a-passo aqui é pra amador, tá gente? Em geral, nas barracas espalhadas pela cidade você observa a praticidade que as vendedoras fazem...uma aula prática de tirar o chapéu, rsrsrsrs. Assim que ela estiver tipo uma panqueca, salpique sal , vire e depois desvire de novo para passar um pouquinho de manteiga nela toda, mas é bem pouco, pra não ficar toda oleosa, retire do fogo e enrole. Tem pessoas que preferem fazer todas pra depois passar manteiga, mas como adoro as minha bem fininhas, eu passo a manteiga na hora que estou fazendo cada uma e assim que retiro da frigideira, enrolo e vou acondicionando no próprio pratinho que vou servir. 


Que tal essa tapioquinha com café com leite?
Observe as pontinhas rendadas da tapioca, 
super crocante e uma delícia! Hummmm...

Essas aqui, reservei para você!


37 comentários:

  1. Esta tapioca com manteiga me fez lembrar o meu avô, era o café de todas as manhãs para ele.
    Por coincidência ontem fiz sua receita de mingau de tapioca e ficou uma delícia. Obrigada por compartilhar estas receitas tão saborosas.
    Um beijo e ótima quarta feira

    ResponderExcluir
  2. Olá vovó, saudades suas tbm.
    Sabe que eu tbm não conhecia a Tapioca, até ganhar o sorteio Dubon aqui?
    Vou tentar fazer esta receita com manteiga, fiquei com muita vontade de experimentar.
    Bjs e Boa Tarde

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga, aqui em Minas tbm não temos hábito de comer tapioca não, mas eu adoro, e faço as minhas com polvilho doce colocado de molho mesmo, e costuma dar certo!

    Quanto à tapioca com castanha nunca vi na vida, que interessante hein?

    As suas tapioquinhas com manteiga estão mesmo uma delícia!!!

    Bjos e boa tarde!

    ResponderExcluir
  4. Meu marido e eu adoramos tapioca, mas por aqui não é fácil encontrar a farinha.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erica vc conhece polvilho doce???? O que chamam de tapiica nesse modismo, nao é nada menos do que polvilho dice molhado na devida proporçao... Ou seja: Para duas xicaras de pilvilho doce vc coloca 9 colheres se sopa de agua, misture bem... O ponto é qdo vc pega um punhado, aperta e ela solta da mao... Ai é só peneirar em cim da frigideira quente e esperar a beiradinha do disco levantar um pouco para pegar e virar... Se nao virar fica com uma certa crocancia... É só rechear e degustar...

      Excluir
  5. OLÁ QUERIDA CRISTINA!
    A MINHA MÃE FAZ TAPIOCA ASSIM BEM SIMPLES COM MANTEIGA EU ADORO,COM UM CAFEZINHO QUENTINHO É BOM DEMAIS!!

    AQUELE CASAL DE VELHINHOS DE PAPAI E MAMÃE NOEL ESTÃO UNS MIMOS,ANTES DE VER A SUA FOTO EU PENSAVA QUE VC FOSSE ASSIM,VELHINHA,RSRS. MAS QUANDO VI AS FOTOS VI UMA MULHER LINDA E NOVA. APESAR QUE AS PESSOAS IDOSAS SÃO LINDAS COM SEUS CABELOS BRANCOS E TEM MUITA EXPERIÊNCIA DE VIDA PRA NOS ENSINAR, QUEM SABE UM DIA EU ALCANCE CHEGAR LÁ.
    BEIJÃO.....

    ResponderExcluir
  6. Sonia, é tão bom recordar, né?
    Que bom que o mingau ficou bom, eu adooooro mingau! Rsrsrs. Bjs.

    Vice, essa tapioca que você ganhou da Dubom é de bolinhas e não dá pra fazer essa tapioca na frigideira não amiga. É engraçado pq como não temos esses hábitos aí no sudeste, ficamos mesmo perdidas, né amiga? Me escreve:
    blogdavovo@hotmail.com Te mandarei algumas receitas pra vc fazer com essas "bolinhas'...beijos.

    Re, que legal, é uma ótima alternativa, né? Olha menina, essa tapioca com castanha é um show, qualquer dia eu compro e mostro pra vocês, bjs.

    Érica, de verdade eu só estou vendo essa fartura de tapioca por aqui mesmo, é uma iguaria muito utilizada pelos índios. Eu amo!Bjs.

    Manuuu...qto tempo, bjs.

    Joana, eu tb amo!

    Andréa, eu tb adoro essa tapioquinha bem simples, quanto aos velhinhos, eu os adotei antes mesmo de ter o blog, eles tem até chapeuzinho, vc viu? Rsrsrs...obrigada pelo carinho, bjs.

    ResponderExcluir
  7. eu nao conheço mas deve ser muito bom adorava provar talvez um dia gostei como ficou beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Cristina, aqui em Fortaleza tem tapiocas maravilhosas, inclusive um lugar chamado Centro das Tapioqueiras, em que há váriasssss barracas soh de tapiocas, acredita? delíciaaaaaaa, vc me fez babar, ainda mais com a tradicional tapioca com manteiga bem quentinha, e tomando com café com leite, e dando umas meladinhas no café....hummmmm...to babando! hehehe

    ResponderExcluir
  9. Adoro tapioca Vovó Cristina, aqui em São Paulo é comum, tem vários pontos de vendas por aqui, mas o gostoso é fazer em casa. Essa sua com manteiguinha nossa tá um show. Amei..beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá!!Vovó
    Isso é uma delícia!Eu nunca tentei fazer,mas adoro ela recheada.Aqui em Caxias onde moro tem uma feira que tem tudo do nordeste e já vende a massa só para peneirar também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Isa ...o único problema é que depois que conhecemos fica difícil não comer mais...é muito interessante como passa a fazer parte de nossos hábitos. Bjs.

    Sara, claro que acredito, qq dia vou aí com vc, hein? Rsrsrs...bjs.

    Josy, as recheadas são boas mesmo mas essa com manteiguinha feita em casa, é show mesmo...bjs.

    Rosana é mais fácil do que podemos imaginar quando encontramos a goma prontinha para o consumo...bjs.

    Obrigada pelo carinho de todas, fico muito feliz em receber visitas, bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi Vovó Cristina! Eu amo tapioca e como praticamente todos os dias, eu aprendi fazer com o polvilho doce, então sempre tenho a farinha já preparadinha na geladeira. Quando morei em Manaus, eu via sempre os vendedores fazendo nos corredores dos ônibus.
    E eu gosto mesmo é assim com uma deliciosa manteiguinha e nada mais.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  13. Olá Cristina,

    Minha visita rendeu uma aula, já comi muita tapioca, mas fazer ainda não tinha pensado, agora depois desta maravilhosa aula vou tentar, quando fizer te digo, ok???
    Agradeço a especial que você me ofereceu está divina!!!

    Feliz Tarde!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  14. Tapioca,como a Sõnia, me fez lembrar de meu velho Pai, que Nosso Senhor levou para o lado Dele.Adorava Tapioca, não podia flatar no café da manhã, e simples assim só com manteiga da boa por cima.

    Beijooos e cheiroos Vovó

    ResponderExcluir
  15. Cris, aqui em casa sempre tem tapioca e desde pequena eu como. Minha mãe é de Belem, então essa iguaria deliciosa sempre fez parte da nossa vida aqui!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Ola! Vovó Cristina.
    Adoro Tapioca e adorei sua postagem que ate coloquei no meu blog.
    Minha filha faz Tapioca melhor que eu...rsrs.
    Tenho uma amiga que faz a tapioca e ainda vira ela da panela como pizzaiolo....rsrs, quando eu morava na Paraíba, sempre a tarde faziamos tapioca com um cafezinho...Huuuummm!

    Adoro suas sugestões.

    ResponderExcluir
  17. vovo a senhora naum sabe fazer doce de tapioca qr aprende

    ResponderExcluir
  18. Olá vovó Cristina, sou da Bahia mas estou morando nos EUA. Já fiz um comentário aqui no seu blog a um tempinho atrás !! E hoje resolvir dar uma espiadinha aqui no seu blog, que por sinal gosto muito.
    Eu amo muito tapioca, e como aqui nos EUA não tem a goma,como chamamos na bahia que é a farinha da tapioca. Então eu ficava com uma saudade danada de comer tapioca e acabei descobrindo que com o polvilho doce também posso fazer as minhas deliciosas tapiocas. Só tenho que molhar aos pouquinhos e deixar no ponto da goma. Fica igualzinho ! Uma delicia !
    Beijinhos :)
    http://aprendendoe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Poxa vovozinha que saudade. Estou morando na Italia e por aqui não se encontra tapioca. Gostaria muitu mesmo uma gostosa tapioquinha ou um caboquinho...

    ResponderExcluir
  20. Poxa vovozinha que saudade. Estou morando na Italia e por aqui não se encontra tapioca. Gostaria muitu mesmo uma gostosa tapioquinha ou um caboquinho...

    ResponderExcluir
  21. Vou experimentar! Adoro farinha de mandioca, com certeza vou gostar da Tapioca!

    ResponderExcluir
  22. Tô sozinha em casa e só tem tapioca na geladeira :c Mas agora sei fazer! Obggg!!!

    ResponderExcluir
  23. Receitas com tapioca são muito gostosas e saudáveis, eu mesma adoro de paixão bolo de tapioca !

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...