vovocristina.com.br

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

TORTA DE ESPINAFRE

A PREFERIDA DA ALBA REGINA




Essa delícia de torta eu acabo de receber 
por e-mail. Olha que tentação!

Quero dividir aqui com vocês essa maravilha, 
agradecendo à Alba esse carinho de fotografar e enviar essa receita para compartilhar com vocês!

Hummm...que vontade que dá de comer
 um pedacinho, não é?


Massa

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de maizena
1 ovo ligeiramente batido
150 g de margarina gelada e picada
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de fermento em pó
4 colheres de leite gelado

MODO DE FAZER:

Coloque numa vasilha a farinha, a maizena, o  sal, o fermento e a  margarina. Misture tudo até formar uma farofa. Junte os os ovos, o leite e coloque nessa farofa e misture bem até formar uma massa homogênea. Embrulhe em um saco plástico e leve a geladeira por 20 minutos . Retire da geladeira abra a massa e forre na forma desmontavél. Fure com um  garfo e leve para assar por 10 min em forno baixo. Retire do forno e coloque o recheio. Leve novamente para assar, mais ou menos 25 minutos, fique observando, o ideal é o forno com a temperatura de 180º.

Recheio

2 maços de espinafre, lavados, cortados
e refogados com alho e cebola picadinha ou seu tempero pronto predileto.

Creme

2 colheres de margarina
3 colheres de farinha de trigo
2 xícara de leite
1 tablete de caldo de galinha
3 ovos ( claras e gemas separadas)
1 pitada de sal (opcional)
1 colher de fermento em pó
queijo parmesão para polvilhar

Modo de Fazer:

Dissolva a farinha no leite, adicione as gemas batidas levemente, a margarina, o caldo de galinha e o sal a gosto. Deixe esfriar. Adicione o espinafre refogado.
Batas as claras em neve e  por último, coloque o fermento em pó, junte ao creme.
Coloque em cima da massa assada.
Polvilhe o queijo. Leve para assar.

22 comentários:

  1. Gosto bastante deste tipo de tartes.Deve estar uma delicia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a aparência dessa torta é muito apetitosa!
    Ah, também gostei do arroz criativo do post abaixo.

    Bj.

    ResponderExcluir
  3. Dá vontade mesmo de comer um pedaço, parece estar muito boa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, adoro esse tipo de torta, pela aparência imagino como deve ter ficado ótima. Bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oláaaa :D
    Obrigada pela visita... aqui estou eu para retribuir e fazer-me seguidora :D
    Gostei do seu cantinho!
    Hum... essas tortas como voçes dizem aí são uma tentação :D
    Beijinhos doces**

    ResponderExcluir
  6. Oi Vó!!:)
    Eu gosto purdimais de torta de espinafre...e essa massa com maizena, hein?! Deve ficar levinha...sua cumadi Alba entende das côiss, né?!
    Um bejim no seu coração!
    da Vinni

    ResponderExcluir
  7. Às vezes fico sem ideia do que fazer com espinafre. Ontem mesmo, não sabia o que fazer, aí fiz bolinhos mais uma vez.
    Vejo que além desta torta, vc tem outras receitas com espinafre aqui no blog que parecem deliciosas, né?
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  8. Olá Vovó Cristina :)
    Que linda ficou a torta! Deve ficar bem fofinha e deliciosa! Tem um ar festivo e tudo com esse verdinho a espreitar!
    beijinho.

    ResponderExcluir
  9. Olha uma tarte do genero que gosto muito.
    Muito obrigado pelo carinho.
    bjssss

    ResponderExcluir
  10. com um aspecto delicioso!deve ter ficado um pitéu!jinhos

    ResponderExcluir
  11. ÔBAAAAAAAA VOU ANOTAR ESSA RECEITINHA MUITO BOA!
    BJIM

    ResponderExcluir
  12. epáááá´uma receitinha mesmo muito deliciosa, adorei minha querida:))

    beijinhos doces:))

    ResponderExcluir
  13. Oi Cristina,
    Muito obrigada por tua visita e comentário.
    Vim retribuir e de cara me deparo com uma torta de espinafre...
    lambi os beiços!
    Vou passear + por aqui.
    Bj♥

    ResponderExcluir
  14. Que apetitosa!
    Me aguça o paladar.

    Tenha um lindo final de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Ai menina eu gosto tanto de espinafre! Adorei essa receita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Hummmm.... como adoro couve manteiga, vou deixar o espinafre de lado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Hummmm...nham nhan nhan!!! Que delícia!!! Meu deu água na boca, de verdade....

    Obrigada pelo recadinho de níver!! =)
    Beijokss

    ResponderExcluir
  18. Maravilhosa torta, dá pra ver daqui!
    Obrigada por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  19. OI VO QUEM ME DERA PODER TER UMA VO ASSIM,E AINDA QUE SABE COZINHAR,EU ACHO QUE TODA CRIANÇA DEVIA TER A VÓ ACHO NECESSÁRIO COMO MÃE,É IMPORTANTE COM PONTO DE REFERENCIA ETC... INFELISMENTE NÃO TEM MAIS E NEM MEUS FILHOS.OBRIGADA.EMILIA

    ResponderExcluir
  20. Olá Cristina!
    Passei para agradecer sua visita a meu blog.
    Eu já sou sua seguidora há um tempinho,gosto mto de suas receitas.
    Uma boa noite e ótimo domingo.


    Ana.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...