vovocristina.com.br

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

VOVÓ CRISTINA NO DIÁRIO DO AMAZONAS



Este é o caderno cultural que saiu ontem no Diário do Amazonas. Fiquei super feliz! Obrigada a todos da equipe que produziram a matéria e obrigada pela divulgação. Em Manaus minhas visitações de páginas visitadas passou de 400.000 para quase 1 milhão de visitas em menos de um ano, desde que fiz a primeira entrevista para a Rede Amazonas e com a parceria do Programa Boa Tarde Mulher, no canal Amazon Sat no quadro Hora da Receita, onde quase toda terça-feira eles divulgam uma receita do blog.

Agora irei transcrever toda a matéria a pedidos de alguns amigos, familiares e blogueiras de outros estados e países que não tem acesso a este material.



Cristina Palma é a nova sensação na internet. Em seu blog recebe visitas do Brasil e do mundo.
TEXTO Fabiane Morais
FOTOS Jair Araújo
MANAUS

Quem abre a primeira vez o blog da Vovó Cristina e vê aquele fofo casal de idosos, ao lado direito da página, imagina que Cristina Palma, é uma idosa com muitos netos, que tem como hobby fazer suas receitas para quem pedir. Mas, não é bem isso, Cristina é uma animada carioca da gema, que conheceu o marido amazonense no Rio de Janeiro e decidiu casar-se com ele em território baré. Ela é formada em administração  e já atuou como astróloga. Em 2009, decidiu que iria lançar-se no mundo virtual como blogueira. Porém, a dúvida era se compartilhava com os internautas suas centenas de receitas, ou seus conhecimentos astrológicos. Por ter uma afinidade desde a juventude com suas experiências na cozinha, Cristina optou pelo blog de culinária, e deu certo! Cerca de 1500 a 2000 pessoas acessam diariamente o "Blog da Vovó". Feliz, a cozinheira de mão cheia conta com orgulho que está perto de completar 1 milhão de visitas, em três anos de existência da página.

Patrocínios

A carioca de coração manauense recebe centenas de mensagens diariamente em sua página. O sucesso foi tão longe, que chegou também na classe empresarial de alimentos. Atualmente, a culinarista tem parceria com  quatro empresas famosas nacionalmente, e uma regional, que fornecem mensalmente a ela produtos para a elaboração de suas receitas. E, para retribuir o carinho dos fãs e agradecer o apoio das fábricas de alimentos, Cristina realiza para seus seguidores sorteios de produtos que seus patrocinadores enviam a ela mensalmente. 

Sucesso
Ela coleciona receitas desde os 9 anos de idade e tem em seu repertório um cardápio bem variado. Para os amantes de carne, Cristina prepara uma deliciosa maminha na pressão, para quem deseja agregar saúde aos seus pratos, ela recomenda a macarronada de salsicha e proteína de soja. Mas, se você é daqueles que não resistem a um doce, ela tem em seu arsenal a receita de mingau de aveia que é o recordista de clicks, seguido pelo Bolo de Tapioca e pelo Mosaico de Gelatina.
Além de colocar todas as suas receitas no Blog, Cristina ainda está conectada com seus fãs por meio do Facebook e twitter, ferramentas que ela usa para trocar ideias, falar das receitas, dar dicas de produtos e adicionar os admiradores da boa culinária. O blog é tão conhecido, que recebe visita de pessoas de todos os Estados do Brasil e até do exterior. Dentre os países que mais visitam a vovó, está Portugal, Estados Unidos, Romênia, Itália, França, Canadá, Japão, Suíça e Espanha. "Existem mensagens que não consigo responder, pois não compreendo o idioma que escrevem", disse Palma. A carioca lembra que tudo começou quando expôs na rede um curso de culinária para noivas. Desde então, Cristina ganhou milhares de fãs. A carioca afirma que o blog ficou  famoso por conter receitas práticas, que podem ser feitas por quem não possui muita habilidade na cozinha. Apesar de cozinhar de tudo um pouco, Cristina tem preferência pelas receitas de massas e doces. 

Curiosidades
Como é colecionadora de receitas desde criança, sempre compartilha um bom momento com as pessoas que conversa. O bolinho de chuva por exemplo, um dos mais famosos na rede, tem uma história muito diferente. Cristina conta que tem uma amiga que adorava os bolinhos de chuva que o pai preparava. No entanto, ele morreu repentinamente, e ela se sentia triste por nunca ter pedido ao pai a tal famosa receita. Certa noite, a amiga da 'Vovó blogueira' teve um sonho com o pai, no qual ele falava passo a passo como se fazia, ela acordou no meio da noite e foi para a cozinha fazer como o pai havia orientado, e a receita deu super certo.
Tanto que, a Vovó reproduziu a receita com a amiga e ficou ótima. Outra curiosidade da Vovó Cristina é que ela ainda não possui netos biológicos, mas considera os netos do seu marido, um jornalista apreciador de seus dotes culinários, seus próprios netos.
Agora, misture a descontração de um carioca com a doçura de um manauense. Assim podemos descrever a Vovó Cristina, que abriu as portas de sua casa e compartilhou conosco um pouco do seu amor pela culinária. Ela que já se considera 'de casa'(Manaus) e compartilha conosco a receita de pudim de tapioca, em comemoração ao aniversário de Manaus que se aproxima. Leia a receita na página 7 e delicie-se na web!



INGREDIENTES:

1 litro de leite
1 xícara (250ml) de chá de tapioca branca
2 colheres (sopa) de margarina
100gr de côco ralado ou um vidro pequeno de leite de côco
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de açúcar (para fazer a calda)

MODO DE FAZER:

Ferva o leite, retire do fogo e adicione a tapioca, mexendo sempre para não embolar. 
Adicione o restante dos ingredientes e retorne ao fogo para engrossar. 

Dica da Vovó: Se você utilizar o leite de côco, adicione ao creme duas colheres de sopa de maisena para engrossar. Obs:Maisena é com S, porque Maizena com Z, é uma das marcas de amido de milho.

O ponto de tirar o creme do fogo é quando começa a desgrudar do fundo da panela, senão engrossa muito quando esfria.

Leve a uma forma de furo no meio caramelada e leve para gelar.

CALDA CARAMELADA:

Leve a 1 xícara de açúcar ao fogo baixo, quando estiver bem dourado e totalmente dissolvido, 
junte 1/2 xícara de água filtrada e dissolva os torrões e leve à forma de furo no meio!




Link da receita: 
http://receitasdavovocristina.blogspot.com/2011/10/pudim-de-tapioca-no-jornal-diario-do.html

Cristina em nada parece com o amável casal de idosos que ilustra o blog. 
Jovem e alegre, a vovó também é íntima das novas tecnologias.

FRASE
Cristina Palma
"Existem mensagens que não consigo responder, pois não compreendo o idioma".
Ao contar sobre a quantidade de acessos feitos de outros países cuja língua ela desconhece.

Confesso que existem alguns ideogramas que não imagino em que língua está sendo escrita, por isso fica sem resposta. Mas quem sabe um dia o Google cria este recurso. Não importa em que língua você digite ele traduz tudo em português pra você...ohhh sonho!Rsrsrsrs....


Prontinho, aqui transcrevi toda a reportagem, agradecendo a todos da equipe do jornal, os contatos por telefone, e-mails, a equipe do Amazon Sat, comentários no Facebook e pelo carinho de todas àqueles que me acompanham desde que criei este blog. Aos meus filhos pela paciência em esperar para tirar as fotos dos pratos, para serem publicados no blog, quando eu ainda morava no Rio de Janeiro, os dois primeiros anos, eles compartilhavam desses momentos. Um beijo especial ao meu marido que é o meu número um nas degustações de novas experiências e àquele que está sempre ao meu lado.
Obrigada pelo apoio de todos!


22 comentários:

  1. Parabéns Vovó Cristina.
    Seu jeito simples de compartilhar suas delícias na cozinha encanta a todos. É sempre um grande prazer ver nossa carne-seca sendo transformada por suas mãos.
    Vida longa ao Blog.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns vovó! Que seja muito próspera e feliz, sempre!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Desejo-lhe cada vez mais sucesso.
    Um beijo,Nena

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pelo carinho de vocês! Agradeço muito a parceria dessa maravilhosa carne seca, pra mim, é a melhor do mundo!

    Obrigada Márcia, Fernanda Lasi e Nena.

    Boa semana a todos que passarem por aqui!

    ResponderExcluir
  5. que materia maravilhosa..amei ler tudo! parabens..você merece emsmo..e..adorei conhecer melhor você..bjus

    ResponderExcluir
  6. Iliane, minha mudança pra Manaus não foram só alegrias, meus filhos ficaram no Rio de Janeiro, imagina a saudade? Mas, temos que fazer com o limão uma limonada ...não é mesmo? Pois é...agora estou sendo reconhecida por um trabalho que passei a me dedicar muito mais e claro que com o apoio das nossas amigas blogueiras,a companhia de vocês virtualmente sempre comigo, me fez ter ainda mais força! Obrigada pelo carinho de sempre. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. que matéria maravilhosa,isso é você, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo sucesso e obrigada por compartilhar receitas maravilhosas! Já indiquei seu blog para amigos e parentes, todos que conhecem o blog ADORAM copiar uma receitinha =D
    Abraços de sua fã, Ana Lucena.

    ResponderExcluir
  9. QUE VOVÓ MAIS LINDA,PARABÉNS AMIGA, VOCÊ MERECE TUDO DE BOM!

    BEIJÃO E ÓTIMA SEMANA!

    ResponderExcluir
  10. PARABÉNS VOVÓ QUE O SEU SUCESSO LHE TRAGA TUDO DE BOM.
    BJS

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Cristina (não consigo chamar de vovó, pois não parece nem um pouco...)! Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Meu amor, parabéns! Sei como foram difíceis os primeiros momentos do Blog e de como é complicado iniciar numa mídia desconhecida para a maioria, a Internet. Aos poucos você está conquistando o seu espaço e tudo é fruto de um esforço pessoal e talento nato. Nossos amigos chamam isso de sucesso e eu digo que é apenas o começo. O sucesso mesmo está à caminho e é só uma questão de tempo. Até porque você merece. Bjs/Te amo.

    ResponderExcluir
  13. Meus parabéns!!
    Adorei a matéria e continue fazendo cada vez mais gostosuras,porque adoramos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, vovó!!!
    Fiquei muito feliz em esta matéria!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  15. Parabéns querida só hoje vi o post, que maravilha vc é mesmo um sucesso.
    bjos
    Vanessa

    ResponderExcluir
  16. Teresa, Ana Lucena, Andréa, São33, Jotta e Rosley, muito obrigada pelo carinho de vocês, é claro que todos fazem parte da minha história, afinal como sempre digo, realizei meu sonho de trocar receitas com todo mundo, rsrsrs. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oh meu amor, é verdade! Quantas noites em claro...claro que nossa velocidade de internet que tínhamos no RJ, ajudou muito...mas eu tenho esperanças que um dia chegará aqui em Manaus também, não é?

    Obrigada por estar sempre ao meu lado, obrigada por toda a força que você me dá em todos os sentidos.

    Obrigada por ser meu companheiro, meu amigo, meu mestre, meu amor ... meu tudo! Te amo!

    ResponderExcluir
  18. Rosana, Manu e Vanessa, desculpe pela demora em deixar um recadinho de agradecimento a vocês também. Vocês não imaginam como é essa internet aqui em Manaus...as vezes não consigo nem postar uma receita, mas tenho feito tudo para estar sempre em contato com vocês...obrigada mesmo!Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Um ano depois e o sucesso continua, cada vez maior. Bjs/Te amo (Adonai Vásquez).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu amor...vamos trabalhando!
      Vc faz parte de tudo isso.
      Beijos, te amo.

      Excluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...