vovocristina.com.br

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

BACALHAU AO ZÉ DO PIPO com vídeo


Eu adoro esta receita porque ela é aprovadíssima por todos!

Claro que à moda original de Portugal, tem alguns detalhes diferentes, mas o resultado final com esta praticidade que adaptei com esta receita, é surpreendente. Você não deve deixar de testar esta receita.

Veja como é fácil:

INGREDIENTES:

1/2 kg de bacalhau
6 batatas
leite e margarina para o purê
4 ovos cozidos
200g azeitonas pretas
Azeite
1 cebola em rodelas
Maionese


MODO DE FAZER:

Coloque o bacalhau de molho de véspera. Se comprar o bacalhau desfiado, não é necessário este procedimento, basta dar uma leve fervura para tirar o excesso do sal.
Preparar o Purê de Batatas e reservar, forrando um pirex com mais da metade do purê, para que quando o bacalhau estiver no ponto, adicionar ali e cobrir com o restante do purê.
Refogue em bastante azeite as cebolas cortadas em rodelas e assim que escaldar o bacalhau e deixá-lo em tiras (desfiados grandes), jogue nesse azeite com cebolas, 
adicione as azeitonas pretas. 

Coloque esse refogado de bacalhau por cima do purê de batatas, adicione uma camada de ovos cozidos (opcional), regue com bastante azeite novamente e cubra com o restante do purê de batatas, passe um pouco de maionese por cima e leve ao forno para gratinar.


DICA DA VOVÓ:

Esta receita é feita para 4 pessoas que comem pouco ou um casal que come bem. 
O ideal é dobrar todos os ingredientes para servir em um pirex grande.


Se preferir não coloque os ovos cozidos cortados em rodelas por dentro da massa, pois nem todos gostam, use-os apenas pra decorar (as mais bonitas) ou mesmo pode ser servido a cada um que participar do almoço. 

O ideal é decorar com os ovos, após sair do forno, para que 
a clara do ovo cozido não fique ressecada.

Para quem não gosta de cebolas, antes de cobrir o pirex com o purê, retire as cebolas do recheio, pois o sabor do bacalhau já foi devidamente aprimorado. Claro que pra isso vc cortou a cebola em rodelas bem grossas pensando nesse final, onde vc teria esse trabalhinho extra. Aqui em casa as rodelas de cebola ficam de fora.

PARA ASSISTIR O VÍDEO, DESLIGUE O SOM DO RÁDIO 
NA COLUNA DA DIREITA DO BLOG:

2 comentários:

  1. Oie!!

    Hummmm, parece ser delicioso...

    Fique com Deus...

    Beijokaaaasss...

    ResponderExcluir
  2. Adoro Bacalhau ainda mais feito pela Vovó Cristina. Essa será a receita para a virada. Que 2015 seja de muito sucesso para todos e principalmente para VC e sua Família Vovo Cristina. Bjsssss

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...