vovocristina.com.br

domingo, 1 de julho de 2012

MOSAICO DE GELATINA BRASIL - A SOBREMESA PARA A COPA


Mosaico de gelatina pra mim é uma das sobremesas mais interessantes e saborosas.
Já fiz Mosaico para o Natal com apenas 2 cores: verde e vermelho, 
e temos o Mosaico em Vídeo que você pode conferir no final da postagem.

Venho pensando na Copa e 
desde que encontrei a gelatina azul (tutti-fruti),
essa ideia não saiu da minha cabeça:
Mosaico BRASIL.

Como a base desta sobremesa é definir as 4 cores de gelatina,
decidi usar 2 gelatinas de limão (verde),
1 gelatina de maracujá ou abacaxi (amarela) e a 1 gelatina de tutti-fruti (azul).
Afinal, em nossa bandeira o que mais tem é o verde, né?
O creme que mistura os quadradinhos já será a ideia do branco.

Uma parte desenformei e a outra quis conferir também
como ficavam em copinhos com tampas.
Rendeu uma forma pequena de pudim e
12 copinhos de 200ml.

NGREDIENTES:

4 caixas de gelatina em pó (2 de limão, 1 de maracujá ou abacaxi, 1 tutti-frutti azul)
2 envelopes de gelatina branca em pó sem sabor
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite (sem soro)
1 vidro de leite de côco

MODO DE FAZER:

Prepare cada gelatina separadamente, diluindo cada uma delas em 250ml de água quente e 200ml de água gelada. Coloque em vasilhas e leve a gelar.Junte 5 colheres (sopa) de água fria a gelatina sem sabor e leva ao fogo em banho-maria até dissolver, não deixe ferver. Bata no liquidificador, o leite condensado, o creme de leite, o leite de côco e a gelatina sem sabor diluída até obter uma mistura bem homogênea. Corte as gelatinas de sabores em cubos. Coloque os cubos das gelatinas numa tigela grande e despeje sobre eles a mistura do liquidificador. Misture levemente, coloque numa forma de pudim grande com buraco no meio, previamente molhada com água fria (escorra a água) e leve à geladeira até ficar bem firme. Passe em volta uma faca de lâmina comprida e desenforme.

OBS: Eu não sei qual é o mistério mas quando forem fazer a gelatina azul, usem 200ml de água fervente e 200ml de água gelada. Caso contrário, ela fica mais mole que as outras.

DICA DA VOVÓ: Neste caso de usar duas cores iguais (verde), é importante colocar a gelatina para fazer em formas separadas como se fossem cores distintas, para que os quadradinhos fiquem do mesmo tamanho.
Depois que colocar a gelatina na geladeira para gelar, não deve ficar abrindo muito a geladeira, por isso o ideal é fazer de um dia para o outro. Faça as gelatinas a noite e no dia seguinte pela manhã prepare o creme e finalize o mosaico.


Como a Copa está a caminho, acho que é uma ótima pedida!
A mistura dos sabores também ficou maravilhosa.

COPA ... traz tantas recordações...

Quem já participou de decorações...pintando ruas e avenidas para essa 
competição mundial? Nossa ...isso me trouxe de volta a minha infância e adolescência.

Como nada é por acaso, hoje é o dia do aniversário da Heloisa, 
minha amiga de infância e por isso a homenagem do Blog hoje é pra vc Helô.

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
Adoraria poder te dar um abraço apertado,
mas estamos tão distantes fisicamente, resolvi fazer um flashback:

Eu adoro tirar fotos desde criancinha, 
sempre esteve comigo minha máquina fotográfica.
Busquei nos arquivos, digitalizei e trouxe pra compartilhar com vocês.

Sempre avaliei as fotos, que na época chamávamos de retratos, 
como o congelamento de um momento especial e 
esses foram com certeza momentos especiais. 

Nossas mães determinavam que só podíamos  ir a praia, nossa primeira opção, 
ou brincar na vila, depois que chegássemos da escola 
e fizéssemos os deveres e limpássemos a nossa casa.

Hummm...minha tarefa sempre foi tirar o pó dos móveis. 
Helô e eu tínhamos um trato, quem acabasse primeiro 
ia ajudar a outra em sua casa. Rsrsrsrs...bons tempos!
Lembra dessa Helô?


Heloisa e eu em 1979
Adorávamos ensaiar os passinhos de dança para os finais de semana 
quando fazíamos Hi-Fi, cada semana na casa de um.
Nossa mesada ajudava a comprarmos os discos de vinil
para essas festinhas
Brincar de queimado, pick bandeira, amarelinhas, 
praia no fim de semana....hummm....como temos histórias pra contar.
Até mesmo descobrir a melhor receita de bolo de chocolate, né?
Madalena, Marluce e Rosane...cadê essas meninas?

O tempo foi passando, crescemos, casamos, tivemos filhos:

Danilo e Carina, nossos filhos em 1991
Nossos filhos até brincaram enquanto eram pequenos, mas depois mudamos de bairro e 
passamos a nos ver em algumas comemorações, despedidas, enfim ...
assim é a vida.

Hoje moramos em estados diferente, mas saiba Helô que você sempre 
estará em minha história, e te desejo tudo de bom, 
muita saúde, paz e prosperidade.

Com carinho,
hoje...rsrsrs...a Vovó Cristina.



10 comentários:

  1. É UMA SOBREMESA LINDA FIZ UMA VEZ E GOSTEI MUITO.
    ESSA FICOU PERFEITA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Que linda e deve ser deliciosa beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse Mosaico, faz muito sucesso aqui em casa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Essa receita é tudo de bom!!!

    Bjs..Uma linda semana!!!!

    ResponderExcluir
  5. É uma das sobremesas preferidas aqui em casa... o seu está perfeito!

    bjks

    ResponderExcluir
  6. q delicia.
    todo mundo adora
    Beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. QUERIDA CRISTINA,
    UMA AMIZADE VERDADEIRA NEM O TEMPO APAGA, LINDA
    HOMENAGEM A SUA AMIGA.
    UM DIA AINDA ME ARISCO A FAZER ESTA SOBREMESA, FICOU
    LINDA E TEM GOSTINHO DE QUERO MAIS!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  8. Essa receita me levou a infância!!! Todos os domingos almoçávamos na casa da minha querida vozinha (atualmente ela está com 86 anos e sofre de alzheimer), ela fazia a melhor macarronada com frango que eu já comi e a sobremesa sempre era gelatina com creme de leite e leite condensado! Adorei a receita é sempre muito bom relembrar os momentos de alegria das nossas vidas!!! Um beijo enorme!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Vovó Cristina, hoje eu resolvi fazer esse Mosaico, pena que estou sem maquina fotografica para mostra. Espero que fique no ponto. beijos

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...