vovocristina.com.br

segunda-feira, 20 de junho de 2011

OVO FRITO E OVO COZIDO

Obrigada aos 1000 seguidores pelo carinho!!!

Hoje estou muito feliz por ter completado 1000 seguidores, como nada é por acaso, lembrei de fazer esta postagem falando deste alimento tão importante. Eu adoro ovo e confesso que sempre busco alternativas de fazê-lo de várias maneiras. Quando encontrei este cortador em forma de coração, lembrei logo de um omelete ou mesmo um belo e simples ovo frito. Esta é uma postagem para os iniciantes na cozinha.


Ponto do ovo frito
No fogo alto o ovo frita mais rápido e a gema fica mais mole. No fogo mais baixo, ele frita mais lentamente e a gema fica mais durinha. Segundo os nutricionistas, a gema deve ficar um pouco mole. Use pouco óleo para fritar.


Ponto do ovo cozido 
Colocar o ovo para cozinhar numa chaleira com metade de água fria. Comece a contar o tempo depois que a água ferver. Se você gosta dele mais mole deixe por 5 minutos. Pra quem gosta mais durinho, dez minutos é o suficiente. 
Dica da Vovó: Para descascar os ovos cozidos, faça isto embaixo da torneira aberta da pia da cozinha, pois além de esfriá-lo mais rápido a casca solta por inteiro.

Foto enviada carinhosamente pela minha amiga Léo do blog Truques e Quitutes.


Ovo saudável é o que não tem rachaduras na casca. “Pode entrar bactéria neste ovo”, alerta Vanessa Oliveira, nutricionista.
E nunca lave o ovo antes guardá-lo na geladeira. “A salmonela está na casca do ovo. A casca do ovo é muito fina, e quando eu lavo este ovo eu propicio que esta bactéria entre dentro dele. Após lavar, coloque direto na panela para prepará-lo”, orienta.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Caxias do Sul comprovou que o ovo de codorna tem 38% de gordura a mais que os outros. Já a diferença das proteínas e do colesterol é insignificante entre os vários tipos de ovo
“Se você tiver condições de fazer a aquisição de um ovo orgânico, este eu aconselharia. A quantidade de hormônio dela e menor”, alerta.
Todo ovo tem ácido fólico, uma vitamina que combate a anemia, reduz o risco do mal de Alzheimer, previne doenças cardíacas, derrames e ainda ajuda controlar a hipertensão.
Comer ovos todos os dias no café da manhã pode até ajudar a emagrecer. É que ele tem uma proteína que aumenta a sensação de saciedade, ou seja, a gente demora mais a sentir fome.
Mas se você for comer ovo na hora do almoço não coloque carne no prato. A soma do colesterol do ovo e da carne é um excesso para uma mesma refeição
“O ovo realmente ele é muito rico em colesterol, a gente sabe que ele aumenta o colesterol ruim, o LDL, mas aumenta também o colesterol bom. Alguns estudos mostraram inclusive que o ovo possui algumas substâncias que dificulta a absorção do colesterol de outras fontes, então trazendo algum benefício pro nosso dia a dia, daí ter saído do papel de vilão”, comenta Marcio Kalil, cardiologista.
Para os cardiologistas mesmo quem tem colesterol alto pode comer ovo até quatro vezes por semana. “Cozido, de preferência, que não vai ter nenhum problema no seu controle”, afirma o cardiologista.


Ovos nevados
2 litros de leite
1 lata de leite condensado
Cravo
Deixar esta mistura engrossando .quando estiver encorpada acrescentar :
5 claras batidas em neve com 5 colheres de açucar .
Quando estiver frio coloque por cima das claras
Vá colocando as claras, às colheradas, no creme em fogo baixo até cozinhar dos dois lados. Retire as claras e coloque numa travessa.
Bata as gemas com açúcar e coloque no caldo até endurecer as gemas.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/08/conheca-os-beneficios-do-ovo.html 


Quero apresentar e registrar para vocês a seguidora 1000:
Quem quiser conhecer o blog da Rosana, clique aqui.

13 comentários:

  1. Eu uso cá em casa muitos ovos e agradeço as dicas

    muito obrigada

    bjs e boa semana

    http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns vovó!!!
    Você merece, seu blog é uma delícia e tem tudo que a gente precisa. Não é à toa que chegou à 1000 e vai chegar a 5000, 10.000, sei lá qtos mil mais.
    Bjs e muitas felicidades sempre.
    Ah, são ótimas as dicas do ovo, eu tb sou apaixonada, às vezes chego a trocar carne por um belo ovo frito rs.
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa mas to muito Xique bem...kkkkk

    Bom primeiro Parabéns pelo sucesssão de blog, e quero dizer que fiquei muito ...mas muito feliz de ter vc como amiga no meu humilde bloguinho, não sou uma expert em cozinhar, mas arrisco no fogão um pouquinho, e agora tenho mais um lugarzinho fofo pra tirar duvidas e pegar receitinhas...bjks e que DEUS continue abençoando vc....

    Ah... Eu adoro ovo cozido..kkk e frito só se for bemmmmmmmmm passado..rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Olá pimentinhas! Eu tb adorei as dicas e sempre que encontro algo interessante, trago pra vcs. Beijos e boa semana tb pra vcs.

    Olá Vivi, obrigada querida, desejo tudo de bom pra vc tb, agradeço por todo o carinho de todos que passam por aqui. Felicidades pra vc tb.Bjs.

    Olá Rosana, esse blog foi um presente dos céus pra mim, vc não imagina como a companhia de todos os amigos e amigas que conquistei aqui são importantes na minha vida....TODOS são especiais.
    Obrigada pela sua visita e espero que vc volte sempre.Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Não pude deixar de escrever meu recadinho aqui hoje, afinal 1000 seguidores é pra se comemorar, vou fazer coro também...Parabéns, você merece, pela atenção e cuidado com o blog!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!
    O seu blog é recheado de receitinhas deliciosas e carinho!
    Que venham muitos mais seguidores...você merece!!!
    Ótima semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Vovó Cristina, se chegou aos 1000 é por que foi bem merecido, é por que é um blog de sucesso, um blog gostoso de se visitar onde encontramos tudo que precisamos, mas o que é melhor encontramos o carinho sempre presente que vc nos oferece, que façam muitos 1000 seguidores e se torne cada vez mais sucesso do que já é.... Bjos querida amiga

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Cristina! Temos certeza que para chegar nos 1000 houve muita dedicação e trabalho.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Rachel, todas vocês fazem parte desta história, obrigada pelo carinho.

    Ivani, que os anjos digam Amém, desejo em dobro pra todas vocês o que me desejam. Bjs.

    Josy, com certeza carinho não falta minha amiga, vocês são muito importantes pra mim. As vezes tento visitá-las, mas como a internet é muiiiiito lenta, as vezes mal consigo postar. Mas tenho esperanças que vai melhorar, afinal, Manaus é uma das cidades da Copa, vamos ver....afff.

    Jotta e Rosley, realmente faço o que posso para fazer um bom trabalho, como disse para a Josy, se a internet ajudasse ia ajudar bem mais, mas temos que agradecer pelo que temos, né?

    Obrigada a todos pelo carinho!
    Amo vcs.

    ResponderExcluir
  10. Minha amiga linda, parabéns vc merece muito mais. Ainda terá milhares,e milhões já já!
    Seu blog é show!
    Ainda por cima tem dicas super bacanas...hum um ovinho cai tão bem no pãozinho,ai ai!rsrs
    Então ai vai,1000 bjinhos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Regina querida, obrigada pela ilustre visita! Eu tb adoro pão com ovo e coca-cola, hummm...que delícia!

    ResponderExcluir
  12. Oi Cris,
    Ganhei dois selos da Lena, do Blog Amadeirado e tive que indicar dez blogs para receber o prêmio, ou seja os dois selos. As regras e os selos estão postadas lá na Alma Zen Aguardando vc.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Oi Vovó Cristina, adorei a receita de ovos nevados, e achei super interessante o que postou sobre os ovos, é bom esclarecer mesmo, e parabéns pela 1000 seguidora.
    O blog da Vovó e maravilhoso mesmo.

    Beijos
    Joyce
    Cozinha e Mulher Moderna

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...