vovocristina.com.br

quarta-feira, 22 de junho de 2011

O PERIGO DA GORDURA HIDROGENADA




Hoje, conferindo os comentários que faltavam responder, verifiquei a pergunta da Sandra sobre a gordura hidrogenada e fui pesquisar.

VEJAM O RESULTADO:


Desconfie dos alimentos sequinhos, aqueles que são fritos, mas não ficam oleosos. A receita desse "milagre" chama-se gordura hidrogenada e, ao contrário do que pensa a maioria, faz muito mal à saúde.











Estudos recentes mostram que esse tipo de gordura é pior que a saturada, de origem animal, do ponto de vista cardiovascular. A causa: ela "plastifica" os vasos levando a infartos e derrames. Quem garante é a endocrinologista Rosina Erthal Vilella, que pesquisa o assunto há anos e explica o mal que faz essa gordura, também chamada de "Trans".


O problema, segundo ela, é que os alimentos hidrogenados não se resumem a frituras. Biscoitos, sorvetes, chocolate, macarrão de preparo rápido, chips e temperos prontos, só para citar alguns exemplos, fazem parte da grande lista. E o preocupante, de acordo com Rosina, é justamente a variedade de alimentos que levam esse tipo de gordura, porque eles acabam sendo ingeridos por crianças, jovens, adultos e idosos. "As pessoas estão sendo enganadas. Acreditam que estão comendo algo que faz bem, ou não faz tão mal para a saúde. E, na verdade, é justamente o oposto", diz ela.


A gordura hidrogenada é uma gordura vegetal que foi criada pela indústria para ser uma alternativa à gordura saturada, a do bacon, da lingüiça, da picanha etc. Como não existe gordura no mundo vegetal - somente óleos - foi criado, então, um processo de transformação desses óleos vegetais em gordura sólida. Aí começa o problema.


Os óleos são colocados em uma câmara com gás hidrogênio -daí, o nome hidrogenada- com alta pressão e alta temperatura, e o resultado não seria bem visto -e muito menos comido- por ninguém. Os óleos se transformam em uma pasta preta, com mau cheiro, que precisa ser alvejada para ficar sem cor e desodorizada para ficar sem cheiro.


"Ela deixa tudo crocante porque solidifica nos alimentos após a fritura, formando uma casquinha. Isso acontece também nos vasos sanguíneos que ficam impedidos de dilatar", esclarece a endocrinologista. Por isso, de acordo com a médica, está se tornando comum esportistas jovens sofrerem parada cardíaca durante a prática de qualquer esporte. "Durante a atividade física, o fluxo sangüíneo aumenta, mas o vaso não dilata para a passagem do sangue. É quando ocorre o infarto", comenta.


DICA DA VOVÓ:  Leia toda a reportagem AQUIConfesso que mudarei muitos hábitos.

11 comentários:

  1. MUITO OBRIGADA PELOS ESCLARECIMENTOS

    BJS.

    http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/2011/06/pintura-em-tela.html#comments

    ResponderExcluir
  2. É verdade, aqui na minha cozinha não uso mais...Agora, o perigo mora justamente nos alimentos que contem essa gordura e não sabemos...Por isso é muito bom esse tipo de esclarecimento!beijkas

    ResponderExcluir
  3. Venho convidar-te para a minha festa:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.com/2011/06/2-aniversario-do-meu-refugio-culinario.html
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. CRISTINA QUERIDA, TEM DIAS QUE EU TENTO FAZER COMENTÁRIOS AQUI NO SEU CANTINHO SÓ CONSEGUI AGORA AINDA BEM!
    OS BLOGS ESTÃO TRAVANDO MUITO.
    ÓTIMO POST PURA VERDADE, EU NÃO USO ESSA GORDURA DE JEITO NENHUM.

    TENHA UM ÓTIMO FERIADÃO!
    BJS....

    ResponderExcluir
  5. Sempre soube do perigo desse produto,por isso evito receitas que levam esse ingrediente. Essa matéria é ótima. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Vovó, acredita que ontem mesmo fritei aquelas batatinhas que vem congeladas e muito fáceis de preparar? Pior que os netinhos comeram. Tenho-as sempre no freezer, pela praticidade, mas agora sabendo do mal que fazem não compro mais.
    Brigada pelo esclarecimento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Cris,
    E pensar que comprei um pacote de gordura hidrogenada essa semana para fazer uma receita de empada.
    mas, já fiz outras receitas de empadas, e não é que a melhor é aquela feita com essa bomba......
    mas gostei das informações.....
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Caríssimos amigos
    (no plural pois é extensivo aos seus leitores)

    É com grande alegria interior que estou comemorando os 500 seguidores em meu Blog:

    http://espiritual-idade.blogspot.com/

    200 seguidores em meu Blog:

    http://espiritual-poesia.blogspot.com

    200 seguidores em meu Blog:

    http://espiritual-mimo.blogspot.com

    A Vitoria é nossa!!!
    Pegue os seus mimos por lá... Vc os merece...

    Excelente feriado com as bênçãos do Alto...
    Com gratidão, carinho fraterno e amizade
    SE DEUS É POR NÓS... QUEM SERÁ CONTRA NÓS???
    Orvalho do Céu
    P.S. Querida, tenho um pacote desde março sem ter vontade de usar... pelo motivo exposto por vc... As empadinhas ficam tão saborosas... uma tentação... mas não posso abusar... Bjks

    ResponderExcluir
  9. É meninas, confesso que fiquei supresa com esses esclarecimentos, pois na própria embalagem diz: sem colesterol, né? Mas já estou repensando em como substituir da melhor forma....eu sempre adorei fazer os filezinhos na gordura hidrogenada :(, mas vamos encontrar uma forma mais saudável.

    Agradeço a Sandra pela pergunta!

    Obrigada pelas visitas, bom feriadão pra vcs!

    ResponderExcluir
  10. ..ou seja, aquele produtinho secreto que faz com que os alimentos fiquem bonitos, perfeitos, sequinhos... daí, quando tentamos fazer igual, não conseguimos - e ficamos frustradas...
    Agradeço por compartilhar a informação!

    ResponderExcluir
  11. Oi vovó Cristina,
    Estou mto atrasada em visitar os blogs, porque estive cuidando de minhã irma (teve pneumonia e precisou de cuidados e dengo)
    Como sempre gostei de tudo, sobre a gordura hidrogenda bastante esclarecedora, apesar de não usar essa gordura em casa.
    Bjs Rê

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...