vovocristina.com.br

terça-feira, 21 de junho de 2011

MINGAU DE TAPIOCA


No início do mês de junho recebi um e-mail da Roberta, lá de Florianópolis, querendo muito saber como se faz o mingau simples de tapioca, como sou fã de mingau e já testei algumas receitas com tapioca, já estou aprendendo a lidar com esse produto maravilhoso, a tapioca de bolinha.

Fui para o fogão testar uma porção pra mim e para o marido, claro. Ele está sempre pronto para essas experiências, rsrsrs. Meu irmão também é bom nisso, mas ele mora em Nova Friburgo no Rio de Janeiro, então...estamos muito longe.

Agora,  vejam a receita para uma porção:

INGREDIENTES:

1copo de leite
4 colheres de sopa de tapioca
1 colher de sopa de açúcar (a gosto)

MODO DE FAZER:

Leve ao fogo baixo todos os ingredientes e mexa até que comece a ferver e desgrudar do fundo da panela.
Coloque em prato fundo e salpique canela, se gostar.



Com a parceria da  DUBOM Temperos pelo blog ter alcançado os 1000 seguidores, adoraríamos presentear a todos, mas simbolicamente, estaremos presenteando 10 seguidores. Fiquem atentos ao sorteio que iremos fazer e receba em sua casa os ingredientes principais desta receita:
 um saquinho de tapioca e a canela DUBOM.

Estaremos divulgando esse sorteio para 10 seguidores na próxima postagem!

14 comentários:

  1. Delicia de mingau Cristina!
    Essas bolinhas de tapioca é o mesmo que faz sagú?
    Adorei a idéia!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ivani, parece sagu, mas não é querida. Essa tapioca é diferente, muito interessante mesmo. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Cristina,mas vc não tem a receita do mingau de tapioca de feira? Aí em Manaus tem um mingau te tapioca vendido em feira que é uma loucuraaaaaaa!!!
    E não é esta receita não pq já fiz :( pôxaaa.
    Cynara

    ResponderExcluir
  4. Olá Cynara, essa receitinha básica que eu postei é o que eu faço sempre pra tomar a noitinha quando não quero jantar. Mas se vc tiver a receita da feira, mande por e-mail, será um prazer publicar. Eu conheço poucas feiras por aqui e nunca vi este mingau de tapioca.
    Obrigada pelo contato!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cristina! Como vc, eu tb sou do Rio. Pena que já esteja voltando... como tudo que é bom dura pouco, já estou morrendo de saudade. Não sei se vc teria a receita de tapioca doce, aquelas que são vendidas em uns tabuleiros (às vezes, estão na folha da bananeira). Nooooossa, que delícia! É de comer de joelhos, implorando para que não acabe! :) Do rapazinho que comprei perto do Shopping, não consegui a receita, pq ele só revende, mas, se vc tiver e quiser dividir comigo esse "segredo" da culinária manauara, ficarei IMENSAMENTE feliz! (Não encontro em lugar nenhum) :( Um abração e continue brilhando no seu Blog, está uma graça! Um abração, Michelle Mendonça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle, vou pesquisar, pode deixar que se eu descobrir a receita, publicarei no blog, tá? Se puder, deixe seu e-mail, assim posso enviar também pra vc. Agora fiquei curiosa, ainda não conheço essa delícia...rsrsrs...beijos.

      Excluir
    2. Oooooooba!!! Que bom! Agora vou ficar na maior expectativa :) Tomara que vc consiga, menina... eu fiquei encantada!!! Desde já agradeço pela atenção e delicadeza! Sucesso a todos!!! Lá vai meu e-mail: mundodastrufas@ig.com.br

      Excluir
    3. VOVÓ CRISTINA, A tapioca que a senhora faz o mingua é a tapioca granulada certo? Pois como é feito no sul da Bahia, é uma delícia de mingau a senhora conhece, gostaria de saber a receita. Meu e-mail: oliveiamarcos@yahoo.com.br Um grande abraço....

      Excluir
  6. Ameeeeeeeeeeino mingau, delícia.

    ResponderExcluir
  7. Oi vovó. Estou adorando seu blog.Esta tapioca do mingau é o mesmo que as bolinhas de sagu? Será que encontro aqui no rio de janeiro? meu e-mail: vilmakpinheiro@yahoo.com.br. Se puder me envie receitinhas tá? Grata. Namastê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vilma, lamentavelmente é complicado achar no Rio de Janeiro.

      Não é o sagu não.
      Me disseram que tem uma loja em Copacabana que vende
      essas maravilhas aqui do Norte, mas eu não sei onde é.

      Vamos nos falando por e-mail. Beijos.

      Excluir
  8. Oi vovó, a senhora sabe a receita do bolo e do mingau de tapioca granulada, essa que vende em sacos de 200g nos supermercados ou nas feiras do sul da Bahia, em Feira de Santana também vende. Um abraço de Dude, vai o meu e-mail: dudeaguillar@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Vovó Cris... olha como são as coisas...
    Voltei ontem do Norte... visitei Manaus, Santarém e Belém... Lá em Belém meu marido se apaixonou pelo bendito mingau de tapioca... chegamos em Floripa e adivinha o que ele quer? Pois é... resolvi procurar novamente pela net... olhei várias receitas mas nenhuma delas me apeteceu... lembrei de quem? De ti... claro... entrei aqui no blog e fui procurar pelo bendito mingau.. e qual foi a primeira receita que apareceu? Sim... a minha.. a que eu pedi em 2011 e vc gentilmente postou (só não tinha visto ainda)...
    Portanto... venho agora te agradecer.. e dizer.. VOU FAZER.. HOJE MESMO!!!! Obrigada pela receita!!!!!

    Beijoca!!!

    Roberta Colares
    Florianópolis

    ResponderExcluir
  10. mande no meu e-mail tb por favor silviajose33@gmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...