vovocristina.com.br

sábado, 27 de junho de 2009

FEIJÃO PRETO PRÁTICO

A PREFERIDA DOS INICIANTES
INGREDIENTES:

500gr de feijão (Eu uso Combrasil)
1 linguiça calabresa
pimenta do reino
1 folha de louro
3 cubos knnor Brasileirinho
(tempero para feijão)

MODO DE FAZER:

Escolha o feijão retirando as pedrinhas, se for o caso e os feijões que estiverem "feios". Coloque em uma panela e cubra com água, deixando de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, troque a água e leve à panela de pressão com água até a marca do parafuso que existe em todas as panelas de pressão (por dentro). Adicione uma linguiça calabresa cortada em pedaços grossinhos, uma folha de louro e 5 salpicadas de pimenta do reino. Feche a panela e assim que a panela chiar, marque 30 minutos. Antes de abrir a panela, espere um tempinho para que saia toda a pressão. Veja se a válvula não chia mais, é só levantá-la com um garfo, se estiver com muita pressa de abrir é só deixar sair a pressão toda. Leve meio copo d´água com os 3 cubinhos de tempera feijão à panela que irá temperar o feijão e assim que estiver dissolvido, acrescente o feijão e pronto deixe ferver mais um pouco, caso queira que ele fique mais grossinho, amasse com a própria concha uns caroços de feijão dentro da panela, assim pelas laterais, mas de qualquer forma, sempre que ele está fresquinho ele fica mais líquido e assim que esfriar ele vai engrossando e a cada vez que precisar esquentar fica a seu gosto a textura do feijão, lembrando que sempre que colocar mais água ao feijão, deve acrescentar um pouco de sal ou mesmo mais um cubinho do tempero Knnor.


DICA DA VOVÓ: A linguiça calabresa dá um gosto especial, mas caso vc não goste de vê-la escura como na foto, coloque apenas 4 pedaços para cozinhar dentro do feijão e a parte corte as mesmas fininhas para fritar a parte sem gordura, deixe reservado para jogar no feijão na hora de temperá-lo.
Qualquer dúvida...deixe no comentário! Ou escreva para o e-mail da vovó: blogdavovo@hotmail.com

4 comentários:

  1. Boa Receita.

    Qual e a diferença em colocar a linguiça durante o cozimento na panela de pressão ou deixar para agregar quando refogar os temperos ?

    Colocar antes deixa mais saboroso o FJ ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Philippe, o feijão fica com um gostinho bem gostoso.
      Meu marido adooora, mas eu prefiro as que frito depois para adiconar ao feijão pronto. Hoje em dia, nem deixo mais o feijão de molho, cato e levo direto à panela de pressão. E depois dessa parceria com a Paineira, a melhor carne seca do Brasil, eu acho que é a melhor do mundo porque é divina, eu sempre adiciono um pouco de carne seca desfiada. Fica muiiiiiito bom!

      Espero ter contemplado sua pergunta.
      Até a próxima, Vovó Cristina

      Excluir
  2. Vovó Cristina, o cubos de tempero de feijão é o tempero de feijão preto? Pois hoje no mercado tem vários para feijão. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Caldo knorr em receita da vovó? ??? Ta mais para receita de preguiçosa.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...