vovocristina.com.br

domingo, 20 de novembro de 2011

NHOQUE A BOLONHESA


Domingo combina com nhoque, não é? Eu sei que é todo dia 29 de cada mês que existe a tradição de comer nhoque, mas pra mim, pode ser em qualquer dia. 
Eu adoro nhoque!

Na minha mais recente viagem ao Rio de Janeiro, aprendi com a D. Haydée, a fazer essa massa caseira de  que é pra comer rezando...super fácil de fazer, rapidinho e super gostosa. 

Primeiro, cozinhe 3 batatas grandes, eu coloquei 4 porque estavam médias, esprema e deixe esfriando até que fique totalmente fria, eu deixei perto do ar condicionado ligado pra esfriar mais rápido ainda.

Depois, adicione 2 xícaras de farinha de trigo e 1 ovo, misture bem e faça as tirinhas e corte. É importante ficar atenta, pois a mão de quem enrola o nhoque não deve ser quente, caso isso aconteça vá esfriando sempre, pois senão o nhoque fica molengo e não dá o ponto. Eu utilizei uma colher grande pra ir misturando até colocar de fato a mão na massa. É impressionante como essa massa chega rapidinho no ponto. 



Enquanto você vai cortando as tirinhas, coloque uma panela funda cheia de água para ferver. Depois de tudo cortadinho, vá colocando as bolinhas aos poucos, ela fica no fundo até ficar no ponto. Assim que boiar na superfície, escorra com uma escumadeira e vá arrumando num pirex. Veja como acontece:


Essa porção rendeu 327 nhoques.

Depois é só escolher seu molho preferido, eu sugiro a bolonhesa ou com molho branco mesmo.
Mas caso você queira tim-tim por tim-tim é só mandar me um e-mail: 
blogdavovo@hotmail.com

Bom domingo!!!

10 comentários:

  1. Nhoque combina com domingo, com casa de mãe,e com casa de vó.
    O teu nhoque me fez lembrar o nhoque de minha mãe.
    Maravilhoso!

    Bjs e um bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Isso é um género de bolo ou pose ser acompanhado com outra comida?

    Nunca ouvi falar de nhoque

    ResponderExcluir
  3. nunca comi mas agora talvez va fazer pois gostei dos teus obrigada pela partilha ficaram muito bons beijinhos e bom domingo

    ResponderExcluir
  4. Oi querida também não sigo essa regra nhoque é bom em qualquer dia, o seu me deixou com água na boca ótimo domingo bjs!

    ResponderExcluir
  5. Nhoque é comida de domingo sim, babando fiquei.rsr
    Bom domingo junto com os seus

    ResponderExcluir
  6. oi Cris nossa adorei a receita ,,,facinha né..sempre me falavam que nhoque era dificil de fazer agora vi que é facin ho..menina o bolo pratico demais e muito fofo né
    adorei a receita e do nhoque também...combina mesmo com domingo...Bom domingo flor
    bjocas

    ResponderExcluir
  7. Vovó, nhoque é bom qualquer dia, eu tbm adoro, e sua receita é muito fácil, já vou levar.
    Bjs e Bom Final de Domingo

    ResponderExcluir
  8. QUERIDA CRISTINA,
    NHOQUE É UM PRATO SEMPRE BEM VINDO,AQUI EM CASA AGRADA A TODOS PENA QUE QUASE NÃO FAÇO,RSRS.
    AMEI A TUA RECEITA VOU FAZER QUALQUER DIA OU SEJA DIA 29,RSRS.

    FICA COM DEUS!
    BEIJOS....

    ResponderExcluir
  9. Vovó Cristina, aqui em casa só gostamos de nhoques caseiros, e sem dúvida nenhuma ficam bem mais gostosos que os prontos. Muito boa sua receita. Ficou bem apetitoso. Beijinhos ótima semana

    ResponderExcluir
  10. Olá Cristina,

    Está divino o seu nhoque, tenho preparado para amanhã o meu, estamos em sintonia, adorei!!!

    Que a Nossa Semana seja de Crescimento Interior e Abençoada!!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...