No Sorteio Ducoco a história sorteada foi a historinha da Fabíola, se referindo a Bala de Coco que sua mãe sempre fazia. Hummm...essas balas! Pois é, eu nunca fiz esta bala e pedi a receita. A Fabíola me enviou a receita e eu disse que ia arrumar uma foto para identificar como eram as balas e fui pesquisar na internet.
Logo de cara quem eu vejo? A foto das balas de nossa amiga Léo. Acabou virando 2 dicas fabulosas:
Essas balas não são fáceis de fazer, a Fabíola também nunca fez, ela disse que a diminuição da gordura nos leites de coco, começaram a alterar as receitas e uma coisa é certa, ela tem um ponto certinho e não pode açucarar. Mas quem sabe vocês não descobrem uma fonte de renda?
Conheci um senhor quando morava no Rio de Janeiro que sustentava a família vendendo essas balinhas pelas lojas da Barra da Tijuca. Sempre que encontrávamos com ele, comprávamos suas balinhas.
Desmanchava na boca...só de lembrar....hummmm!
Caso você queira conhecer uma receita aprovada,
esta é a receita da Fabíola e ainda pode conferir as dicas da Léo.
INGREDIENTES:
Para a bala de Coco
1kg de açúcar
1 vidro de leite de coco
1 vidro de água (é a mesma medida do leite de coco)
Coloque os ingredientes em uma panela (precisa ser uma panela bem alta, pois a calda sobe muito). Mexa e quando estiver para ferver não mexa mais. Tome cuidado para não sujar as laterais da panela pois a calda pode açucarar.
A calda vai ferver (em fogo alto) por mais ou menos 20 minutos até você começar a perceber que está engrossando. Nesta etapa, retire uma colherada desta calda e despeje-a em uma xícara com água. Se a calda endurecer é o ponto de apagar o fogo. Caso ainda esteja muito mole, deixe ferver mais e faça novamente o teste.
Depois de apagar o fogo, despeje o conteúdo da panela numa bancada de granito untada com manteiga. Deixe esfriar até que você consiga manusear (não deixe esfriar demais). Você vai retirar esta massa da bancada e formar uma rolo com ela. Vai esticar e dobrar a massa várias vezes até que ela passe a ficar branquinha.
Retire pequenos rolos de massa (como se fossem cordas) e comece imediatamente a cortar as balas de uns 2 cm com ajuda de uma tesoura. Tente fazer em dupla este processo pois se demorar demais, elas açucaram.
Deixe as balas secarem (e vão ficar macias também) para passar para algum recipiente.
Para fazer a bala gelada: depois de prontas e secas, passe as balas rapidamente por um recipiente com leite e coloque em outro jogando coco ralado por cima. Conserve na geladeira.
Rende mais uma menos 100 balas.
DICA DA FABÍOLA: Não deixe o cachorrinho por perto, pois eles vão amar e suas balas vão sumir.