Bom dia! Você conhece tapioca? Antes de vir morar em Manaus, por mais incrível que pareça, nunca tinha comido tapioca, não é um hábito carioca. Até temos alguns pontos no Rio de Janeiro com barracas a caráter com lindas baianas servindo esta iguaria, mas eu não saberia há dois anos falar nada sobre isso.
Hoje, sempre procuro ter a tapioca já umedecida e pronta para ser preparada na minha geladeira. Aqui em Manaus, nas feiras públicas, tem barracas que já vendem a farinha já misturada com castanhas.
É muito interessante pois é um alimento que te sustenta por muito tempo.
Você pode fazê-la doce: banana com leite condensado, morango com chocolate, chocolate com banana, côco com doce de leite, enfim, só deixar fluir sua criatividade ou atender seus desejos.
Para tomar àquele lanche da tarde, minha sobrinha de coração, a Lene, me apresentou a que se tornou a minha preferida que é a tapioca com castanha e queijo coalho, mas para o café da manhã, meu marido e eu, preferimos a tapioca com manteiga, digamos de passagem que se você escolher uma deliciosa manteiga, sua tapioca fica muito melhor. Temos usado a Manteiga Mococa, é uma delícia!
Primeiro é interessante peneirar toda a farinha da tapioca para que fique toda soltinha. Em seguida aqueça a frigideira, escolha sua medida ideal de acordo com o tamanho da frigideira, eu adotei utilizar uma forma de empada cheia para que ela fique fininha, como diz uma amiga, a minha tapioca tem acabamento de renda.
Assim que você colocar a farinha de tapioca na frigideira aquecida, você vai perceber que ela coagula e vira tipo uma panqueca ou crepe. É importante já deixar tudo perto pois é rapidíssimo:
Então deixo ao lado a farinha de tapioca já peneirada, uma escumadeira para ajudar a virá-la, eu ainda não tenho àquela habilidade de jogar pra cima, tipo chef, então... melhor não arriscar. Eu meço a farinha com uma forminha de empada ou uma conha para jogar na frigideira, um garfo para espalhar por igual a farinha, para que ela fique toda por igual. Você pode dar uma ligeira mexidinha na frigideira.para que toda a tapioca se una mais rápido. Esse passo-a-passo aqui é pra amador, tá gente? Em geral, nas barracas espalhadas pela cidade você observa a praticidade que as vendedoras fazem...uma aula prática de tirar o chapéu, rsrsrsrs. Assim que ela estiver tipo uma panqueca, salpique sal , vire e depois desvire de novo para passar um pouquinho de manteiga nela toda, mas é bem pouco, pra não ficar toda oleosa, retire do fogo e enrole. Tem pessoas que preferem fazer todas pra depois passar manteiga, mas como adoro as minha bem fininhas, eu passo a manteiga na hora que estou fazendo cada uma e assim que retiro da frigideira, enrolo e vou acondicionando no próprio pratinho que vou servir.
Que tal essa tapioquinha com café com leite?
Observe as pontinhas rendadas da tapioca,
super crocante e uma delícia! Hummmm...
Essas aqui, reservei para você!