Esta semana, envolvidíssima com a obra da Fraternidade, tive a oportunidade de conhecer este fruto delicioso. Fiquei encantada com o sabor e suas propriedades. Eu estava meio caidinha com uma gripe forte, mas quando tomei o suco do Araçá-boi, suei muito e me deu tanta disposição que até fiz uma faxina básica na cozinha, rsrsrsrs, mesmo depois de um dia intenso de trabalho.
Enfim, eu sempre que descubro algo interessante, trago para vocês, né?
Olha que lindos são os frutos! A casquinha é fininha e os carocinhos delicados.
Como era novidade, fui pela intuição. Descasquei os frutos, depois espremi na mão, já deixando cair a polpa no liquidificador e separando os carocinhos. Misturei um pouco de água e açúcar. Hummmm....
Pra mim, o sabor do suco é meio parecido com o maracujá com um pouco da acidez do limão, será que vocês imaginam que gosto tem? Eu amei!
Esta é a árvore da frutinha em questão,
frondosamente presente no terreno do Sr. Chico,
que foi super gentil em me apresentar esta maravilha:
Olhem os detalhes dos frutos caídos pelo chão.
Tudo isso ao lado de nossa Fraternidade.
O Araçá-boi é originária da região Ocidental Amazônica abrangendo além do Brasil, a Bolívia e Peru. Sua copa é esparsa, seu tronco de casca lisa e escamosa (característica da família) se ramifica em grande quantidade logo na altura do solo, suas folhas são opostas de consistência semi-coriácea (rígidas semelhantes a couro), suas flores são pequenas e brancas, de estames numerosos apresentando deicencia cimosa e florescem várias vezes ao ano.
Apresentando varias aplicações, desde o armazenamento da polpa para a preparação de sucos, geléias e sorvetes, até a confecção de doces, chocolates etc, sendo possível também seu consumo in natura. Possui grande potencial nutritivo contendo vitaminas A, B e C e altas taxas de carboidratos e proteínas, sendo considerado uma novidade no mercado nacional e internacional apesar de a muito já ser conhecido e utilizado pelas comunidades do Norte do Brasil.
fonte: http://naturezadivina.org/textos/araca-boi/