A primeira vez que fiz essa receita, me surpreendi,
porque fica bem interessante o resultado final.
A história do pão é a seguinte:
Pão ázimo ou asmo, matzo (ídiche) matzá (hebraico), eu adotei usar o MATZÁ, achei lindo esse nome, מַצָּה, é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo (ou de outros cereais como aveia, cevada e centeio) e água. A preparação da massa não deve exceder 18 minutos para garantir que a massa não fermente.
De acordo com a tradição judaico-cristã, pão ázimo foi feito pelos israelitas antes da fuga do Antigo Egito, por que não houve tempo para esperar até a massa fermentar.
Criaram o Matza, mas como não era de boa qualidade,
adotaram algumas alterações como o MATZÁ do Novo Milênio.
Essa versão é atualizada, acrescentando azeite e sal.
Na realidade, essa receita é mais velha que andar pra frente, como disse o Mark Birtman. Chama-se de carta música, que quer dizer partitura, papel de música. O pão é transparente de tão fino. Pode ser preparado rapidamente, principalmente se o Faraó estivesse em seu encalço....hehehe.
Então, vamos ver como é fácil:
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1/3 xícara de azeite de oliva
1/2 de xícara de água
1 colher de sobremesa de sal
Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno em 250º., por dez minutos. Prepare uma emulsão com a água e o azeite. Acrescente a farinha e o sal e forme uma massa homogênea. Divida a massa em 12 pedaços. Jogue farinha na mesa e abra a massa com ajuda de um rolo e a cada pedaço deixe-o bem fininho, a massa fica quase transparente. Coloque em assadeiras (não é necessário untar). Com o forno bem quente, atenção, é 2 minutos de um lado e 1 minuto do outro. Mas como cada forno é diferente, o segredo é deixar crocante e douradinho, mas sem queimar. Eles saem do forno parecendo que ainda não estão totalmente crocantes, mas eles secam em seguida.
DICA DA VOVÓ:
Salpique sal grosso e alecrim, antes de ir ao forno.
Fica show! O sabor é de cream cracker.