Minha filha veio curtir as férias em Manaus e nestes últimos dez dias, além de alguns passeios na Floresta Amazônica, decidiu colocar em prática o seu prato preferido.
Deu pra matar a saudade.
Bia na canoa em plena Floresta Amazônica
Este medalhão tem uma historinha interessante porque quando eu morava no Rio de Janeiro eu sempre ia a um restaurante para degustá-lo, mas um dia resolvi ter àquela cara de pau e liguei para o tal restaurante num domingo cedo e falei que adoraria conversar com o Chef da Cozinha. Quem estava na linha disse que eu estava falando com ele. Nossa...vocês não imaginam a minha felicidade. Criei a história que ia receber minha sogra em casa e que era o seu prato preferido e ele disse que eu pegasse a caneta e o papel e me passou todas as dicas. Lógico que eu tive que adaptar algumas coisas por conta da quantidade. Mas até hoje me sinto feliz por ter aprendido essa delícia super prático e fácil de fazer.
Ontem fomos jantar na casa de uns amigos, e como acredito que nada é por acaso,
me deparei com esta receita especial.
Esta semana divulguei novamente o EMPADÃO PERFEITO da D. Haydée, uma versão também deliciosa, mas devo confessar que ontem quando vi este empadão à mesa, pedi para fotografar, pois a Malu, filha da anfitriã Roberta, quando relacionou pra mim os ingredientes, fiquei muito feliz, pois era a receita original do empadão da minha mãe. Nossa que saudade! Quando minha mãe faleceu em 2006 eu ainda não tinha o Blog e também tinha perdido em nossas mudanças o seu caderninho de receitas.
Malu, a responsável pelo empadão de hoje
e o André, seu tio-irmão
Valeu Malu por passar os detalhes desta receita!
A vida é cheia de surpresas, é só esperarmos o momento certo das coisas acontecerem.
Hoje resolvi postar esta maravilha pra vocês. É uma massa deliciosa, dissolve na boca, algo divino mesmo.
Fiquei tão impressionada com esta receita que esqueci de fotografar depois de cortado, mas daqui a pouco vou fazer um desses para levar para um almoço amanhã e prometo postar aqui essas fotos da minha experiência .
INGREDIENTES:
250g de gordura hidrogenada
500g margarina Qualy
1kg de farinha de trigo
1 ovo inteiro
1 pitada de sal
RECHEIO:
1 bandeja de peito de frango
1 caixa de creme de leite
1 copo de requeijão cremoso
azeitona sem caroço
1 litro de leite
3 colheres de sopa (de mãe) de maisena
MODO DE FAZER:
Assim que você resolver fazer este empadão, deixe os ingredientes na temperatura ambiente até que a gordura e a margarina percam a consistência dura e gelada.
Misture a metade da farinha de trigo, a gordura hidrogenada meio derretida, a margarina, o ovo e o sal. Depois que essa massa começa a ficar homogênea acrescente o restante do trigo, aos poucos até que comece a desgrudar da mão. Deixe essa massa descansar na geladeira por 2 horas.
Recheio:
Corte o peito de frango em quadradinhos, faça um refogadinho para depois desfiá-lo. Reserve. Prepare um copo de leite para dissolver a maisena . Coloque o restante de leite neste frango desfiado e vá mexendo até aquecer bem. Depois acrescente este copo de leite com a maisena dissolvida e perceba que vai virar um creme bem grossinho, assim que ferver, desligue o fogo, acrescente o creme de leite e o requeijão, mexa bem e deixe ESFRIAR.
MONTAGEM:
Retire a massa da geladeira espalhe no pirex grande, coloque o recheio frio e faça a tampa do empadão moldando em um plástico ou jogo americano, depois vire em cima da massa com o recheio e pincele com uma gema dissolvida em um pouquinho de leite. Leve ao forno médio até que fique dourado.
DICA DA VOVÓ: Experimente o sal da massa aos poucos para que fique ao seu gosto.
Caso você perceba que a massa da empada ainda está muito úmida, salpique mais farinha de trigo até que ela esteja desgrudando da mão com facilidade.
Na primeira vez que eu fiz este empadão não foi preciso acrescentar nada, mas na segunda vez, o calor estava maior e por isso tive que salpicar mais um pouquinho de farinha.
Aproveitando este dia, quero contar que ganhei mais dois netinhos do coração. Meus amigos do Rio de Janeiro, Olavo e Josete, por questões profissionais vieram transferidos para Manaus e com eles vieram seus dois filhinhos que mais parecem uns anjinhos de olhos azuis, uns fofos!
Bia, Lucas e Lara
Com essa onda da Vovó Cristina aqui em Manaus, eles também me passaram a chamar de Vovó e é claro que estou toda boba,
afinal eu adooooro ser chamada de Vovó.
Esta semana minha filha Bia, também está passando os últimos dias de férias aqui em Manaus, então está um turbilhão de emoções. Como eu sempre digo,
Deus nunca erra.
Josete além do jantar, preparou essa sobremesa deliciosa.
Veja como é fácil:
INGREDIENTES:
1lata de leite condensado
1/2 lata de leite
2 gemas
2 e 1/2 colheres de sopa de Nescau
1 lata de creme de leite
100g de chocolate meio amargo picado
100g de nozes picadas
MODO DE FAZER:
Mistura-se o leite condensado, o leite, as gemas (sem pele) e o Nescau.
Leve ao fogo até ficar no ponto do brigadeiro mole. Reserve e coloque na geladeira.
Bata as claras em neve, misture o creme de leite, acrescente o chocolate e as nozes picadas e misture tudo delicadamente ao primeiro creme, rale ou corte alguns pedacinhos de chocolate para colocar por cima para decorar e leve à geladeira por mais umas duas horas.
Em algumas oportunidades apresentei a vocês algumas receitas perfeitas da mãe de uma grande amiga minha, D. Haydée, lembram? Pois é, ela ficou doente e não resistiu a esta última visita ao Hospital.
Não tem como contermos nossas lágrimas em algumas despedidas, mas fiquei sabendo agora que ela partiu no Dia do Amigo, dia 20 de julho passado e nesse dia estava sem internet. Nossa, que perda!
Acredito que um dia teremos respostas pra tudo, mas hoje minha homenagem é para essa pessoa tão especial, que me proporcionou tantos momentos maravilhosos me hospedando em sua casa nas minhas idas ao Rio de Janeiro depois que me mudei pra Manaus ela sempre me dizia:
" Minha filha, a casa é sua, sempre que vir aqui, conte conosco",
isso é forte pra mim, me sentia em casa mesmo.
Não deve ter sido por acaso que passei os 2 últimos Dia das Mães com ela.
Quando liguei hoje para a casa dela, sua irmã Maria Luiza atendeu e disse que minha amiga Vivian estava se preparando para me dar essa notícia e nem consegui falar com ela ainda,
pois ela tinha descido pra levar seu cachorrinho pra passear.
Oh Vivian...adoraria estar aí pertinho de você para darmos àquelas caminhadas na praia ao amanhecer o dia, como fazíamos tempos atrás, mas saiba que estarei orando para que você tenha muita força....vida que segue amiga, eu sei que de onde sua mãe (às vezes, nossa) estiver, estará intercedendo por você/nós, acredite!
Sabemos o quanto ela é especial e sempre será.
Em maio de 2011, preparamos um empadão perfeito e por isso quero compartilhar com vocês novamente esta receita que fizemos passo-a-passo e vocês podem conferir AQUI.
Neste final de semana organizamos uma festa julina e todos os nossos amigos participaram com um prato de doce ou salgado. A Maria Eduarda com apenas 13 anos, minha mais nova amiga, prometeu levar um delicioso Bolo de Chocolate e o mais interessante é que ela disse que era um bolo rápido.
Gostei mais ainda dessa ideia.
A receita foi aprovadíssima e lógico que eu trouxe para vocês.
Mª Eduarda, Eduardo, Cris e Adonai
Maria Eduarda, muito obrigada pela sua participação!
Tenho certeza que sua receita fará o maior sucesso por
todas as casas das/os seguidoras/es do Blog da Vovó Cristina.
INGREDIENTES:
6 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou Nescau)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher rasa de chá de bicabornato de sódio
1 colher de mãe (chá) de fermento
3/4 xícaras (chá) de margarina ou manteiga derretida
1 xícara de água fria
3 ovos
MODO DE FAZER:
Junte todos os ingredientes secos e peneirados em uma vasilha:
chocolate, farinha, açúcar, bicabornato e o fermento em pó.
Junte os outros ingredientes de uma vez.
Bata bem e coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo.
Leve ao forno por mais ou menos 40 minutos.
DICA DA VOVÓ: Com a experiência desta receita, tomei conhecimento
de umas medidas que não conhecia...rsrsrs.
A Roberta, mãe da Maria Eduarda diz que em sua família sempre usaram a medida colher de mãe que é a colher bem cheia, a ponto de fazer o montinho em cima e a colher da sogra, que é aquela colher rasa, como se passasse uma faca para igualar a altura. Vivendo e aprendendo, né?
Bastante consumida nas regiões Norte e Nordeste do país, a "tapioca" é tida como uma delícia tipicamente brasileira. Feita com goma de mandioca e incrementada com recheios, ela pode acompanhar o café da manhã ou o lanche da tarde, além, é claro, de fazer sucesso nas festas juninas.
Para ajudar você a incrementar os pratos típicos da época, a Rede Amazônica lançou a série de vídeos "Receitas Juninas", que está sendo exibida na grade da TV Amazonas.
Na última receita da série, Vovó Cristina ensina a preparar a "tapioca com castanha e queijo coalho", uma receita prática e fácil de fazer. No total, são 6 quitutes juninos mostrados durante aprogramação.
- Goma de tapioca umedecida com castanha
- Queijo coalho em fatias finas
MODO DE PREPARO:
- Esquente a frigideira e coloque a quantidade de goma suficiente para cobrir o fundo;
- Conforme a frigideira aquece, a goma de tapioca ficará uniforme, como em um omelete.
- Vire e desvire para que fique por igual;
- Acrescente o queijo coalho e deixe derreter um pouco;
- Dobre ou enrole a tapioca e sirva em uma travessa.
DICA DA VOVÓ:
Como pode ser visto no vídeo, eu não misturo a castanha com a tapioca umedecida como fazem nas feiras regionais. Fica bem melhor usar a castanha como recheio.
A castanha deve ser triturada e torrada antes de acrescentá-la como recheio.
Hoje revendo minhas fotos tiradas em maio no Rio de Janeiro, constatei que estava aguardando a receita deste delicioso rocambole de carne moída feito pela minha sobrinha e afilhada querida, a Raquel, mãe dos meus 4 sobrinhos netos. Quel, você está de parabéns, pois esta receitinha fácil é simplesmente maravilhosa.
Liguei pra ela e trouxe a receita pra vocês, do jeitinho que ela falou:
1 quilo de carne moida
1 pacote de creme de cebola
Mistura bem e coloque dentro de um saco plástico, esses tranparentes de supermercado mesmo.
Estique a massa e deixe na espessura desejada e abra direitinho pelas laterais,
retire o plástico e coloque o recheio.
Este da foto, que comemos aqui tem:
queijo, presunto, tomate, cebola, pimentão e orégano
O recheio é a gosto.
Depois enrole fazendo o formato de rocambole,
coloque fatias de bacon por cima e
e na travessa passe um pouco de azeite.
Leve ao forno 200º e deixe até que perceba que a carne
está pronta. Nesta foto, ainda não estava totalmente assado e
No dia 20 de junho, a TV Amazonas lançou a série "Receitas Juninas", que está sendo exibida durante toda a sua programação. No total, são 6 vídeos que ensinam você a preparar pratos típicos que fazem sucesso nessa época do ano.
Para incrementar os guloseimas desse período, a TV Amazonas elaborou uma série de vídeos com receitas e dicas bem simples para que você entre no clima das festividades juninas. Os pratos serão exibidos até o dia 15 de julho.
ARede Amazônica ensina você como fazer essas delícias da época e quem sabe, levantar uma grana extra. Confira aqui todos os vídeos:
Em primeiro lugar você deve encontrar os filés de peixe.
No Rio de Janeiro eu sempre optei pelo Filé de Cação.
Mas aqui em Manaus eu uso o Filé de Aruanã.
Passo pelo tempero Receita de Casa,
espremo um limão por cima e levo à geladeira por uma hora.
Eu uso esse tempero tanto para o peixe como para as carnes.
Depois passo pela farinha de trigo
e levo para fritar no azeite com um pouco de óleo na mesma proporção.
Prontinho...aqui está a sua porção:
Se for necessário abaixe um pouco o fogo para não fritar demais o seu peixinho.
DICA DA VOVÓ: Para você saber qual o ponto ideal para começar a fritar os peixes é jogando um palito de fósforo no óleo e assim que acender está no ponto.
e temos o Mosaico em Vídeo que você pode conferir no final da postagem.
Venho pensando na Copa e
desde que encontrei a gelatina azul (tutti-fruti),
essa ideia não saiu da minha cabeça:
Mosaico BRASIL.
Como a base desta sobremesa é definir as 4 cores de gelatina,
decidi usar 2 gelatinas de limão (verde),
1 gelatina de maracujá ou abacaxi (amarela) e a 1 gelatina de tutti-fruti (azul).
Afinal, em nossa bandeira o que mais tem é o verde, né?
O creme que mistura os quadradinhos já será a ideia do branco.
Uma parte desenformei e a outra quis conferir também
como ficavam em copinhos com tampas.
Rendeu uma forma pequena de pudim e
12 copinhos de 200ml.
NGREDIENTES:
4 caixas de gelatina em pó (2 de limão, 1 de maracujá ou abacaxi, 1 tutti-frutti azul)
2 envelopes de gelatina branca em pó sem sabor
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite (sem soro)
1 vidro de leite de côco
MODO DE FAZER:
Prepare cada gelatina separadamente, diluindo cada uma delas em 250ml de água quente e 200ml de água gelada. Coloque em vasilhas e leve a gelar.Junte 5 colheres (sopa) de água fria a gelatina sem sabor e leva ao fogo em banho-maria até dissolver, não deixe ferver. Bata no liquidificador, o leite condensado, o creme de leite, o leite de côco e a gelatina sem sabor diluída até obter uma mistura bem homogênea. Corte as gelatinas de sabores em cubos. Coloque os cubos das gelatinas numa tigela grande e despeje sobre eles a mistura do liquidificador. Misture levemente, coloque numa forma de pudim grande com buraco no meio, previamente molhada com água fria (escorra a água) e leve à geladeira até ficar bem firme. Passe em volta uma faca de lâmina comprida e desenforme.
OBS: Eu não sei qual é o mistério mas quando forem fazer a gelatina azul, usem 200ml de água fervente e 200ml de água gelada. Caso contrário, ela fica mais mole que as outras.
DICA DA VOVÓ: Neste caso de usar duas cores iguais (verde), é importante colocar a gelatina para fazer em formas separadas como se fossem cores distintas, para que os quadradinhos fiquem do mesmo tamanho.
Depois que colocar a gelatina na geladeira para gelar, não deve ficar abrindo muito a geladeira, por isso o ideal é fazer de um dia para o outro. Faça as gelatinas a noite e no dia seguinte pela manhã prepare o creme e finalize o mosaico.
Como a Copa está a caminho, acho que é uma ótima pedida!
A mistura dos sabores também ficou maravilhosa.
COPA ... traz tantas recordações...
Quem já participou de decorações...pintando ruas e avenidas para essa
competição mundial? Nossa ...isso me trouxe de volta a minha infância e adolescência.
Como nada é por acaso, hoje é o dia do aniversário da Heloisa,
minha amiga de infância e por isso a homenagem do Blog hoje é pra vc Helô.
FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
Adoraria poder te dar um abraço apertado,
mas estamos tão distantes fisicamente, resolvi fazer um flashback:
Eu adoro tirar fotos desde criancinha,
sempre esteve comigo minha máquina fotográfica.
Busquei nos arquivos, digitalizei e trouxe pra compartilhar com vocês.
Sempre avaliei as fotos, que na época chamávamos de retratos,
como o congelamento de um momento especial e
esses foram com certeza momentos especiais.
Nossas mães determinavam que só podíamos ir a praia, nossa primeira opção,
ou brincar na vila, depois que chegássemos da escola
e fizéssemos os deveres e limpássemos a nossa casa.
Hummm...minha tarefa sempre foi tirar o pó dos móveis.
Helô e eu tínhamos um trato, quem acabasse primeiro
ia ajudar a outra em sua casa. Rsrsrsrs...bons tempos!
Lembra dessa Helô?
Heloisa e eu em 1979
Adorávamos ensaiar os passinhos de dança para os finais de semana
quando fazíamos Hi-Fi, cada semana na casa de um.
Nossa mesada ajudava a comprarmos os discos de vinil
para essas festinhas
Brincar de queimado, pick bandeira, amarelinhas,
praia no fim de semana....hummm....como temos histórias pra contar.
Até mesmo descobrir a melhor receita de bolo de chocolate, né?
Madalena, Marluce e Rosane...cadê essas meninas?
O tempo foi passando, crescemos, casamos, tivemos filhos:
Danilo e Carina, nossos filhos em 1991
Nossos filhos até brincaram enquanto eram pequenos, mas depois mudamos de bairro e
passamos a nos ver em algumas comemorações, despedidas, enfim ...
assim é a vida.
Hoje moramos em estados diferente, mas saiba Helô que você sempre
estará em minha história, e te desejo tudo de bom,