Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

GALINHA CAIPIRA COM ARROZ DE GRAXA


Uma das primeiras amizades que fiz aqui em Manaus foi a Gil Érica, uma paraibana arretada. Sempre que eu ficava triste e me sentia sozinha ia lá na sua loja. Ela faz chaves muito bem e tem histórias muito boas pra contar. Apesar de ser bem jovem tem uma experiência de vida muito interessante. A Gil sempre faz um cafezinho pra lá de bom e quase sempre (todo tempo! ops!) passo por lá.  Há algumas semanas ela preparou um prato típico lá da sua terrinha São Bento, interior da Paraíba. Vamos ver se consigo detalhar essa novidade. Claro, que com esse nome, fiquei cheia de receio para comer, mas como fiz questão de fotografar cada etapa, percebi que a cada instante ia dando àquele gostinho de mais e mais gostoso. Em algumas regiões esta receita também é conhecida como ARROZ NA GRAXA DA GALINHA CAIPIRA.

Galinha Caipira é aquela galinha criada no fundo do quintal. Encontre uma galinha fresca para ser consumida, sem ter sido congelada. Bata no liquidificador: 2 cebolas, 6 dentes de alho, 1 pimentão, 1 pimenta de cheiro e 1 xícara de água. Acrescente sal, cominho, coloral e reserve.

 Lave a galinha com bastante água e deixe de molho por uns 20 minutos em 1 xícara de vinagre com mais o suco de 2 limões. Logo após esse tempo lave tudo e agora tempere a galinha com o que foi batido no liquidificador e deixe por mais um tempo (+ ou - 30 minutos), antes de ir ao fogo.

 Para esta receita, a melhor galinha é a mais dura e mais velha. Se você conseguir uma galinha assim não esqueça esta dica: Leve a galinha depois à panela de pressão.

Seguindo esta dica, depois que a panela começar a chiar, conte 30 minutos. Assim que retirar toda a pressão da panela, abra e verifique se está bem cozida. Reserve para que seja retirado a gordura para temperar o arroz de graxa.

Ela fica desse jeitinho:


ARROZ DE GRAXA

Em São Bento (São Bento, após a pesquisa do IBGE de 2010, ficou conhecida na região como a cidade que tem um índice 0% de desemprego. Antes, São Bento era conhecida apenas por suas coloridas redes, as preferidas e disputadas em todo o Brasil, inclusive brigando pelo primeiro lugar atualmente mantido pela cidade de Jaguarauna, do estado do Ceará.) se usa o arroz vermelho, porém como aqui não temos, utilizamos o arroz integral. Use 3 xícaras de arroz integral, 1 litro e meio de água. Ponha a água para ferver com o caldo Knnor de costela ou de picanha, coloque 1 pitada de sal e pimenta do reino moída.Quando a água  ferver, coloque o arroz e deixe cozinhando. Mexa de vez em quando. Acrescente 500ml de leite e deixe cozinhando:


Coloque uma lata de creme de leite e mais ou menos 4 conchas de gordura da galinha cozida:


Agora pegue 2 conchas do caldo da galinha:


Misture tudo, até você perceber que está chegando neste ponto:


Prontinho. Uma última mexida e decore a gosto!
Esse é o ARROZ DE GRAXA:


Olha, eu fotografei, testei e aprovei.
Ficou deliciosa! Que belo almoço!

Obrigada Gil e Sérgio, pelo almoço, pelo carinho de vocês e pela amizade de sempre, 
neste primeiro ano de Manaus!

Amamos vocês!
Cris e Adonai


8 comentários:

  1. Que desaforoo!!! Ai Cris, por que a gente não mora perto? Hoje eu juro que ia aí no carão pra filar o almoço..kkkkkkkk... Bjo!

    ResponderExcluir
  2. HUmmm, quando era criança, comia-se muito galinha cipira lá em , eu morava em um sítio, então era certo ter este tipo de comidinha!!!!O arroz eu não conheço, mas gostei muito!!!

    Bjs...Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Ficou com uma cara ótima Cristina, tá difícil é encontrar uma galinha viva ou descongelada por aqui.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse arroz de graxa... me parece delicioso... um abraço!

    João Mario
    picadinhodebacana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi linda vovó!! Essa galinha caipira é uma loucura, como não conhecer, é do meu tempo.Fui criada em sítio no interior, então sou expert no assunto. Agora esse arroz não conhecia, parece ser maravilhoso, fiquei com água na boca. Bjos

    ResponderExcluir
  6. Amiga, eu e meu amado adoramos galinha caipira feito com bastante coentro e cebola roxa. Babei olhando sua comidinha.

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Tô com água na boca!!!
    ... Flor tem selinho pra vc lá no meu blog!!
    Bjs...
    Cris...

    ResponderExcluir
  8. Meninas, eu sempre vi minha prima que mora no interior, fazer esta galinha caipira, mas nunca tinha coragem de experimentar pq eu sofria em ver matar a galinha e isso sempre foi difícil para mim. Mas a Gil, já estava com ela na panela quando cheguei à sua casa....rsrsrs...quebrei os tabus e foi a primeira galinha caipira que comi na minha vida. Este arroz ficou muito interessante e gostoso.

    Beijinhos, obrigada pelas visitas!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!