Estou muito feliz porque vou passar o Dia das Mães com meus filhos, meu irmão, cunhada, sobrinhos/as, primos/as, madrinha, enfim rever meus familiares.
Estou indo ao Rio de Janeiro, minha cidade maravilhosa!
Estou indo ao Rio de Janeiro, minha cidade maravilhosa!
Por conta disso, estou organizando tudo aqui para poder ir tranquila e preparando minha agenda de lá, para poder fazer tudo que tenho para resolver. Conto com a compreensão de vocês, inclusive porque as postagens quero deixar programadas. Talvez não vá poder visitar os blogs amigos como gostaria.
Hoje decidi criar o marcador INICIANTES, afinal tem muitos adolescentes e recém-casados acessando o blog e uma das coisas mais práticas e saborosas dessa vida, é um bom purê de batatas, não é?
Eu faço o mais simples, aquele que qualquer bebê que comece a comer papinhas, pode comer. Purê de vovó mesmo.
Calculo sempre duas batatas por pessoa, se vou fazer pra dois, coloco umas 4 batatas descascadas e cortadas em quadrados, pra cozinhar em água e sal. Assim que ferver a água, conto em média 20 minutos para elas ficarem cozidas. Testo com um garfo para conferir e depois escorro a água.
Passo por este espremedor:
Passo por este espremedor:
Por incrível que pareça tem pessoas aqui que não conhecem este equipamento tão simples e tão importante.
Eu costumo passar duas vezes pelo espremedor para ficar bem fofo. Levo ao fogo com 2 colheres de margarina (uso a Qualy), e leite (tenho usado o Leite Elegê, 90% menos lactose, uma delícia), até ficar no ponto desejado. Coloco o leite bem aos pouquinhos para não amolecer demais. Eu adoro este purê tradicional, mas há quem faça inovações com creme de leite,
queijo ralado e outros. E você? Como faz o seu purê?
CURIOSIDADE: Este espremedor de batatas herdei da minha mãe e ela disse na época que me deu, que já tinha mais de 40 anos, agora, com certeza, afirmo que tem mais de 50 anos.
CURIOSIDADE: Este espremedor de batatas herdei da minha mãe e ela disse na época que me deu, que já tinha mais de 40 anos, agora, com certeza, afirmo que tem mais de 50 anos.
Nós aqui em casa ainda temos esses espremedor tb, mas eu so faço no garfo mesmo, acho que é preguiça hehehehe!!!! Eu faço o purê desse jeitinho que vc falou, é o melhor, mas minha falecida amor, acrescentava um ovo. Ficava muito bom, mas eu ainda prefiro so com manteiga e leite.
ResponderExcluirMuito boa ideia vc pensar nos iniciantes na cozinha Cris, pq muito em breve vou casar e nao tenho tanta experiencia na cozinha assim.
Quer dizer q vai vir pro Rio? Que beleza hein, se prepare pqaqui esta muuuuuito quente, nossa! Vai dar algum curso por aqui ou so pra descansar?
Bjs
Andreia Braga
Eu tb faço assim como vc!!!
ResponderExcluirSó faça com queijo ralado, requeijão, orégano, quando vou fazer escondidinho!!!
Legal vai vim passear aqui no Rio!!!
Aproveite bastante!!!Haaa, eu uso um espremedor tipo o seu, o meu deve ter uns 11 anos!!!
Bjs...
Olá Andreia,
ResponderExcluirse vocês quiserem se organizar, numa tarde poderemos combinar sim, você tem Tim?
Me escreve por e-mail:
blogdavovo@hotmail.com
Manu, vc também está no Rio?
ResponderExcluirVamos organizar pra encontrar as blogueiras cariocas? Que tal?
Beijos.
Bom em 1º lugar quero te dizer q adoro o seu blog, muito fofo. Aqui em casa nós não usamos o espremedor e sim o garfo rsrs. Cozinhamos a batata com a casca depois descascamos, amassamos com o garfo e é temperado com margarina (n^usamos leite) e quando já está pronto colocamos coetro bem cortadinho, fica uma delícia viu experimenta. Beijos Vovó Cristina Boa Páscoa e boa viagem.
ResponderExcluircleidelacerda@msn.com ( meu email )
É Cleide, essa do garfo pra mim é novidade, nunca imaginei fazer purê assim, fiquei impressionada quando me disseram aqui em Manaus que a maioria das pessoas usa o garfo mesmo. Rsrsrs, eu adoro ele bem lisinho por isso além de passar no espremedor, faço duas vezes!Sou virginiana e detalhista. Isso é chatice, né? rsrsrsr. Obrigada pela sua participação, já te enviei um e-mail, tentarei entrar em contato e manter a conexão enquanto estiver viajando. Beijos.
ResponderExcluirOi, Cris! Eu AMO purê de batata e aqui em casa até já enjoamos um pouquinho, mas eu vez ou outra repito.
ResponderExcluirEu também gosto de usar leite e manteiga e fazer numa consistência mais molinha e não gosto de por gema.
Não tenho espremedor, mas depois que descobri a peneira, não consigo fazer diferente. Fica super aerado e fofinho o purê.
Quanto ao tomate, sei muito bem os perigos, principalmente nas sementes (cheias de veneno...). Tem que tomar muita água para compensar. Obrigada pelo alerta.
Beijos
Minha comida favorita!!! Bjs
ResponderExcluirOi Cris, eu também tenho desse espremedor, mas uso mesmo o garfo ou o mixer, bato no liga e desliga com o mixer, acrescento leite e manteiga,e uma pitada de sal claro, dentro da panela mesmo.O purê fica muito fofo, até meio aerado.
ResponderExcluirIdeia muito boa essa de culinária para os iniciantes. Gostei!!!
Boa viagem pra você amiga, curta bastante os seus queridos!!!
Até a volta.
Bjs
Ivani
Oi, Cris!! Então você também já sabe!! rsrs
ResponderExcluirVou fazer um postzinho no blog contando pra todo o mundo, mas estou esperando a barriga crescer um pouquinho. rs
Muito obrigada pelo recadinho no blog. Até então não tive enjoos, só nojinhos. Mas a moleza tá grande. rsrs
Pode deixar, antes eu não tomava refrigerante... Agora o que fiz foi cortar o doce. Faço as receitas com minha mãe e só olho o pessoal comer... =(
Beijos, beijos
Talita, eu tb amoooo muiiiiito!Cuida dessa barriga, tá? A vovó vai acompanhar daqui, viu?
ResponderExcluirNutry, só não como mais pq qdo junta com o arroz vira açúcar, né? Por mim tb comeria todos os dias.
Olá Ivani, vou no início do mês de maio, obrigada pelo carinho.
Beijinhos pra todas!
Cris,
ResponderExcluirTambém prefiro o tradicional.
Mas quando estou inspirada, eu fico inventando, coloco creme de leite, queijo parmesão...
E hoje, encontrei uma receita de purê com alho.
Já está anotado para a próxima tentativa.
beijos
Oi querida
ResponderExcluirFico feliz por passar o feriado com a tua familia!
Respondi teu e-mail no mesmo dia que recebi, te mando novamente (achei estranho nao obter resposta e fiquei pensando se tinha dito qualquer coisa que te magoou)!
Amo purê de batatas, se pudesse comeria todos os dias.
Abraços fraternos
Léia
Também temos este esprmedor, adorei a idéia das receitas para inicicante, tem muita gente que não tem muita intimidade com a cozinha, e desta forma dá para aprender facilmente.
ResponderExcluirAdoro purê de batata, sempre incremento com um pouco de creme de leite, parmesão e misturo também com purê de abóbora,fica uma delícia.
Quando vem a Salvador, Vó?Gostaria muitooo de te conhecer.
Beijooos
Olá Vovó Cris,
ResponderExcluirAmo tudo que vai batata e este seu purê além de delicioso tah mt chique nessa travessa de "folha".
Eu tbm uso o espremedor, acho mais rápido do que ficar amassando no garfo, rs.
Adorei a dica para iniciantes.
Pena que eu não moro no Rio, seria um prazer te conhecer pessoalmente.
Bj grande Vovó,
Sileni
Que bom amiga que você encontrar com sua família fico feliz por você.
ResponderExcluirEu amo purê de qualquer jeito é bom demais!!!
Beijinhos,
Andréa...
Vovó Cristina muito bom purê de batatas né? Melhor ainda é a sua dedicação e preocupação com os iniciantes na cozinha,pois sempre tem alguém começando belo post amiga. Vim tbém lhe informar que não esqueci do selinho que me ofereceu com tanto carinho, postei ele hoje ta? Com muita honra hehe!!
ResponderExcluirVovó, aproveite bem a Páscoa, a familia que vai estar reunida, aproveite bem o Rio, e descanse bastante, todas nós merecemos né...bjocas... Uma ótima Páscoa pra vc e familia
Fabi, deve ser interessante esse com alho, mas meu marido detesta alho e cebola ao vivo e a cores por isso uso sempre os temperos prontos. mas me conta depois.
ResponderExcluirLéia, pelo amor de Deus, minha amiga! Acho que vc que não recebeu meu e-mail "testamento" que te respondi em seguida, escrevi foi muito. Mas, já reencaminhei pra vc, tá? Deve ter caído na lixeira.
Rosi, meu vôo para o Rio será parador, vou pra Fortaleza, Salvador e Rio, imagina? Se desse pra tomarmos um café no aeroporto, seria ótimo, mas será de 30 minutinhos a parada, acho que não dá né?
Poxa Silene, que pena mesmo!Quero ver se encontro as amigas blogueiras cariocas.Vou programar!
Verdade Andréa, estou muito feliz, imagina Dia das Mães sem meus filhos, acho que eu ia ficar muiiiiito mal mesmo.
Josy, faz tempo que falei nisso e acabei esquecendo, mas agora com esse purezinho, que faço sempre e nunca tinha postado, resolvi iniciar esse seguimento. O selinho, foi a primeira vez que respondi e se coubesse todos as indicações na postagem, ofereceria a todos mesmo.
Obrigada pelo seu carinho e de todas que me escrevem, vocês me fazem muita companhia e me sinto feliz por ter vocês em minha vida.
Beijinhos da Vovó!
eu adorei muito sao realmente maravilhozas todas as reseitas
ResponderExcluirObrigada ...volte sempre!
Excluirminha senhora pesso pra vc a receita e vc nao diz essatamente nada
ResponderExcluircade os ingredientes ingredientes
Os ingredientes estão relacionados no texto.
ExcluirLeia atentamente.
2 batatas por pessoa
água e sal para cozinhar as batatas
leite a gosto (use até ficar no ponto desejado)
duas colheres de sopa de margarina (eu uso Qualy)
sal
O anônimo deve gostar de bacalhau e tb dos dois "esses" peço (pesso) e exatamente (essatamente). Os ingredientes estão na receita e tb como dobrá-la.
ExcluirUma dica, bato no processador, fica uma delicia, bem leve e fininho!
ResponderExcluirÉ impressionante como uma mesma receita pode variar tanto!
ResponderExcluirAchei agora na internet gente que usava 10 batatas.... e gente que usava duas; E para essas duas batatas usava 4 colheres de margarina.... mas para as 10 batatas usava apenas duas colheres de margarina, o que me deixou bastante confuso.
Fiz agora pra mim e pra minha esposa com duas batatas e uma colher de sopa de margarina. E 1/3 de xícara de leite. Parece que ficou bom