vovocristina.com.br

sábado, 20 de junho de 2020

VATAPÁ ARROCHADO DE CAMARÃO




Nessa semana, dia 18, minha amiga Chef Dilcy Duarte apresentou a
Live Bemol, e fiquei com água na boca no preparo dessa receita:

VATAPÁ ARROCHADO DE CAMARÃO 




Muito obrigada pela sua amizade, Dilcy!

Anotem os ingredientes!!!

ETAPA 1:

250g de camarão salgado com cabeça
100 g de camarão Tutóia
3 pães franceses amanhecidos400ml de água
1 cebola, 3 dentes de alho ou 2 colheres de sopa de Tempero de Raízes (Receita no final dessa receita)
200 ml de leite líquido


MODO DE FAZER:
Tirar o excesso de sal dos camarões deixando de molho em água gelada, depois tirar as cascas, cabeças e rabos dos Camarões maiores, reservar tudo separadamente. Em uma panela colocar as cascas, rabos e se gostar as cabeças, colocar a água e levar para ferver, deixar esfriar um pouco e colocar no liquidificador com o leite, cebola e alho ou com o tempero de raízes e bater, depois peneirar e descartar o que sobrou na peneira. Cortar os pães em uma vasilha e colocar o líquido do liquidificador sobre eles e deixar hidratar bem por cerca de 1 hora ou de um dia para o outro dentro da geladeira. Reservar.
#PulodaGata: cada pãozinho utilizado na receita, serve duas pessoas.

ETAPA 2

Ingredientes:
Camarões limpos e lavados como você desejar.
Cebola cortada
Alho ou Tempero de Raízes
Pimentões
Pimentinha Cheirosa
Chicória
Azeite
Pimenta, cominho, colorau e os temperos que desejar
Toque de pimenta murupi
O pão que ficou de molho
200 ml de água
3 colheres de leite em pó
200 ml de leite de coco
1/2 (meia) lata de creme de leite
Azeite de dendê ao seu gosto
Cheiro verde ao seu gosto

MODO DE FAZER:

Colocar azeite em uma panela e fazer um refogado com a cebola, pimentinhas, chicória, pimentões, alho ou Tempero de Raízes, pimenta do reino, cominho, colorau, um pouco de cominho, colocar um pouco de azeite de dendê, os camarões e refogar rapidamente, tirar da panela e reservar.
No liquidificador colocar os pães, a água e o leite em pó, o toque de pimenta que arde (murupi) e bater, colocar na mesma panela onde os camarões foram refogados (não lavar a panela), levar ao fogo e mexer muito bem até engrossar e ferver muito bem para que fique muito bem cozido e seja eliminado o sabor do pão, colocar o leite de coco e continuar mexendo, cozinhar muito bem novamente, colocar o refogado de camarões, mexer, colocar mais dendê, provar, acertar o sal, colocar o creme de leite e assim que levantar fervura novamente apagar o fogo, colocar cheiro verde e está pronto seu vatapá!
#PulodaGata: Caso fique muito grosso, adicionar mais água no momento que está mexendo o pão.



TEMPERO DE RAÍZES
Chef Dilcy Duarte

Base:
Raízes e talos de cheiro verde a vontade (cebolinha e coentro), todos bem lavados e higienizados.
1 ou 2 cebolas (depende do quanto gosta e da quantidade de raízes você tenha)
Dentes de alho à gosto e 1 Folha de louro
Óleo temperado ou óleo de coco ou azeite ou a gordura que você usa para cozinhar e a quantidade depende da quantidade de tempero você vai fazer, não use muito,
apenas o suficiente para que bata no liquidificador!

Modo de Preparo: colocar todos os ingredientes no liquidificador e guardar em pote na geladeira.
Pote de vidro: validade 2 semanas na geladeira
Pote de plástico: validade 1 semana na geladeira
Esse tempero é simples, versátil e você aproveita o que seria jogado fora, use para tudo, para temperar frangos, carnes e peixes, torradas, ovos, tudo, depois me conta o que achou.

segunda-feira, 1 de junho de 2020

MOLHO BRANCO




Molho branco super fácil de fazer.

INGREDIENTES:
500ml de leite
2 colheres de sopa de maisena
1 colher de chá de tempero caseiro
azeite para refogar
1 caixinha de creme de leite
noz moscada

MODO DE FAZER:
Primeiro dissolvemos a maisena no leite, refogamos o tempero caseiro ou o tempero de sua preferência em um pouquinho de azeite, refogamos o tempero, fritando o tempero mas sem deixar queimar, adicionamos o leite, mexendo sempre até ferver e observe que o creme começa a engrossar. Abaixamos o fogo, acrescentamos o creme de leite, sem deixar ferver, mexemos delicadamente e colocamos a noz moscada pra finalizar o molho branco.

Este molho eu utilizo na lasanha e em todos os tipos de massa. Gosto também de servir com brócolis e couve-flor, fica muito gostoso. Se você fizer essa receita, volte aqui e deixe seu comentário, dizendo como ficou ou traga sugestões de pratos que você utiliza o molho branco.
Até a próxima!

Já postei o vídeo o vídeo no YouTube!

Clique  AQUI!


quarta-feira, 27 de maio de 2020

BATATA RECHEADA NA AIRFRYER



Eu adoro essa batata recheada!!!

INGREDIENTES:
Batata
Manteiga e/ou Requeijão

MODO DE FAZER:
Ligue a fritadeira elétrica sem óleo poucos minutos antes para pré-aquecer. Enquanto isso, higienize toda a batata, fure toda com um garfo. Embale a batata em papel alumínio, leve à fritadeira por 20 minutos, depois desse tempo,  tire o papel e leve por mais 10 minutos pra tostar. Pronto! 
É só rechear com o que você quiser.  É di-vi-noooo!

Essa semana fiz uma nova parceria com a Totaline Manaus (@totalinemanaus) e fui presenteada com uma AirFryer Midea. Como queria logo postar uma receita, decidi experimentar fazer a batata assada na AirFryer. Eu amei o resultato final! 

Assista o vídeo AQUI!


Sucesso, ela fica bem tostada!
Que delícia!!!

DICA DA VOVÓ: Eu sempre fazia no microondas, mas fica apenas cozida. No forno convencional, também pode ser feita, passada no sal grosso e embalada também no papel alumínio, mas ela tostada na AirFryer, eu amei! Quando meus filhos eram pequenos, eu viajava muito para Orlando, porque tínhamos um filho do coração, o Cacá, que morava lá e tinha ficado órfão aos 16 anos de idade. 
Então, praticamente comemorávamos juntos quase todas as festas familiares do ano.

*****

Antes do real, a moeda que circulava no país era o cruzeiro real (CR$), vigente de 1º de agosto de 1993 até 30 de junho de 1994. Quando o Plano Real foi criado, em 1º de julho de 1994, R$ 1 valia exatamente US$ 1. Em outubro do mesmo ano, o dólar chegou a custar em torno de R$ 0,82.
(Fonte:G1)

Viajar para os EUA era muito mais barato do que viajar pelo Brasil. Que sonho!
Como nada nessa vida é por acaso e tudo na vida tem seu lado positivo e negativo, 
a parte boa eram as viagens pra visitar o Cacá e estarmos sempre juntos.

O Cacá continuou morando com seu padastro, o Rick.  
Ele era americano e sempre o ensinava  receitinhas bem rápidas.
O Rick faleceu em seguida e o Cacá teve que começar a se virar sozinho.

Um dia o Cacá, estava espetando a batata toda com um garfo e fiquei só observando.
Ele disse: - Mãezinha, depois que furar toda a batata com um garfo, é só levar ao microondas por uns 5 a 10 minutos, depende muito da qualidade da batata. E, assim que estiver toda cozida, pode abrir e rechear como quiser. Ela também pode ser feita no forno, enrolada em papel alumínio.

Uau, adotei pela vida toda. Meus filhos pediam sempre a BAKED POTATO.

quarta-feira, 20 de maio de 2020

BOLINHO DE CHUVA




ASSISTA O VÍDEO AQUI!


Literalmente, um sonho de bolinho de chuva!!!

Em 2011,  tivemos a visita da Cris (Tereza Cristina), uma mineira de Belo Horizonte que veio passear em Manaus, pra passar uma semana e acabou passando 40 dias, conversa vai e conversa vem, ela nos contou que teve uma experiência muito interessante com esta receita.

Ela disse que sempre comentava que sentia saudades do bolinho de chuva que seu pai fazia com tanto amor e carinho. Um dia sonhando com o pai, (Sr.Altamiro, Sr. Tatá como ela disse que muitas pessoas o chamavam em vida), ele disse a ela, em sonho:
Minha filha, vou te ensinar a receita do bolinho de chuva 
que eu sempre fazia pra você“.
Ela não só anotou, como correu pra cozinha e fez os bolinhos por volta 
das 3 horas da manhã e pasmem, ficaram divinos!

Quando ouvi sua história, não resisti e anotei tudo. Com a minha insistência consegui que ela me auxiliasse na execução da receita, afinal eu precisava ver o ponto desta massa. Confira o ponto da massa no vídeo.

Ela estava cheia de pressa por conta do seu horário do voo, mas que bom que consegui aprender e trazer pra vocês essa delícia.

Eu fiquei encantada e disse que nunca comi um bolinho tão leve como esse. 

NOTA 1000!

INGREDIENTES:
2 ovos
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de chá de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de leite
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
4 xícaras de chá de farinha de trigo

MODO DE FAZER:
Misture a manteiga com o açúcar e os ovos, adicione a pitada de sal, o leite , o fermento e por último vá adicionando a farinha de trigo até chegar ao ponto desta foto anterior, a xícara medida é de 240ml.

DICA DA VOVÓ:  Caso queira que fique molinho por dentro (eu amo ele assim), é só deixar a gordura ficar bem quente e caso queira todo assadinho por dentro, não deixe a gordura ficar muiiiiiito quente e asse em fogo médio. É gostoso de todo jeito, eu já comi milhares de bolinhos de chuva mas esse sonho com o Sr. Tatá foi um presente pra mim, Cris. Obrigada mesmo. Amei e aprovei esta receita!

Confira mais de 200 comentários na postagem antiga:

segunda-feira, 18 de maio de 2020

ARROZ SOLTINHO NO MICROONDAS




Esse arroz é muito prático, porque adianta muito a nossa vida na correria do dia-a-dia.

VISITE O YOUTUBE E CONFIRA OUTRAS RECEITAS EM VÍDEO.

Clique AQUI!!!


INGREDIENTES:

1 xícara de arroz

2 xícaras de água

1 colher de sopa de óleo

1 colher de chá de tempero caseiro

MODO DE FAZER:

Use panela de microondas ou vasilha de vidro. Coloque na vasilha os ingredientes e misture. Leve ao microondas por dez minutos e prontinho! Esqueça a possibilidade de queimar o arroz, pois isso não acontecerá mais.

DICA DA VOVÓ:

Depois que ele ficar prontinho, você deve esperar um pouco para retirá-lo do microondas,
assim ele acaba de secar e você pode soltá-lo com um garfo,
para transferir para o recipiente de sua preferência.




TEMPERO CASEIRO DA VOVÓ




ASSISTA O VÍDEO AQUI!


Olá pessoal, estou adotando uma vida mais saudável e 
substituindo o tempero industrializado por esse aqui super natural.

É um tempero orgânico com sabor espetacular. 
Dura 1 mês na temperatura ambiente,
6 meses na geladeira e até 1 ano no freezer. 

INGREDIENTES:

Salsa, 
Cebolinha, 
Coentro, 
Manjericão, 
Alecrim,
Louro, 
2 pimentas dedo de moça, 
500 ml de azeite
3 Kg de sal


MODO DE FAZER:

Reserve o sal, bata todos os outros  ingredientes no liquidificador.
Depois acrescente o sal aos poucos mexendo bem até ficar uma pasta bem homogênea.
Eu utilizo um liquidificador exclusivo pra receitas salgadas.
Guarde em potes de vidro. 

DICA DA VOVÓ: A quantidade das folhas é proporcional.
Quando for utilizar o tempero já pronto, use com moderação, 
como se estivesse usando apenas o sal para não salgar sua comida. 
Aos poucos você vai saber a quantidade ideal.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

BOLO DE CENOURA COM CALDA DE CHOCOLATE


Essa receita é muito fácil! 

Anote e confira:

INGREDIENTES
2 cenouras grandes 
4 ovos
1 xícara de óleo
2 e 1/2 xícaras de açúcar
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó


MODO DE FAZER:
Misture todos os ingredientes secos numa tigela e reserve.
Raspe as cenouras com uma faca e corte em rodelinhas.
Bata no liquidificador as cenouras já cortadas, os ovos e o óleo.  
Acrescente aos ingredientes secos. 
Leve ao forno 200º, num tabuleiro retangular, 
por aproximadamente 50 minutos.
OBS: Se utilizar a farinha de trigo com fermento, 
não é necessário utilizar a colher de fermento em pó.

CALDA DE CHOCOLATE:
Misture:
7 colheres(sopa) de açúcar
2 colheres(sopa) de leite
2 colheres(sopa) de chocolate 
2 colheres(sopa) de margarina
Obs.: Não é preciso  levar esta cobertura ao fogo. 
Assim que o bolo sair do forno, passe por cima do bolo ainda quente!

sábado, 9 de maio de 2020

TORTA DE BANANA CARAMELADA

Essa torta é  uma delícia! A receita tem mais de 30 anos e aprendi com a minha vizinha Tereza.
Na época, eu estava grávida do meu filho Danilo. Como enjoava muito no inicio, sempre pedia que ela fizesse essa torta pra mim. Anote, porque vale a pena testar:

INGREDIENTES:
3 xícaras de farinha de trigo
200gr de manteiga
3 xícaras de açúcar
(usei o demerara)
3 ovos
2 colheres de chá de fermento em pó
2 xícaras de leite
6 bananas em fatias ou abacaxi em rodelas(sem miolo)

MODO DE FAZER:
Faça uma calda de açúcar queimado como se fosse fazer pudim, jogue no tabuleiro e coloque as bananas fatiadas. Deixe esfriando e prepare a massa.
Bata as claras em neve e reserve. Bata a margarina com o açúcar, acrescente as gemas, depois a farinha de trigo, o leite e o fermento. No final adicione as claras e mexa levemente.
Coloque esta massa no tabuleiro com as bananas já carameladas. Leve ao forno (180º) por mais ou menos uma hora. Não abra o forno antes que fique pronto. Forma retangular número 3 ALTA.

Dica da Vovó: Essa torta pode fazer também com rodelas de abacaxi, a massa é ótima!

quinta-feira, 16 de abril de 2020

MINGAU DE CHOCOLATE



Meus filhos amam esse mingau e pediram que eu colocasse essa receita no blog, rsss....aí está meninos! Em breve colocarei uma divisão só para os iniciantes.

INGREDIENTES:

1 copo de leite integral
2 colheres de sopa (rasas) de amido de milho (maisena)
2 colheres de sopa de Nescau 
(se preferir mais clarinho use apenas 1 colher de Nescau)
1 colher de sopa de açúcar
canela para salpicar

MODO DE FAZER:

Numa panela média  dissolva todos os ingredientes secos no leite, antes de levar ao fogo. Depois que estiver tudo dissolvido, leve ao fogo médio. Assim que começar a engrossar, abaixe bem o fogo, misture mais rápido o tempo todo e retire do fogo logo em seguida e coloque em um prato fundo, salpique com canela, se gostar.

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

MAKER DAY BRASIL COOKING CLASS 2018 - BRIGADEIRO SEM FOGÃO





Fui convidada pela Mara Bacuri do ICBEU para participar de um evento muito interessante, chamado MAKER DAY BRASIL. Um evento simultâneo em 15 cidades, com oficinas de robótica, de Minecraft, entre outros o Cooking Class, onde tive a honra de compartilhar uma receita bem fácil que é o BRIGADEIRO SEM FOGÃO. 

A princípio era turma para crianças a partir de 10 anos, e por isso escolhi uma receita bem fácil que não precisava usar o fogão. Fui verdadeiramente surpreendida com tantos alunos além dessa idade e mesmo assim todos gostaram muito. 

A receita é assim:

INGREDIENTES:

1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó
1 e 1/2 xícara de leite em pó
margarina para untar as mãos 
chocolate granulado para decorar

MODO DE FAZER:

Misture bem todos os ingredientes em uma tigela, até formar uma massa homogênea. Unte as mãos, faça os brigadeiros e passe no chocolate granulado. Rende mais ou menos 30 brigadeiros.

DICA DA VOVÓ: Deixe a massa descansar um pouco, pois o leite condensado vai absorver o leite em pó e o chocolate, até chegar no ponto de enrolar. Aqui em casa, em geral,  não dá tempo de enrolar. Mas se quiserem fazer o brigadeiro de copinho é só acrescentar uma caixinha de  creme de leite aos poucos até chegar na sua consistência desejada.

PRIMEIRA TURMA

SEGUNDA TURMA

TERCEIRA TURMA
QUARTA TURMA


CONVIDADOS ESPECIAIS

QUINTA TURMA
Tiramos muitas fotos e fizemos alguns vídeos, estarei postando em breve o link dos arquivos AQUI.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

CUPOM DE DESCONTO


Pessoal, hoje eu encontrei um site que eu adoraria visitar tudo que é oferecido,
 para resgatar diversos cupons suuuuuuper interessantes.

Vou deixar essa dica para vocês. Porque em tempo de crise, temos que pelo menos,
usufruir desses benefícios oferecidos pelas empresas, não é mesmo?

Amei e acho que vocês irão adorar também:

Clique aqui:

Como eu sei que com o tempo essa postagem vai ficar embutida entre outras,
deixarei publicado aqui na lateral direita do Blog o atalho para vocês 
localizarem mais rapidinho. 

Lembrando que essa lateral vocês só visualizam pelos computadores e notebooks.

sexta-feira, 21 de julho de 2017

BOLO MESCLADO COM RECHEIO DE GOIABADA DA LAURA


Olá pessoal, depois do nascimento da minha neta Jade e de vários netos do coração,
 minha vida mudou completamente...rsss, passei a administrar o tempo de outra forma.

Em breve, atualizarei os fatos e farei uma postagem especial pra colocarmos o papo em dia.

Agora, parei aqui rapidinho pra deixar essa receita maravilhosa que a minha 
querida Laura copiou com todo carinho pra compartilhar com vocês. 

Veja como é fácil:


INGREDIENTES:

200 g de margarina
2 xícaras de açúcar
4 ovos
1 xícara de leite
3 xícaras de trigo com fermento
1 xícara de Nescau
goiabada cortada em pedaços ( a gosto)

MODO DE FAZER:

Bata a margarina com o açúcar até virar um creme, acrescente os ovos inteiros,
(geralmente misturo os ovos em uma tigela com um pouco de suco de limão), bata bem.
Em seguida, vá alternando o trigo e o leite, batendo sempre até formar um creme homogêneo.

Em uma forma untada com margarina e trigo, despeje a metade da massa e reserve.
Na massa que restou, misture o Nescau e bata bem, despeje essa mistura também na forma. 
Com uma faquinha faça duas pequenas e suaves voltas nas massas para que elas se misturem um pouco.

Por fim, coloque os pedaços de goiabada na massa, afundando só um pouquinho delicadamente.
Leve pra assar em forno pré-aquecido a 200º  por mais ou menos 40 minutos.




Hoje em dia com o mundo virtual é raridade encontrar uma receita por escrito numa folha de caderno,
 por isso digitalizei para guardar a recordação do carinho que a Laura escreveu pra todos nós.
Obrigada Laura, ameeei! Beijinhos.


quarta-feira, 19 de abril de 2017

PAVÊ DE MARACUJÁ


Olá pessoal, ando com muita saudade de colocar o nosso papo em dia, 
minha vida de vovó está bem movimentada!

Hoje é aniversário do meu netinho do coração.
Parabéns, Renato baby!

Renato de pé e Jade, quase sentada assistindo Bita

Agora meu expediente de Vovó é de 24h no ar....rsss.

Enquanto isso, tenho tido oportunidades de experimentar algumas delícias, 
que não posso deixar de compartilhar com vocês. Afinal adoro uma boa sobremesa!
Esse pavê é uma receita familiar,  bem antiga,  da minha amiga Adonira.

A primeira vez que comi, divulguei no Instagram, antes da Adonira repassar a receita.
Pra quem gosta de sobremesa com paladar azedinho, essa é dos deuses!
Depois me contem como ficou. 


INGREDIENTES:

10 maracujás
4 latas de leite condensado
4 latas de creme de leite
1 1/2 caixa de biscoito champanhe

Retire a polpa do maracujá e leve ao fogo até os caroços se soltarem. Passe na peneira ainda quente e reserve. Coloque no liquidificador o leite condensado e o creme de leite e bata por mais ou menos 5 minutos. Acrescente o maracujá a gosto. 

Observação:
Melhor dividir a receita em duas batidas.

Montagem:

Uma camada de creme.
Faça um suco do maracujá e adoce com leite condensado. 
Mergulhe o biscoito no suco até que fique meio encharcado. 
 CUIDADO para não deixar mole o biscoito. Faça uma camada de biscoito. 
Após o biscoito, coloque mais uma camada de creme. 
Para finalizar, deixe uns biscoitos para triturar e polvilhar acima do creme. 
Deixe no freezer por 30 minutos mais ou menos e 
assim  que estiver super gelado, pode se deliciar.



terça-feira, 18 de abril de 2017

PAVÊ DE NUTELLA DA ALCIONE

Alcione e seu filho João Dinelli


Nossa Páscoa foi incrível e uma das receitas que aprovei num almoço que tivemos, bem especial,  foi esse pavê divino de Nutella. O João que pediu pra sua mãe fazer e nos presenteou com essa delícia. Não deu tempo de fotografar as fatias, porque "evaporou", mas em breve trago uma foto mais detalhada.

Veja como é fácil:



INGREDIENTES:


Um pote de Nutella de 620ml
Uma lata de doce de leite na mesma quantidade
6 caixas de creme de leite
Bolacha maisena 
Leite líquido
Chocolate pra decorar


MODO DE FAZER:

Mistura a Nutella às 3 caixinhas de creme de leite e reserve.  Faça o mesmo com o  doce de leite, misturando as outras 3 caixinhas.  Molhe os biscoitos maizena no leite e comece a montar o pavê. Coloque a primeira camada de biscoitos molhados no leite, forrando o pirex,  depois coloca  uma camada de doce de leite,  depois uma camada de bolacha, uma camada de Nutella.  Coloquei chocolate em cima só para dar um charme. 

Obs: O João prefere pouco chocolate em cima.

Leve ao congelador até ficar super gelado e sirva em seguida para a alegria da família.

quinta-feira, 2 de março de 2017

PUDIM DE COCO DA RUTY


Semana passada uma das seguidoras do blog, repassou uma de suas receitas favoritas.
 Ela disse que faz sempre em casa e o seu marido adooora. 
Lógico que pedi para compartilhar com vocês.
Veja como é fácil!

INGREDIENTES:

1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite integral
4 ovos
50g de coco ralado

MODO DE FAZER:

Bate todos os ingredientes no liquidificador e leve à  forma caramelada, 
na panela de pudim por 30 minutos.

Dica da vovó: É importante deixar o coco para bater por último e 
dar apenas uma ligeira mexida para não triturar tudo.

Aos poucos estarei repostando as receitas do Blog, para que o aplicativo seja todo atualizado.


quarta-feira, 26 de outubro de 2016

BRIGADEIRÃO DA LARISSA


Olá pessoal, voltando devagarzinho, porque faz muito tempo que não passo por aqui.
Quanta saudade!

Esse brigadeirão é muiiiito gostoso e merece esse compartilhamento.

Minha amiga Larissa me enviou a receita e confiram como é fácil!


INGREDIENTES:
  
 01 caixa de leite condensado 
01 caixa de creme de leite
04 colheres de açúcar
03 ovos
01 colher de manteiga
01 xícara de chocolate em pó 

        
MODO DE FAZER:

               
Bater tudo no liquidificador.  Colocar numa forma untada com manteiga e cobrir com papel alumínio.  Levar ao forno em banho maria por quase 1 e 30 mim ou no microondas por 10 min.                        
Pode enfeitar com morango , chocolate granulado ou como desejar.

Esse da foto foi feito no forno e ficou delicioso. Demora mais um pouco mais fica mais cremoso.
Valeu pela dica, Lari! Eu ameeeei!

quinta-feira, 16 de junho de 2016

BRIGADEIRO SEM FOGÃO


Existem várias formas de fazer um delicioso brigadeiro, 
mas acredito que essa, seja a mais prática de todas, pois não vai ao fogo.

Esse é o famoso brigadeiro mole, porque você adiciona o creme de leite,
 perdendo assim o ponto de enrolar.

INGREDIENTES:

1 lata de leite condensado
1 xícara e meia de leite em pó (eu uso Ninho)
4 colheres de chocolate de boa qualidade
1 caixinha de creme de leite

MODO DE FAZER:

Misture primeiro o leite condensado, o leite e o chocolate, por fim adicione o creme de leite aos poucos até o ponto desejado por você. Aguarde um pouco. Depois mexa novamente e pronto, pode criar várias sobremesas e cobrir àquele bolo de chocolate, fica uma delícia!


VEJA O VÍDEO DESTA RECEITA:

sábado, 28 de maio de 2016

PÉ-DE-MOLEQUE BRIGADEIRO


Aprendi a fazer essa receita quando estava trabalhando no meu segundo emprego.
A D. Maria Luiza dizia que era receita de avó pra avó, mas na época eu só tinha
18 anos, então só comigo tem mais de 30 anos. Então, eu já digo que é uma receita
com mais de 100 anos. O importante é que sempre deu certo, seguindo o passo-a-passo
direitinho. Sempre faz sucesso e a garotada ama de paixão.


INGREDIENTES:

1/2 kg de amendoim cru com casca (vermelha)
2 xícaras de açúcar refinado (eu uso União)
1 lata de leite condensado (Moça)
2 colheres de sopa de Nescau
1 colher de margarina (eu uso Qualy)


MODO DE FAZER:


Antes de levar os ingredientes ao fogo, 
unte uma superfície com margarina e reserve.
Leve ao fogo o amendoim e o açúcar até caramelar.
Tire do fogo, junte os outros ingredientes e volte 
ao fogo por mais 3 minutos,contando a partir do 
momento que o caramelo já está mexendo com facilidade.
Pode cronometrar que dá certinho. Jogue tudo na pedra untada.
Separe as colheradas de tamanhos proporcionais, assim como está na foto.
Prontinho, agora é só esperar esfriar e se deliciar.
Se quiser embale individualmente, dentro de saquinhos plásticos.

DICA DA VOVÓ: Eu considero as marcas dos produtos usados essenciais, 
para o resultado final da receita. Siga tudo certinho, que não terá erro.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

BANANA PACOVÃ CARAMELADA


Olá  pessoal...outro dia fomos convidados a almoçar em um restaurante japonês, com um amigo e assim que eu cheguei no restaurante, fiquei admirando a travessa de banana, que se apresentava  no buffet, logo na entrada. Eu não tive dúvida e me aproximei da chef  da cozinha que estava ali por perto e perguntei se havia algum segredo naquela delícia. Ela disse que havia sim, deixando escapar um sorriso. Eu demonstrei  muiiiito interesse em aprender a fazer e ela ainda me perguntou  se eu tinha restaurante. Eu disse que era colecionadora de receitas práticas e tinha um Blog onde compartilhava  tudo com as amigas e amigos. Pronto! Ela liberou e me passou o pulo do gato. 
Esse doce é  feito com banana pacovã. Para quem não  conhece, use a banana da terra, pois tem a mesma textura.  Na realidade,  é  bem simples.  Descasque as bananas bem maduras, corte em bons  pedaços, e reserve!  Enquanto isso, coloca o açúcar  para fazer  a calda como se fosse para pudim. Assim que dissolver tudo, coloque um fio de óleo de cozinha. Acrescente as bananas cortadas e vá  mexendo até  cozinhar por completo. Pode acrescentar um pouquinho de água, para criar mais calda, mas é  bem pouquinha água mesmo. E prontinho...vc vai perceber o ponto ideal. Fica diviiiiiiino! Vale a pena testar essa delícia! 

sexta-feira, 25 de março de 2016

OVO DE PÁSCOA NA TRAVESSA


Olá meninos e meninas!

Estou muito feliz por já termos
 mais de 50.000 downloads, no aplicativo 
Receitas da Vovó Cristina:



Estou na correria, minha netinha nasceu!
Então, meu expediente agora é 24h VOVÓ DA JADE!



Prometo que postarei mais detalhes com calma, contando tuuuuudo.

Desejo a todos uma FELIZ PÁSCOA, 
com muita saúde pra todos que passarem por aqui.

A receita é ótima e vale a pena copiar.


INGREDIENTES:

3 latas de leite condensado
2 colheres de sopa de amido de milho
2 latas de leite (use a medida da lata de leite condensado)
6 gemas (sem pele)
1 colher de sopa de essência de baunilha
2 latas de creme de leite (sem soro)
2 tabletes de chocolate meio amargo
2 tabletes de chocolate ao leite 
300 g de castanha de caju picada

MODO DE FAZER:

Misture na panela as latas de leite condensado com a maisena, já dissolvida no leite, e as gemas, sem pele. Assim que essa mistura ficar homogênea, ligue o fogo médio e vá mexendo até engrossar o creme e dar uma pequena fervura. Desligue o fogo e acrescente a baunilha. Espere esfriar um pouco e adicione o creme de leite. Separe 1/3 do creme e reserve. No creme restante, misture o chocolate amargo, derretido em banho-maria.

Em um pirex oval médio, coloque a metade do creme de chocolate no fundo. Leve ao congelador por 20 minutos, retire e cubra com o creme branco que ficou reservado. Distribua a castanha de caju, volte ao congelador por 15 minutos e depois cubra com o restante do creme de chocolate.

Derreta as barras de chocolate e espalhe sobre o creme.

Leve à geladeira até que fique bem gelada!

Chame a garotada e divirta-se!

Receita aprovadíssima.

DICA DA VOVÓ:
Se não tiver castanha triturada, pode usar biscoito maizena,
em pedacinhos pequenos também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...