vovocristina.com.br

quinta-feira, 31 de março de 2011

MEU ARROZ E MEU FEIJÃO


Ontem recebi um envelope da Unilever do Brasil e quando abri, vi as embalagens das amostras do Meu Arroz e do Meu Feijão, adorei claro! Realmente é muito prático e saboroso estes temperos.
Eu também já TESTEI E APROVEI!

Solicite suas amostras:



DICA DA VOVÓ PARA INICIANTES: Sempre que você quiser clicar em algum link, para que você não saia da página principal, você clica com o botão direito do mouse, em cima do link e escolha a opção:
Abrir link em uma nova guia (ou janela).
Isto serve para qualquer site.


quarta-feira, 30 de março de 2011

CARNE ASSADA


Esta carne assada minha mãe costumava fazer sempre. Lembro do detalhe da dica que ela sempre repetia:
"Minha filha: Sempre que você for colocar a carne no fogo, lembre-se de colocar antes um pouquinho de açúcar no óleo e assim que caramelar, você coloca a carne.", e eu sempre repetia que ela já tinha me dito isso. Hoje vejo como foi importante a repetição, talvez eu pudesse ter esquecido com o tempo.
Esse pouquinho de açúcar é uma colher de chá rasa.
Olha como fica de fato coradinha e não fica doce:


Claro que antes de tudo isso, já deixei a carne crua no Tempero de Casa - Ajinomoto (1colher de sopa) com o suco de um limão, por mais ou menos  duas horas na geladeira. Depois que ela dá essa corada, cubro com água filtrada até o meio da panela e coloco na pressão por uma hora. Depois tiro da panela para fatiar, ela já está assada assim:



Corto em fatias e levo ao fogo naquele molho que ficou na panela, adiciono um caldo de carne e batatas cozidas no micro-ondas como mostrei ontem. Deixo o molho secar um pouco, para que fique mais grossinho, Se quiser adicione um pouquinho de maisena dissolvida em 50 ml de água. 
Rapidinho o caldinho engrossa.



DICA DA VOVÓ: Essa carne é sempre bom  preparar com certa antecedência, pois quanto mais o tempo passa, mais fica gostosa e o tempero fica mais apurado. No dia seguinte então dentro de um pãozinho pra lanchar...melhor ainda. Bom demais.

Essa carne assada também pode ser feita sem a panela de pressão, mas você precisa ficar sempre próximo à carne, para ir "pingando" mais água morna, sempre que secar e ir virando a carne aos poucos.

Para quem gosta de cebolas, acrescente cebolas em rodelas na hora do cozimento.

Ela também pode ser recheada com calabresa ou cenoura, fica linda!

terça-feira, 29 de março de 2011

BATATA SOUTÉ DE MICRO-ONDAS

-

Hoje estou numa corrida e parece que o tempo está voando mais ainda. Pensei até que não iria dar tempo de vir aqui, mas com essa pressa toda, fiz essas batatinhas vapt-vupt, achei importante compartilhar com vocês. Vi esse jeitinho de fazer essas batatas no Panelaterapia e adotei para o meu dia-a-dia.

O importante é descascar as batatas e já cortar no formato desejado. Levar ao micro-ondas por 4 minutos, em temperatura máxima num saco plástico.  Faça alguns furos no saco ou reserve àqueles sacos plásticos furadinhos que vem o pão do supermercado. Eu guardo todos para estas ocasiões.
 Confira se a batata já está cozida, o tempo de cozimento pode mudar, 
depende muito da qualidade da batata.



Esta batata souté é uma receita francesa, que tem esse nome, por conta do movimento de saltear as batatas na frigideira na hora de temperá-las. Por conta disso, depois de cozidas é só levar ao fogo numa frigeideira uma colher de manteiga (não pode ser margarina), um pouquinho de Tempero de Casa e jogue as batatas e vá salteando-as para misturar bem os temperos.  Por fim, salpique a salsa (eu uso a desidratada) 
e um pouquinho de queijo ralado (opcional).

Prontíssimo, um belo acompanhamento para a hora da pressa.

DICA DA VOVÓ: Esta forma de cozer em micro-ondas as batatas, você pode fazer para diversos formatos: rodelas, cubos, cubinhos para maionese ou até as boleadas feitas nos boleadores de batatas.

segunda-feira, 28 de março de 2011

DOCE DE LEITE ARGENTINO

A PREFERIDA DA JUSSARA AYMONE


Eu amo doce de leite! Quando vi esta receita no Facebook, fiquei literalmente, cheia de água na boca  e resolvi fazer a metade desta quantidade. O resultado pode ser melhor, acho que coloquei muita baunilha, porque ele ficou um tom mais escuro que o divulgado pela Jussara. Os comentários eram tantos, cada um mais empolgante que o outro. Foi esse o doce de leite que usei na Taça BIS, sendo que adicionei uma caixinha de creme de leite para ficar mais molinho. O sabor é muito gostoso, vale a pena!

INGREDIENTES:

2 litros de leite integral
500 gr de açúcar
1 pitada de bicarbonato de sódio(para dar cor no doce)
1 colher de baunilha

Preparação
Colocar todos os ingredientes em uma panela grande no fogo alto.
Ter o cuidado de quando romper a 1ª fervura, mexer e evitar que derrame.
Deixar ferver por umas horas, até que tome cor e comece a engrossar, baixar o fogo ao mínimo mexendo às vezes com uma colher de pau.
Tirar um pouquinho num pires, dividi-lo pela metade com uma colher, se as partes não se unirem, o doce está pronto.
Ao tirá-lo do fogo, coloque a panela dentro de uma bacia com água e continue mexendo com a colher de pau para esfriar.
Este processo deixa-o lisinho.
Rende 1 Kg de doce de leite


DICA DA VOVÓ: Faça primeiro a metade da porção, até que você acerte os detalhes. Lá nos comentários da receita ensinaram colocar um pires emborcado no fundo da panela para que o leite não derrame, eu achei o máximo essa dica e é isso mesmo, não derrama mesmo! Ainda farei este doce novamente até que ele fique com aquela cor "café com leite".

Olha o meu pires azul no fundo!


domingo, 27 de março de 2011

TAÇA BIS PARA UM JANTAR À LUZ DE VELAS

A PREFERIDA DA LUCIANA


Nossa sobremesa servida após o jantar à luz de velas que preparamos ontem.
Aprovadíssima! Receita ensinada pela nossa amiga Luciana.
A Luciana disse que ela sempre faz com brigadeiro, sorvete e Bis, mas como eu tinha feito esse doce de leite caseiro, mudei um pouco a receita, mas está aí do jeitinho que eu fiz:

INGREDIENTES:

1 caixa de 2 litros de sorvete LAKA (chocolate branco)
300g de doce de leite
1 caixa de BIS Branco
1 caixa de BIS Preto

Montagem das camadas na taça:

Sorvete Laka
Pedaços de BIS preto
Pedaços do Bis Branco
Intercale até usar todo o sorvete e doce de leite
Salpique os dois tipos de BIS cortadinhos por cima

Simples assim de fazer e com certeza ela pede BIS.



Ontem à noite, participamos da Hora do Planeta (às 20:30h) e fizemos um jantar à luz de velas. Preparei algo bem rápido:  Fettuccine Alfredo. Veja como é fácil:  Você cozinha o talharim, assim que escorrer, leve ao fogo 2 colheres de sopa de manteiga (não pode ser margarina), acrescente 3 colheres de sopa de queijo ralado, junte ao macarrão já cozido e prontinho.
Ficou ótimo assim:



Assim que encerramos nosso jantar a dois, chegaram nossos filhos e genro. Opaaaa! O jantar também vai ter BIS. Eles aderiram a idéia da Hora do Planeta e correram para o nosso apartamento. 
Preparei mais uma porção do Fettuccine para os três e eles amaram esse macarrão:

Meu netinho também veio, olha como ele está lindo!


Degustamos o Vinho Alandra, 
gentilmente enviado pela nossa parceira Qualimpor. 
Eu, particularmente, achei forte, bem encorpado. Preferi preparar a Sangria:
1 garrafa de Vinho Tinto Alandra, 500ml de água com gás, gelo, açúcar.
Bata no liquidificador e depois corte a maçãs em pequenos cubinhos e jogue por cima.



Nós adoramos a noite, colocamos nosso papo em dia.

Bom domingo a todos!

DICA DA VOVÓ: A receita do doce de leite está AQUI. Ou você pode também cozinhar a lata de leite condensado por 20 minutos em panela de pressão e adicione ao doce de leite uma caixinha de creme de leite  para não ficar enjoativo, fica ótimo também.

sábado, 26 de março de 2011

CALDEIRADA DE ARUANÃ


Eu adoro a caldeirada que adaptamos aqui em casa, porque além de ficar um sabor bem apurado fica com uma consistência mais grossinha. Em geral sempre fazia de cação, mas aqui em Manaus o peixe que eu sempre encontro já em filezinhos, limpinhos e prontos para serem usados, 
é o peixe chamado Aruanã (peixe de água doce).

Escolha o peixe que você preferir, o importante é ser os 
filés grossinhos para cortar em pedaços.

Lavei os 4 filés bem generosos de peixe, cortei em pedaços regulares. Preparei o tempero com suco de 1 limão, azeite, 1 colher de sopa de Tempero da Casa (eu uso da Ajinomoto - Tampa Verde). 
Reserve e deixe  tampado por mais ou menos 1 hora na geladeira. 


Lave bem os legumes e verduras utilizados:

1 molho de cheiro verde (aqui é coentro e cebolinha)
a mesma medida de salsinha (como não encontrei, usei desidratada)
1 pedaço de abóbora cortado em cubos
2 batatas cortadas em cubos grandes
2 tomates sem sementes
1 cebola cortada em rodelas
1 pimentão cortado em tiras


Depois que estiver pronto para ir ao fogo, adicione 1 litro de água, e adicione os peixes, se encontrar utilize um cubinho de Peixada Brasileira, como aqui nunca encontrei, usei um pozinho da Kitano chamado Tempero Baiano, coloquei uma colher de chá de Azeite de Dendê, um pouco de Molho Pomarola, Salpiquei Colorau, um Sazon sabor para Peixes (embalagem verde) e pronto. 


Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e vai provando para ver se está bom de sal. Caso precise adicione mais um pouco de sal. Salpiquei a salsa desidratada e um pouquinho de Pimenta Murupi. 
Mexa sempre com cuidado, para não despedaçar o peixe.


Olha como o caldo fica sem alguns legumes e verduras:


Eu separo antes de levar à mesa (cebola, tomate, pinentão e os "matinhos"), nós aqui em casa não gostamos de encontrar aos pedaços:


No prato fundo, fica assim bem servido. Prepare ovos cozidos a parte, descasque e adicione à caldeirada.


Olha como servimos aqui em casa, hoje teve que ser na bancada mesmo, o arroz branco é colocado no fundo do prato e depois a caldeirada por cima. Quem quiser pode preparar um pirão com o caldo ou salpique a farinha ou farofa por cima.


No meu prato adoro acrescentar o Purê de Abóbora e meu marido já come com a Farofa do Uarini. 
Aqui em casa adoramos servir com Azeite Extra Virgem  mas, para quem adora pimenta 
pode caprichar mais um pouco na hora de servir.


Esta quantidade serve 6 pratos iguais a esse. É uma delícia!!!
Muito prático e fácil de fazer.
Rapidinho fica pronto, no máximo 30 minutos depois que vai ao fogo.


sexta-feira, 25 de março de 2011

CREME PAPAYA COM GRANOLA, MEL E CANELA


Tenho procurado me alimentar com mais cuidado. Hoje apesar de toda essa chuva que está caindo aqui em Manaus, preparei este Creme Papaya (3 bolas de sorvete de creme - eu uso Kibon e 1 mamão papaya) para a sobremesa, coloquei um pouco de 
granola, mel e canola por cima. 
Achei uma delícia. É claro que o Creme Papaya, servido com Licor de Cassis é uma sobremesa clássica, mas essa versão sem alcóol está aprovadíssima.
Esta quantidade é para uma taça bem servida. Como sou gulosa por sorvete, 
considero uma porção individual.


quinta-feira, 24 de março de 2011

A PANELA DE ARROZ CHEGOU

OBAAAAA!!!


Acabei de receber a panela de arroz de microondas que recebi no sorteio que participei no Blog Delícias Mil e Hummmm!!! Adorei!!! Rapidinho corri pra cozinha e fiz esse arroz simples assim:

 1 xícara de arroz
2 xícaras de água
 1 Tempero Meu Arroz
1 colher de óleo

Mistura tudo e leve ao forno de microondas na potência máxima por 7 minutos, retire dá uma afofada com o garfo e volte ao microondas por mais 5 minutinhos na temperatura 70º. Prontinho e rapidinho.
Muito obrigada Deborah!!!Beijinhos.

CULINÁRIA PRÁTICA PARA NOIVAS COM A VOVÓ CRISTINA

'
Para assistir o vídeo, desligue primeiro o player da rádio na lateral direita do blog.

Sou carioca e estou morando em Manaus há 9 meses. Com toda a fase de adaptação a novos hábitos, alimentação etc, resolvi divulgar o Curso de Culinária na Internet e além de muitos contatos, recebi o convite da TV Amazonas para fazer esta reportagem.

Este foi o 1º vídeo que apresentou a minha imagem real, afinal os velhinhos na cadeira de balanço, sempre fez parte da nossa história (marido e eu). Quando criei o blog, a idéia era manter a carinha deles como nossa imagem, afinal os filhos sempre que ligam pra cá, se dirigem a nós como: "os velhinhos".
Sabemos que é uma forma carinhosa e curto muito ser a Vovó Cristina ou a Tivovó Cristina, como chamam meus sobrinhos netos.

Hoje em dia com a vida moderna, tenho observado que as mães não tem mais tempo de ensinar as filhas a cozinhar e nem os filhos tem interesse em aprender se não for algo bem prático mesmo. 

Neste curso, o mais curioso foi o casal que estava em lua-de-mel em Manaus e se inscreveram para o curso, achei muito interessante e para mim foi uma honra, claro!Eles terão essa história pra contar.



Este curso foi publicado no Portal Amazônia da TV Globo de Manaus.

Para assistir todo o bloco da reportagem do dia é só acessar: http://portalamazonia.globo.com/videosdaamazonia/video-selecionado.php?idV=20860

quarta-feira, 23 de março de 2011

HORA DO PLANETA 2011

EU TAMBÉM ADERI NOVAMENTE A ESTA CAMPANHA




A hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF
para enfrentar as mudanças climáticas.

No sábado, dia 26 de março de 2011, às 20h 30, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar sua luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global.

Em 2010, milhões de brasileiros apagaram as suas luzes e mostraram que sua preocupação com o aquecimento global. No total 98 cidades brasileiras, incluindo 20 capitais, participaram da Hora do Planeta 2010. Ícones como o Cristo Redentor, a Ponte Estatiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas
ficaram no escuro por sessenta minutos.

Em 2011, vamos tornar este movimento ainda maior. 

Anote em sua agenda, coloque no seu celular este aviso e PARTICIPE!

Eu também estou nessa.

Veja a contagem regressiva para esta hora AQUI.


segunda-feira, 21 de março de 2011

FRANGO AO CREME CHEESE

A PREFERIDA DO DIA


Hoje resolvi fazer esta experiência no almoço e foi aprovadíssimo.
Preparei as tirinhas de frango, dando aquela refogadinha no azeite e no Tempero da Casa, só mexendo a frigideira daquele jeitinho de chef, sabe que vai tostando e nem cria água? Claro que eu sempre uso espremer uma laranja quando ele já está bem sequinho pois cria um molhinho ótimo.
O franguinho fica bem tostadinho. Reserve na própria frigideira.

Como era uma experiência, fiz pra dois,  com apenas metade do potinho de creme cheese (100gramas),
coloquei 100ml de leite, um pouquinho salsa desidratada , sal a gosto, uma colher de chá rasa de curry e uma colher de sobremesa de Qualy (margarina). Deixei ficar um creme bem homogêneo, joguei na frigideira que tinha feito as tirinhas do frango....hummm ficou muito gostoso. Servi com batatas cortadas em rodelas passadas no azeite e arroz branco. O maridão aprovou e disse que eu deveria trazer pra vocês.
Depois me contem, hein?

Hoje experimentei fazer tudo com o Azeite Esporão Virgem Extra. Adorei!
Confira no site da Qualimpor como encomendar azeites e vinhos.


Todos os vinhos da Herdade do Esporão e Quinta do Crasto podem ser encontrados em lojas especializadas ou diretamente pela importadora exclusiva, a Qualimpor. Siga a Qualimpor em suas redes sociais :



domingo, 20 de março de 2011

GRANDES E PEQUENAS GAFES A SEREM EVITADAS À MESA

Cotovelos em cima da mesa? Sabemos que não faz parte da etiqueta, entre outras situações que podem comprometer o primeiro encontro, então vamos conferir algumas dicas? Veja o que diz o site Livro de Receitas:




– cruzar os talheres, depois de terminada a refeição, em vez de colocar garfo e faca em posição paralela.

– tomar vinho ou água, sem passar o guardanapo nos lábios, deixando a marca de gordura nas bordas do copo.

– sentar-se e fincar os dois cotovelos sobre a mesa.

– balançar-se na cadeira (que acabará por quebrar-se).

– atirar os caroços de frutas diretamente da boca no prato, sem fazê-la por intermédio do mão entreaberta.

– limpar (em casa onde for convidado) os talheres e os copos no guardanapo.

– amarrar o guardanapo em torno do pescoço.

– limpar os lábios ou os dedos, na toalha da mesa, em vez de o fazer no guardanapo.

– usar a faca para levar o alimento à boca.

– sorver e fazer barulho ao tomar a sopa.

– fazer da xícara de café ou do pires cinzeiro, após o jantar.

– falar com a boca cheia, pois é feio e a maneira mais certa de atirar perdigotos.

– falar o tempo todo, sem dar aos outros oportunidade de também dizer o que pensam.

– empurrar a comida com o dedo em cima do garfo; para isso, um naco de pão é o aconselhado.

– permitir que seu copo de vinho seja cheio e deixá-la quase intato.

– gesticular com qualquer dos talheres seguros na mão.

– virar o prato de sopa para aproveitar a última gota.

– evitar o quanto possível recusar um prato qualquer; não é necessário aceitá-lo com abundância, mas uma porção pequena é recomendável.

– cutucar o vizinho ou a vizinha com o dedo para que preste atenção no que se vai dizer.

– assoprar a sopa, quando estiver quente, quando o correto é esperar que ela esfrie.

– limpar a mesa das migalhas de pão com a mão. devendo esperar que o copeiro o faça com a vassourinha especial.

– empurrar o prato para longe, depois de ter comido o que havia nele.

– ao levantar-se da mesa, deixar que o guardanapo escorregue e vá ao chão, ou fazer dele uma trouxa; dobre-o rápidamente e deixe-o em frente, sobre a toalha.

– ocupar-se, durante a refeição, unicamente com uma vizinha, lembrando-se de que elas são duas. Procure entreter a que estiver menos solicitada pelo vizinho do outro lado dela.

– se a dona de casa ou uma de suas vizinhas levantar durante a refeição, faça o mesmo, é uma atenção que se deve seguir à risca.

– usar o palito somente quando for indispensável e com toda a discreção; fazê-to rápidamente e nunca deixá-la dependurado no canto da boca.

– acenda o cigarro somente depois de servidos os pratos salgados e sempre pedindo licença às senhoras que estão a seu lado. Cuidado com a direção da fumaça.

– deixe o cachimbo – caso o leitor o fume – para sua casa ou quando houver bastante ar para que a fumaça não incomode. Cuidado com a qualidade do tabaco.

– nunca se levante da mesa, antes que a dona (ou dono da casa, na falta dela), faça o sinal de que a refeição está terminada.
 Fonte: livrodereceitas.com

sábado, 19 de março de 2011

DELÍCIA DE PURÊ COM ESPINAFRE E CENOURA AO MOLHO BRANCO

A PREFERIDA DO DANIEL


Ontem fiquei super feliz com a chegada de alguns vinhos e azeites. A Qualimpor fez contato comigo e combinamos para degustar aqui com vocês vários produtos. Com isso fiquei inspirada a fazer esta receita que achei uma delícia e super leve. Com o toque de azeite no final, ficou ainda mais apetitoso.


Servi com arroz branco e carne moída....hummm ficou demais!
Rendimento para 4 porções.

INGREDIENTES:

Purê:
2 batatas
1 colher de margarina
leite até dar o ponto

Molho Branco:
1 cenoura 
1 molho de espinafre
2 copos de leite
1 colher de sopa de maisena
 1 colher de chá (rasa)Tempero de Casa (Ajinomoto)

Azeite (Usei o Extra Virgem - Galega)
Herdade do Esporão


Prepara o purê de batatas, reserve. Depois, faça o molho branco, refogando o tempero da casa no Azeite e acrescente o leite, separe um pouquinho para dissolver a maisena e acrescentar no final para engrossar o creme, coloque o creme de leite sem soro e divida em duas partes. Enquanto isso leve para dar uma fervura na cenoura ralada e em outra panela o espinafre bem cortadinho. Assim que o molho branco estiver no ponto, divida em duas partes e faça metade com cenoura e a outra metade com o espinafre.

MONTAGEM:

Espinafre ao molho branco
Purê de Batatas 
Cenoura ao Molho Branco
Queijo ralado por cima

Leve ao forno para gratinar.

Olha que delícia:






sexta-feira, 18 de março de 2011

CONCURSO DE RECEITAS TABASCO



 Estou em campanha para a reta final do CONCURSO TABASCO. Caso você ainda não tenha votado na receita da Vovó Cristina, peço seu voto AQUI e não esqueça que é importantíssimo confirmar o voto no e-mail indicado, para que o voto seja contabilizado.

Agradeço aos amigos e amigas que já confirmaram seus votos através de todas as campanhas que fiz pelas redes sociais Orkut, Facebook e Twitter  e a todos os ouvintes do Clube Fidelidade da Rádio Só1click.

quinta-feira, 17 de março de 2011

QUIABO SEM BABA





 O seu fruto é uma cápsula fibrosa cheia de sementes brancas redondas, muito utilizado em culinária antes da maturação.
De origem africana e trazido para o Brasil juntamente com os escravos, o quiabo, é um exemplo de uso de alimentos da cultura brasileira.
Rico em Vitamina A é de extrema importância para a visão, pele e mucosas em geral.
Fruto de fácil digestão, é recomendado para pessoas que sofrem de problemas digestivos. Por isso mesmo, é eficaz contra infecções dos intestinos, bexiga e rins. (FONTE: Wikipédia)

Minha mãe me ensinou desde pequena a comer quiabo, eu adoro acompanhado com nosso típico arroz com feijão e uma carne moída (aqui em Manaus o pessoal chama de picadinho)...hummm...comidinha bem caseira mesmo. Mas como fazer para que não fique aquela famosa baba?

Então vamos lá, você deve começar lavando o quiabo e enxugando um a um. Corte as pontas e leve ao refogadinho com azeite e seus temperinhos favoritos, como vocês sabem eu uso o Tempero de Casa, nesse caso sem pimenta. Ideal é usar a frigideira antiaderente. Deixe começar a ficar dourado. 
Adicione um pouquinho de vinagre.
O truque é não mexer com colher nenhuma e ir rodando a frigideira como os chefs em geral fazem.
Vá experimentando para ver se está cozido, se for necessário acrescente um pouquinho de água.
Prontinho....e bem fácil, não é?



quarta-feira, 16 de março de 2011

TAPIOCA COM LINHAÇA DOURADA

A PREFERIDA DA CRIS


Tenho feito algumas experiências com a Linhaça Dourada e ainda pouco meu marido pediu que eu fizesse uma tapioca fininha com manteiga, ele adora para tomar com café com leite.  
Primeiro preparei as tradicionais para ele, só na manteiga.
Depois veio uma inspiração e preparei a minha nova experiência.. Para que fique fininha eu uso a forminha de empada como medida quase cheia de tapioca, acrescentei 1 colher de chá de linhaça dourada e uma colher de chá de queijo ralado. Salpiquei o sal e quando virei para assar do outro lado passei um pouquinho de manteiga, para derreter por cima. 
Ficou sequinha, tostadinha e deliciosa. 

Olha como ela fica na frigideira:

Assim que perceber que ela está toda grudadinha, é a hora de virar para assar do outro lado.

segunda-feira, 14 de março de 2011

CREME DE CUPUAÇU COM CHOCOLATE

A PREFERIDA DA TEREZA


Dois dias sem notícias,  fiquei sem internet e já estava com saudades. Outro dia expliquei passo-a-passo como retirar a polpa do cupuaçu e com aquele trabalho todo, achei melhor transformar essa polpa nesta sobremesa típica e deliciosa. 
Esse creme é a coisa mais fácil do mundo, se você já tiver a polpa da fruta já prontinha, claro!
Bata no liquidificador 1 lata de leite condensado, 1 caixinha de creme de leite e 2 vezes a medida da lata de polpa de cupuaçu, acrescenta só um pouquinho de leite para que fique mais fácil de bater no liquidificador e prontíssimo. Aqui em casa nem todos gostam de chocolate, por isso deixou uma parte com o creme purinho e a outra simplesmente pego um Danete e coloco na outra metade. Levo para o congelador e pouco antes de servir tiro de lá para que derreta um pouco.

Que tal um pedacinho?


VEJA O VÍDEO:

sábado, 12 de março de 2011

QUANDO E COMO FAZER USO DE FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO

DICA DA SONIA


Mês passado passeando pelo Blog da Dona Sonia, registrei esta postagem e passei a adotar esta dica.
Resolvi colocar em prática e pensei que se desse resultado iria trazer para o blog.

Com certeza a diferença é notável. Veja que interessante:


Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio. Por quê?

A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado. As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali indo para o Intestino, onde liberam seus açúcares.
Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar.

Voc
ê já comeu alguma fruta de sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante?
É porque você não a comeu da maneira adequada.

Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio.
A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora. 
 Quer fazer a mais valiosa compra que possa? 
Compre uma centrífuga.
 Você tem um carro ?
Venda-o e compre uma centrífuga. Ela levará você muito mais longe.
Ou simplesmente, compre a centrífuga agora! Você pode ingerir o suco extraído na centrífuga como se fosse a fruta, com o estômago vazio.
 E o suco é digerido tão depressa que você pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde. 




Estou adotando esses novos hábitos desde que li esta matéria e estou me sentindo super bem. Claro que não vendi o carro pra comprar a centrífuga, mas comer fruta de estômago vazio, faz toda a diferença. Rsrsrs.
 Acho que você deve ler todas as dicas da Suné AQUI.

Bom sábado!

sexta-feira, 11 de março de 2011

GRAVIOLA COM CENOURA

A PREFERIDA DA CRIS


Suco de graviola é tudo de bom e hoje resolvi acrescentar a cenoura ralada e ficou ótimo. 
Super refrescante e  uma delícia. Eu tenho comprado muitos saquinhos daqueles de polpa de frutas e faço sempre esse de graviola, uso dois saquinhos, sigo as instruções da embalagem e depois adoço a  gosto.

Na hora ralei a cenoura e adicionei ao suco. Tive essa inspiração depois de ler um site muito interessante e que ainda traz muitas outras dicas da cenoura, veja AQUI.


quinta-feira, 10 de março de 2011

CUPUAÇU

SABOR EXÓTICO


Cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazonia brasileira, parente próxima do cacaueiro.
Tem um sabor especial. Quando estive em Manaus pela primeira vez, me apaixonei por esta fruta.
O suco é uma delícia e o creme de cupuaçu, aquele básico que bate no liquidificador com leite condensado e creme de leite, melhor ainda. Tem um gostinho azedinho muito interessante. Vale a pena conhecer.
Agora eu sempre compro a polpa já limpinha.
Não sabia o que fazer quando ganhei ontem o fruto completo de uma amiga.
Aí vai a ajuda do maridão, passo-a-passo:


Ele deu uma serradinha básica bem na metade do fruto.
Depois bateu com o dorso da faca no fruto, para que ele abrisse bem certinho.
Aí está o fruto do cupuaçu.
Pensa que acabou?

Ele retirou os gomos do casco que protege o fruto.

Mas agora é que começa o trabalho.

A polpa do cupuaçu é retirada cortando com a tesoura para que se liberte dos caroços, um por um.
É uma verdadeira terapia, mas o resultado é maravilhoso.

Em novembro de 2008 postei o Pavê de Cupuaçu, veja AQUI que delícia!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...