domingo, 30 de janeiro de 2011

TIRAMISSU

A PREFERIDA DA VOVÓ CRISTINA



Esta receita é a minha sobremesa preferida! 

Ganhei um livro de receitas maravilhoso da minha "amiga oculta" Tati (Panelaterapia) e não é que no livro tem as duas receitas de como se prepara um TIRAMISSU? Foi a minha primeira experiência com essa sobremesa que aprecio há anos pelos restaurantes italianos.

A Wikipédia diz: tiramisù é uma sobremesa tipicamente italiana, com origem na região de Chianti, que consiste em camadas de biscoito champagne embebidas em café e vinho Marsala, ou conhaque, ou rum e brandy, entremeadas com o cremoso e macio queijo chamado mascarpone, polvilhado com chocolate amargo.

Na receita tradicional se usa mascarpone, mas é possível substituí-lo por cream cheese, ficou delicioso. Em vez de usar a bebida alcoólica, usei a essência de rum, misturada ao café forte para embeber os biscoitos.
Vamos à receita?

INGREDIENTES:

1 xícara (chá) de café forte e frio
2 colheres (chá) de essência de rum
150g de biscoito champagne
200g cream cheese
300ml de creme de leite
1 xícara de café de açúcar
1 colher (café) de baunilha
Cacau em pó para polvilhar

MODO DE FAZER:

Prepare o café bem forte, eu usei 400ml de água para 2 colheres (sopa) cheias de pó de café, deixe esfriar. Misture ao café a essência de rum e reserve. Bata o creme de leite, na batedeira, bem batido até ficar cremoso e fofo, antes do ponto de chantili. Reserve. Junte o açúcar, o cream cheese e a baunilha, até ficar um creme bem liso e homogêneo. Delicadamente e sem bater, junte o creme de leite reservado e, misture bem.

MONTAGEM:

Em uma travessa refratária ou em taças individuais coloque parte do creme, em seguida umedeça os biscoitos no café rapidamente, porque o biscoito champanhe possui uma absorção instantânea. Acomode os biscoitos não muito juntos, formando uma camada sobre o creme. Monte outra camada com o creme e outra com os biscoitos banhados no café com a essência. Termine com o creme e alise bem a superfície. Polvilhe com o cacau em pó.
Deixe no congelador, no mínimo por duas horas e tire um pouco antes de servir.


DICA DA VOVÓ: Eu usei um pirex de 18 X 25 cm aproximadamente e só deu uma camada de biscoito no meio das camadas de creme.
Que tal uma fatia?

Vale a pena experimentar!!!É muiiiito bom!



quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CONCURSO TABASCO

Estou super feliz porque já estou em 2º lugar na votação do concurso.
Mas preciso de cada um/uma de vocês para chegar em primeiro.



  Você pode votar AQUI, clica em Gostei e depois é importante você confirmar seu voto no e-mail que você cadastrou para que seja contabilizado.


Conheci essa pimenta maravilhosa quando meu marido e eu paramos numa lanchonete maravilhosa no Centro do Rio de Janeiro, diga-se de passagem, que não podemos ver uma coxinha de galinha que paramos pra saborear e darmos nossa nota para o local. Com certeza essa coxinha foi diferente, pois nos fez conhecer uma pimenta que estava no balcão à disposição dos clientes e nunca tínhamos nos dado conta do produto.
Com certeza vale a pena comprar quando vocês encontrarem. Além de tudo  tem uma história linda de mais de 140 anos no mercado, é diferente e muiiiiiiito saborosa.
Aqui em casa nós só conhecemos a original até o momento.

Vendo em vários blogs amigos o CONCURSO, resolvi postar uma receita que sempre fazemos aqui em casa no dia-a-dia e que sempre complementamos temperando com TABASCO, posso contar com o voto de vocês para esse CONCURSO? É só clicar AQUI e votar no Frango com Milho.

Frango com Milho 

DICA DA VOVÓ: Conheça a História desse produto, vale a pena conferir AQUI.
Participe também do Concurso e deixe lá sua receita preferida.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CIGARRETE DE PRESUNTO E QUEIJO

A PREFERIDA DA ANA MARIA


A Ana Maria do Blog Chocolate, é uma das moderadoras da comunidade da Vovó no Orkut e essa semana deixou o passo-a-passo da Cigarrete Recheada. Vale a pena ver seu blog. Ela mora em São José dos Campos -SP e disse que toda lanchonete tem esse salgado delicioso. A Ana disse que retirou a receita DAQUI e como foi aprovada pelos filhos que são exigentes para comer, quis compartilhar conosco essa delícia. 

INGREDIENTES:

4 xícaras (chá) de Farinha de trigo, pode ser q necessite +
2 colheres(sopa) fermento de pão ou 2 tabletes de15gr.
como estamos no verão, usei um tablete só de 15 grs.
1 colher de (café) de sal
2 ovos
1 xícara de leite morno
4 colheres de (sopa) de óleo

MODO DE FAZER:

Dissolva o fermento no leite morno e acrescente os
outros ingredientes aos poucos, vá formar uma massa
lisa e homogênea, deixe crescer ou já separe em 12
bolinhas, deixe crescer.

Recheio: a gosto, presunto e queijo tipo pizza é o
mais gostoso, mas vai do seu gosto, atum, palmito,
frango, carne....só o recheio tem que ser um pouco
pastosinho.
Abra a massa como retângulo, recheie e enrole como
rocambole e feche os lados retirando todo ar.Empane com
queijo parmesão ralado grosso deixe crescer e frite.


Dica:com esta mesma massa abra em formato de esfiha, e
coloque na ordem 1 tomate, rodela de cebola, queijo
mussarela e 1 hamburger.
Feche até formar uma bolinha, vire e pincele ovo e
salpique, queijo, gergilim ou semente de papoula, leve
ao forno e virará um hamburguer de forno.

domingo, 23 de janeiro de 2011

FÉRIAS DE VERÃO - SUCO DE LARANJA

A PREFERIDA DO DANILO


A Deborah do Blog Delícias Mil e Hummmm!!! está fazendo uma blogagem coletiva de Férias de Verão e estou aqui para participar e acho que vocês devem conhecer, pois sempre tem novidades ótimas.

Meu filho hoje faz 21 anos e como ele está todo light .....vou oferecer essa postagem em homenagem ao seu aniversário, pois sei que ele ama suco de laranja e feito pelo sobrinho então, maravilhoso!
Parabéns Danilo! A mamãe está longe, mas você está sempre dentro do meu coração. TE AMO!

Nesta foto, meu netinho Lucas está curtindo muiiiiito fazer pela primeira vez um delicioso suco de laranja.  Ficou todo compenetrado, muito engraçadinho, ele ficou todo orgulhoso depois que servimos a todos em nossa casa. Verão ...calor e suco de laranja bem gelado, não tem mistério, fazendo no espremedor manual ou elétrico não muda o sabor, mas a dica da vovó é guardar as laranjas na geladeira para que ao fazer o suco fique bem gelado e pingar umas gotinhas de adoçante depois de espremê-las, dá um sabor especial e não fica com gosto de adoçante não. Eu uso Zero Cal. Pingue aos poucos e vá sentindo a diferença. 
Fica muiiiito bom.


Eu também estou nessa!!!


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

SURPRESA DE MORANGO

A PREFERIDA DA ISABEL
\

Gente, olha isso....é pra comer rezando, não é? Minha filha disse que tem que comer malhando, isso sim, mas como diz o maridão temos que ser felizes. Como prometi ontem, essa é a segunda versão da tortinha, só que pra completar, em vez de doce de leite por dentro como essa AQUI, leva brigadeiro, morangos cortados pela metade por baixo, um pouquinho de chantilly e um  morango inteiro para decorar por cima e com a calda Decorfil de Morango pra finalizar. A decoração e a colocação dos morangos fica de acordo com a sua criatividade, não é um espetáculo? Agora veja ela cortada:

A massinha é aquela de farinha com margarina, por baixo....sem comentários....aff! É ou não é uma verdadeira Surpresa de Morangos?


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

TORTA DE MORANGO Mini

A PREFERIDA DA  LINDA




Quando eu vi essa tortinha fiquei com água na boca e detalhe, tem duas versões, a outra veja AQUI, mas hoje  não resisti em trazer essa delícia para vocês. Fácil, fácil e linda. 
Faça aquela massinha de farinha de trigo com margarina para forrar a forminha ou siga essa receita aqui de massa que é dez. Prepara um doce de leite colocando a lata de leite condensado por 20 minutos, coberta de água, em panela de pressão, conta depois que a panela começa a dar sinal. Depois que  a massinha assar em forno 180º, deixe esfriar e recheie com o doce deleite cozido. Decore com os morangos em forma de pirâmide, e passa essa calda que se chama Decorfil de Morango, já vende pronto em lojas de panificação, idem a foto. Salpica o côco ralado também como na foto e pronto, fica divino, olha ele cortado:


É de dar água na boca .... demais....afff!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CANUDINHOS DE STROGONOFF DE FRANGO

A PREFERIDA DO ADONAI


Estes canudinhos foram os salgados que também preparamos no mesmo dia dos doces, e como o caldo do strogonoff é mais líquido, fiz o seguinte, dei uma desfiada no franguinho, para perde o formato de cubinhos e dissolvi um pouquinho de maisena em meio copo de leite e engrossei o caldo para ficar bem cremoso.
Ficaram maravilhosos e para decorar salpiquei queijo ralado por cima, não ficaram lindinhos?
Os canudinhos foram comprados prontos no supermercado. Dica da minha amiga Celina, eu nunca tinha prestado atenção nesses canudinhos e foi uma ótima alternativa.

Veja como é fácil o Strogonoff da Vovó Cristina:

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CANUDINHOS DE BRIGADEIRO E BEIJINHO

A PREFERIDA DO VITOR


Esses canudinhos preparei no dia do aniversário do maridão, foram só pra degustar pois encontramos os canudinhos prontos no supermercado, super gostosinhos e o recheio usei o Brigadeiro e o Beijinho pronto da MOCOCA. Decorei com chocolate em bolinhas e côco ralado, ficaram divinos.
Para recheá-los usei o bico de confeiteiro para que o canudinho ficasse TODO recheado.
Acabou rapidinho, quase não deu tempo de tirar essa foto.
Outra alternativa é recheá-los com strogonoff de franguinho bem cremoso.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CURSO DE CULINÁRIA PRÁTICA PARA NOIVAS


Divulguei um curso de culinária prática para noivas e a TV Amazonas fez o contato para fazermos uma reportagem. Hoje em dia com a vida moderna, observei que as mães não tem mais tempo de ensinar seus filhos a cozinhar, nem eles tem interesse se não for algo bem prático mesmo. No Rio de Janeiro, já ensinei muitas noivas/os a terem suas vidas simplificadas, com algumas técnicas básicas de como fazer alguns pratos deliciosos com simples dicas de culinária. Aqui em Manaus, morando há 7 meses, também  resolvi divulgar o curso. Farei de forma restrita e por indicação. No máximo 2 casais por vez ou até 5 pessoas.
O link completo da reportagem está arquivado AQUI.


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SOS REGIÃO SERRANA


Como acredito que nada é por acaso, essa semana fui contactada pela TV Amazonas (Afiliada da Rede Globo em Manaus) para uma reportagem.
Foi uma ótima entrevista divulgando o Blog da Vovó e o Curso que estou oferecendo às Noivas com Culinária Prática. Antes de começarmos eu disse o quanto estava sendo dif'ícil participar, justamente neste momento em que a cidade em que eu passei a minha infância, Nova Friburgo, está destruída. Ainda estou com o coração apertado pois ainda não falei com meu irmão,  não temos como nos comunicar por telefone. Um parente informou que onde ele mora foi preservado, mas já chorei muito por isso. Afinal, só ouvindo a voz dele, que eu sei que vou me tranquilizar.  Ontem consegui contato com meu padrinho, ele e todos os meus primos tiveram que deixar suas casas, pois a Defesa Civil classificou o local como área de risco. No local havia uma composição familiar com 3 casas. A dor é grande, eles perderam tudo! 
Como eu sei que muitos internautas estarão me visitando aqui no Blog, devido a exibição da matéria na TV, eu peço de coração que ajudem como puderem.
Orem para que o tempo se estabilize. Uma corrente de oração direcionada com a mesma intenção opera milagres. Aqueles que puderem ajudar materialmente ou com doações de sangue, AQUI está o link com os locais indicados.
Antecipadamente agradeço e aguardo o contato de vocês:
blogdavovo@hotmail.com

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

TORTA CREMOSA DE MORANGOS

A PREFERIDA DO NETO


Esta receita adaptei a massa da Torta de Limão e segui a dica da Isabelle e do Neto usando o suco MID para dar o sabor da Torta. Esta torta pode ser de outros sabores, como essa AQUI de maçã. É super fácil de fazer e rapidinho você prepara essa sobremesa linda.


INGREDIENTES:

Massa:
2 xícaras(200ml) de farinha de trigo
4 colheres de sopa de manteiga
1/2 lata de Creme de Leite
1 colher de chá de fermento em pó

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 e 1/2 de creme de leite
1 pacote de suco MID de morango
Morangos para decorar

MODO DE FAZER:

Massa:

Em uma tigela misture a farinha com a manteiga, o creme de leite e o fermento até soltar completamente das mãos. Deixe na geladeira por 30 minutos, coberto com filme plástico. Forre com a massa o fundo e as laterais de um pirex e fure com o garfo. Asse em forno médio alto (200 graus), pré-aquecido, por cerca de 20 minutos.



Recheio:

Bata no liquidificador todos os ingredientes e recheie a torta assim que ela sair prontinha do forno.
Vale a pena conferir.


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

FRANGO AO CATUPIRY

A PREFERIDA DA BIA


Esta receita foi publicada no meu 4º dia de blog e como naquele tempo
quase não tinha visitas, resolvi repostar essa receita que é uma das minhas preferidas.




INGREDIENTES:

1/2 kg de frango

1 colher de sopa de Tempero da Casa
 azeite pra refogar
1 laranja

1/2 copo de água
1/2 xícara de molho de tomate peneirado
CATUPIRY em pote
CATUPIRY em copocrem ou
outro requeijão cremoso
batata palha


MODO DE FAZER:


Corte o franguinho em pedacinhos como se fosse para strogonoff e refogue com o tempero pronto e o azeite, esprema o limão ou a laranja, coloque um pouquinho de água e o molho de tomate, deixe cozinhando, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, forre o pirex com o CATUPIRY de pote nas laterais e ao fundo o copocrem de CATUPIRY ou outro requeijão cremoso. Assim que o franguinho estiver pronto, coloque no pirex forrado com o requeijão, leve ao forno para que o mesmo derreta e ao servir à mesa, acrescente a batata palha de boa qualidade. Pode ser uns 4 minutinhos no microondas, pois a finalidade é apenas derreter o catupiry.

Essa receita é maravilhosa! Experimente e volte pra dizer como ficou.



DICAS DA VOVÓ:


- PODE FORRAR O PIREX TODO COM O CATUPIRY DE POTE, MAS EU CONSIDERO MUITO ENJOATIVO POR ISSO, USAR O COPOCREAM AO FUNDO FACILITA O PROCESSO, POIS ESTE É UM POUCO MAIS CREMOSO.
-AO FAZER O FRANGUINHO VOCÊ PODE ACRESCENTAR TAMBÉM PIMENTA CALABRESA NA HORA DE SERVIR.


Na hora que o franguinho está sendo refogado pode esfarelar um pouquinho de orégano, dá um toque especial.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

3º SORTEIO MOCOCA


3º SORTEIO : 5 de fevereiro de 2011

Para participar você deve ser seguidor do blog. Se cadastre na barra lateral direita, onde diz SEGUIDORES DO BLOG

Aqui mesmo nos comentários, responda e deixe seus dados:

Conte sua história envolvendo um dos produtos do Kit Mococa?
NOME
E-MAIL
CIDADE - ESTADO
nome do/a seguidor/a

 Aqueles que moram no exterior, podem participar, caso tenham um endereço para entrega em qualquer local do Brasil.

As inscrições poderão ser feitas até o último minuto do dia 4 de fevereiro (Horário de Brasília).
O sorteado será divulgado aqui pelo blog e o contato feito nas primeiras 48h por e-mail, caso não repasse seu endereço completo neste prazo, será feito novo sorteio.

VISITE E PARTICIPE DO BLOG DA MOCOCA!!!

Cada kit contém:

 1 lata de leite condensado, 1 creme de leite, 1 caixinha de molho branco, 1 lata de brigadeiro, 1 lata de beijinho, 1 lata de cajuzinho, 1 lata de doce de leite, 1 manteiga, 1 sachê de farinha láctea, 1 sachê de mingau de arroz, 1 sachê de mingau de milho, 3 unidades de Mocoquinha tradicional, 3 unidades de Mocoquinha chocolate branco e 1 achocolatado de 1 Litro.


BOA SORTE!!!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

TORTA DE MAÇÃ

A PREFERIDA DA IZABELLE E DO NETO


Visitando e conhecendo uns amigos em Manaus tive a oportunidade de experimentar essa deliciosa receita.
É mais prática do que você imagina. A Izabelle anotou a receita com todo carinho e eu trouxe para vocês.
O Neto, seu marido disse que tinha passado a tarde toda ralando as maçãs, não é que eu acreditei?
Mas depois, fiquei conhecendo o maravilhoso truque e tenho certeza que vocês irão amar. Acredite, é fácil assim e deliciosa.

INGREDIENTES:
Farinha de trigo
margarina
1 lata de leite condensado
2 latas de creme de leite
1 pacote de suco MID  de maçã ( acredite se quiser)


MODO DE FAZER:

Misturar o trigo e a margarina até a massa soltar da mão. Forrar um pirex com a massa e levar ao forno por 20 minutos em fogo baixo, até perceber que a massa está crocante. Em geral cada forno tem seu tempo, pois devemos levar em consideração a força e o tipo de gás.

Misturar o creme de leite, o leite condensado e o suco de maçã no liquidificador. após a massa pronta, cobrí-la com o creme e decorá-la com os pedaços de maçã.

DICA DA VOVÓ:  Para cada 1/2 kilo de farinha de trigo usamos aproximadamente 250g de margarina.




RESULTADO DO 2º SORTEIO MOCOCA

Trago aqui a lista das inscrições feitas para este segundo sorteio:

  1. Eliana - Coisas Boas da Vida
  2. Cassia
  3. Cris
  4. Karinfleur
  5. Delícias da Andréa
  6. Edna Cris
  7. Daniana Bittencourt
  8. Linda Gonçalves
  9. Iliane
  10. Ninas Cupcakes
  11. Katia Matos
  12. Alaís coluchi
  13. Paloma
  14. Vera Munhoz
  15. Regina Castro
  16. Soraya Montarini
  17. Orvalho do céu
  18. Verinha
  19. Lu dias
  20. Cristina Pereira
  21. Dani Hoffmam
  22. Thais
  23. Priscila Cristina
  24. kituteesda Brine
  25. Loren
  26. Silvana Piovani
  27. Renata santino
  28. Helen
  29. Daiana Duarte
  30. Daniela
  31. Katia chiappini
  32. Isabel Codá
  33. Nena - Irene
  34. Magda Leão
  35. Marisa Elida
  36. Guta Lima
  37. Léo 
  38. Monica
  39. Rita 
  40. Ana Lucena
  41. Pixel artista
  42. Minha Vida                                    e a sortuda foi:


7. Daniana Bittencourt

Parabéns Dani, estarei entrando em contato por e-mail e você terá 48 horas para entrar em contato, deixando seu endereço completo e telefone para que eu encaminhe para a Mococa.

Caso esse prazo não seja cumprido, teremos novo sorteio no dia 07 de janeiro de 2011.

EM BREVE IREMOS PARA O TERCEIRO SORTEIO MOCOCA.
Para quem ainda não foi sorteada, não fique triste, ainda teremos muito mais pela frente.

FELIZ 2011!

sábado, 1 de janeiro de 2011

TORTA DE OVOMALTINE

A PREFERIDA DO CARLOS E DA VIVIANE


Visitando à casa de uns amigos, degustamos essa maravilhosa torta e é claro que eu pedi para tirar foto e trazer a receita para o nosso blog. Estava uma delícia e a Vivi teve o maior prazer de detalhar como tinha feito. Primeira receita do ano de 2011, trazendo a todos muita energia positiva.
Vale a pena conferir, pois além de fácil, muito saborosa.

INGREDIENTES:

Ovomaltine a seu gosto
1 lata de Leite Condensado
1 copo de 200ml de leite
1 gema sem pele
5 gotas de essência de baunilha
1 lata de creme de leite sem soro
2 colheres de maisena (dissolvidas no leite)
biscoito champagne


 MODO DE FAZER:

Dissolva a maisena no leite e leve ao fogo com o leite condensado, a gema(sem pele) e a baunilha. Após engrossar, acrescente o creme de leite e pronto.
Dividir esse creme em duas partes, coloque a primeira metade no pirex pequeno, uma camada de ovomaltine, alguns biscoitos champagne molhados no leite ou em uma bebida de sua preferência (pode ser champagne) e depois cobre novamente com o restante do creme e decore com mais ovomaltine por cima.

Leve ao congelador para endurecer e retire pouco antes de servir.
Vale a pena ter uma sobremesa para receber os amigos.

FELIZ 2011!!!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...