domingo, 31 de outubro de 2010

DONA DE CASA, PARABÉNS!

E que em todos os dias do ano, você possa ter a iluminação para solucionar as situações que dependem da sua melhor decisão. Essa posição com dedicação exclusiva, hoje está em extinção, pois vivemos tempos modernos, mas todas as mulheres, mesmo trabalhando fora, em algum momento do dia ou da semana tem que encarar e dividir o seu tempo para colocar em dia seus afazeres domésticos, seu lar.... seu cantinho.
Será que esta data foi  escolhida por coincidência no dia em que é comemorado "o dia das bruxas"? Rsrsrsr. Acho que devem ser as mágicas criadas no dia-a-dia para que no final tudo dê certo.

Como adoro ir em busca do significado das coisas, vou compartilhar com vocês que na realidade, o Halloween é uma festa celebrada todo ano na véspera do dia 31 de outubro, dia de Todos os Santos. 
Vem da expressão usada: All Hallow's Eve (Vigília de Todos os Santos).
 Esta data é comemorada há mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que  no último dia do verão, os espíritos sairiam dos cemitérios e iam ao encontro dos vivos, para tomar posse deles. E para assustá-los os celtas começaram a colocar em suas casas objetos assustadores, abóboras enfeitadas, ossos decorados, caveiras, etc. Por ser uma festa pagã, na Idade Média, passou a ser chamada de Dia das Bruxas. E a Igreja para amenizar esta influência, cristianizou a festa, criando o Dia dos Finados.

DIVIRTA-SE!!! Busque estar feliz SEMPRE!


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CREAM CRACKER COM RECHEIO

A PREFERIDA DA TIANA


A Wikipédia conta a historinha desses biscoitinhos assim:
Cream cracker é um tipo de biscoito fino feito usualmente de massa de farinha de trigo não fermentada.
....o som crocante que os biscoitos faziam inspirou a denominação deste tipo (cracker significa "aquele que quebra", em inglês). Bent então se dedicou a convencer o mundo do valor dos seus biscoitos como aperitivo e lanche. Dez anos depois a região de Boston, onde ele atuava, se desenvolvia rapidamente, e mais tarde Bent vendeu sua empresa para a National Biscuit Company, que ainda funciona com o nome de Nabisco.

Em 1999 a indústria de crackers empregava mais de 37 mil pessoas nos Estados Unidos, com vendas excedendo os dez bilhões de dólares.
Se quiser ler toda a historinha veja no link da Wikipédia.

Enquanto o almoço não fica pronto, sirva a seus amigos um biscoitinho desses bem básicos.
Esses em especial, coloquei um pouquinho de molho de tomate, salpiquei o queijo ralado, esfarelei um pouquinho de orégano por cima e um pedacinho de catupiry em cada um deles, é sempre uma ótima alternativa, mas você pode usar a sua criatividade e usar os ingredientes disponíveis que você tiver em casa. Depois levei ao forno pré-aquecido e deixei derreter um pouquinho,
hummmm......ficam super crocantes.

DICA DA VOVÓ:  Sempre que utilizar o orégano em pizzas ou lanches, é muito importante esfarelar entre o dedos na hora de salpicar, pois o cheirinho e o sabor ficam mais apurados.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

SPAGHETTI À CALABRESA

A PREFERIDA DO HERBERT


Essa macarronada é tudo de bom, independente do complemento que pode ser calabresa, salsichas, atum ou mesmo só ao sugo. O Herbert é meu genro preferido, o pai do meu netinho que me inspirou a fazer o blog. Ele adora essa macarronada, independente dos complementos. A turma sempre pede pra vovó fazer esse macarraozinho, que na realidade é muito prático e saboroso. Eu digo sempre que é minha especialidade, mas na verdade é, que em dez minutos você pode preparar essa delícia e todos vão amar. Passarei aqui as marcas que usei, mas deixo claro que não estou ganhando nada com isso, apenas o prazer de compartilhar minhas dicas com vocês.

INGREDIENTES:

250g de macarrão fidelinho Adria
1 caixinha de molho Pomarola peneirado
1 colher de sopa de azeite (acidez 4%)
1 colher de chá de Tempero da Casa (Ajinomoto-tampa verde)
1 pitada de açúcar
1 linguiça calabreza
1 pacote de queijo ralado (eu usei Vigor)

MODO DE FAZER:

Em primeiro lugar vamos adiantar o molho para que quando o macarrão ficar pronto, já possa ser temperado de imediato. Corte a calabresa em rodelinhas finas e leve ao fogo à frigideira sem nada, não precisa óleo. A linguiça vai ser frita em sua própria gordura que vai derreter. Assim que estiver coradinha você retira da frigideira e coloca numa vasilha com papel toalha, para que fique bem sequinha e para que seja retirada a maior parte de sua gordura saturada. Reserve. Coloque a água para ferver, com um fio de óleo e sal. Enquanto isso faça um refogadinho com o azeite e o Tempero de Casa, coloque o molho de tomate e uma pitada de açúcar para tirar a acidez do molho. Jogue a calabreza ali e reserve. Com certeza esse é o tempinho que a água já estará fervendo e você aí joga o macarrão para ser cozido.Esse em especial leva 3 minutos. Escorra e ligue o fogo novamente do molho para que ferva. Dê uma lavada no macarrão de leve para que ele fique molhadinho e jogue nesse molho fervendo e pronto. Coloque num recipiente e jogue bastante queijo ralado por cima e sirva em seguida. A quantidade de macarrão deve ser proporcional ao molho para que fique bem gostoso. A aguinha que vai junto do macarrão é bom para que o molho não fique tão grosso. Não se pode economizar na quantidade de molho, pois esse é o segredo de qualquer massa.

DICAS DA VOVÓ:
  •  O tempo do cozimento do macarrão é fundamental seguir o indicado na embalagem, para que fique no ponto certo (al dente - o ponto ideal para que ele não fique grudento), afinal de contas o macarrão ainda irá será colocado no molho fervendo.
  • Enquanto você não tiver muita experiência nas quantidades,  coloque a massa cozida, no molho, aos poucos para que perceba o seu ideal. Às vezes quando uso uma nova marca e percebo que ela rendeu mais,  vou colocando o macarrão aos poucos e preparo mais molho em seguida ou reservo apenas a massa cozida excedente para uma próxima oportunidade.
  • Quando guardar a massa cozida sem molho na geladeira,  na próxima vez que usar, basta ferver uma água e passar essa água pelo macarrão e preparar um molho novo para a massa. Pode até ser um molho branco.
  • Aqui em casa uns gostam de molho vermelho e outros de molho branco, por isso em geral tem massa pra todo gosto. Veja o molho branco AQUI.

sábado, 23 de outubro de 2010

BOLO DE AIPIM CARAMELADO

A PREFERIDA DA LICA




A receita desse bolo foi enviada pelo blog da Lica Bolos, eu amo bolo de aipim com côco e com certeza vou experimentar.A Lica chama de Bolo de Mandioca, acho que em cada local do nosso país tem um nome específico. Aqui em Manaus chamam de macaxeira, mas eu sou carioca e sempre chamei de Bolo de Aipim. O importante é que o sabor é o mesmo e diga-se de passagem, ma-ra-vi-lho-sooooo!!!


INGREDIENTES:

1kg e 1/2 de madioca ralada do lado fino do ralador (ñ pode usar processador).

800gr de açúcar refinado

6 ovos grandes(inteiros) ligeiramente batidos

250gr de manteiga sem sal derretida

500gr de coco ralado(se for o fresco é melhor)


MODO DE FAZER:


Caramelar uma forma redonda com buraco no meio (que caiba 3 litros de líquido).

Para o caramelo 1xícara(das de chá)de açúcar.

Misturar todos ingredientes (sem batedeira), assar em forno médio mais ou menos 35 minutos
(até dourar sem secar muito).

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

KIT OVOMALTINE RECEBIDO

Hoje chegou esse maravilhoso kit da OVOMALTINE que
ganhei no blog Aqui na Cozinha!
Estou super...mega feliz por ter sido a sorteada. Nossa..... eu amei mesmo.
Obrigada Patty, adorei ganhar essa delícia!
Em breve trarei receitinhas novas com esse perfeito ingrediente, hummmm!
OVOMALTINE forever....

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SORTEIO DE MASSAS VENTURELLI

TEM SORTEIO NO BLOG KITUTES DA CRIS




                                                    Sorteio de um Kit Família Venturelli
                                                                   CLIQUE AQUI

A Cris estará sorteando no dia 16/NOV, quinta- feira, um delicioso kit das farinhas Venturelli:

•1 kg Farinha Venturelli Branca;

•500 gr Farinha Venturelli Gourmet;

•500 gr Macarrão Yakissoba;

•500 gr Macarrão Talharim;

•400 gr Massa para Lasanha;

•500 gr Massa Premium Parafuso;

•500 gr Massa Premium Penne;

•1 Livro de Receitas da Venturelli;

•1 Lindo avental.

Eu já fiz minha inscrição por lá, agora só falta você!!!



domingo, 17 de outubro de 2010

BRIGADEIRO COM OVOMALTINE

A PREFERIDA DA CRIS

Estou tão feliz por ter sido sorteada com a promoção do OVOMALTINE, que já estou criando as possibilidades de criar receitinhas com essa delícia.
Hoje decidi testar a receita de brigadeiro de microondas e não é que funciona? Ahhh...depois em vez de passar nos granulados passei no OVOMALTINE.
Uns eu resolvi misturar o OVOMALTINE  na massa e outros só passei por fora, confesso que é difícil decidir qual é o melhor, mas aqui em casa, achamos melhor, só passar por fora e deixar o brigadeiro da forma tradicional. Isso fica a critério de vocês, viu?
Vale a pena experimentar os dois.

INGREDIENTES:

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa rasa de margarina
2 colheres de sopa de Nescau
Ovomaltine

MODO DE FAZER:

Misture bem os ingredientes, menos o Ovomaltine, num refratário fundo. Leve ao microondas na potência máxima num total de oito minutos, sendo que a cada 2 minutos, você interrompe o cozimento para mexer bem e volta em seguida, repetindo até o término desse tempo. Passe para um prato raso untado com margarina, espere esfriar, passe um pouco de margarina na mão, enrole os brigadeiros e passe no Ovomaltine. Fica um espetáculo e é muito prático. Dá em média 30 brigadeiros.


DICA DA VOVÓ: Experimente separar um pouco da massa e juntar um pouco de Ovomaltine à  massa, enrole e passe novamente pelo Ovomaltine. É uma opção.
Coloque em forminhas decoradas, aqui em casa nem deu tempo pra isso. Foi uma ótima experiência.
Meu kit ainda não chegou, mas OVOMALTINE não falta aqui em casa.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

YAKISOBA DA MARY


A PREFERIDA DA MARY



Hoje estou muito feliz! A Mary acabou de enviar essa receita deliciosa pra mim por e-mail e também acabei de ser sorteada no blog da Patty com o kit Ovomaltine. Assim que chegar o brinde, estarei postando aqui no blog. Que delícia!!!

INGREDIENTES:

600g de alcatra em tirinhas
400g de cenoura
400g de vagem
1 maço de couve-flor (pequeno) +- 300g
1 maço de brócolis (grande)
1 maço pequeno de acelga branca
Cebola a gosto do freguês
1 pacote de macarrão pra Yakissoba da Nissin ou Alfa (500g)

2 xícaras de Shoyu
1 1/2 Litro de Água
2 colheres (sopa) de maizena dissolvidas em um pouco de água
gengibre ralado a gosto do freguês

MODO DE FAZER:

Aqueça o óleo na panela, deixe esquentar bem e adicione a carne cortada e já temperada com sal. Deixe começar a fritar,vai juntar água, mas não tampe a panela nem abaixe o fogo, a água vai secando aos poucos e a carne vai fritando.
Quando a carne estiver bem fritinha retire-a da panela, adicione um pouco mais de óleo e adicione a cebola. Frite a cebola até dourar, adicione a cenoura cortada e a vagem, refogue mais por pouco tempo e vá juntando os outros legumes, por último tem que ser a acelga, todos tem que ficar firmes, mas cozidos.
Em outra panela faça um caldo com o shoyu, a maizena dissolvida na água, o restante da água e o quanto queira de gengibre ralado. Deixe ferver e ficar brilhante.
Cozinhe o macarrão conforme as instruções do fabricante. Em uma panela grande junte os legumes e o macarrão, vá regando com o caldo e mexendo devagar, pra misturar sem quebrar o macarrão nem os legumes. Sirva quente.
Mary Pardo



domingo, 10 de outubro de 2010

BOLO DE CHOCOLATE da Mariazinha

A PREFERIDA DA TUPI

Aprendi a fazer esse bolo com minha grande amiga Tupi (minha mestre em Reiki), claro que o dela sempre fica mais gostoso, mas esse bolo é daqueles que sempre que você passa perto, come um pedacinho.
Essa semana, eu senti tanta saudade dos meus amigos Tupi e Ivo que decidi fazer o bolinho, para vivenciar essa delícia que ela religiosamente faz toda semana na casa deles. Como estamos há quase 5000km de distância, o jeito foi fazer o bolinho pra sentir esse gostinho delicioso e matar essa saudade.
A Tupi chama o bolo da Mariazinha, pois ela sempre fica muito inspirada quando vai prepará-lo e cada um que faz fica melhor que o outro, todos adoram, é um bolo mágico, contagiante!

INGREDIENTES:

4 ovos
1 garrafa de leite de côco (pequena)
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de Nescau
1 tablete de manteiga com sal ou
4 colheres de sopa
1 colher (sopa) de fermento em pó (tabuleiro fundo) ou
1 colher (chá) de fermento em pó (for a forma de furo no meio)

MODO DE FAZER:

Bata as claras em neve e reserve. Bata o açúcar, a manteiga e as gemas, até ficar um creme esbranquiçado. Acrescente o leite de côco, a farinha de trigo peneirada e o Nescau. Adicione as claras em neve e o fermento e mexa ligeiramente. Leve para assar em forno aquecido (180º) por mais ou menos 1 hora, depende do seu forno, espete o palitinho e se sair seco, está pronto!

DICA DA VOVÓ: A xícara da medida é de 200ml, teste antes, pois se for maior não dá certo.
Sempre que tiro o bolo do forno coloco naqueles pratos com cobertura para que ele fique suado, assim as gotículas caem no bolo e ele fica molhadinho por cima e depois também pode salpicar um pouco de açúcar refinado por cima(opcional). Claro que esse bolinho também combina com a famosa calda de chocolate.Veja aqui a calda! Ou com uma generosa bola de sorvete de creme. Hummmmm!

sábado, 9 de outubro de 2010

SORTEIO OVOMALTINE

Mais sorteio de OVOMALTINE no blog da Patty, esse será no dia das crianças (12 de outubro).
Eu amo essa delícia e faço questão de promover, já me perguntaram se estou ganhando alguma coisa com isso, mas acho que nem tudo temos que ganhar sempre algo em troca, não é? Afinal promover o que se gosta, é muito gratificante e saber que podemos fazer alguém feliz, mais ainda.
Por isso, clique AQUI!
E faça sua inscrição, eu já fiz a minha.
BOM FINAL DE SEMANA PRA VCS!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

SALADA PRIMAVERA

A PREFERIDA DO RAIMUNDO


Essa semana conferindo os novos seguidores do blog, conheci o Arte e Saladas e fiquei encantanda com a maneira como o Raimundo cria suas saladas, realmente uma obra de arte, vale a pena vocês conhecerem as outras maravilhas que ele já criou. Clique AQUI e veja lá!


INGREDIENTES:

Primeira camada:

rúcula picada
cebola picada
pimenta de cheiro picada
manga em cubos
alface americana picada
tomate-cajá maduro picado
palmito em cubos
pepino em cubos
abacaxi em cubos
cenoura ralada

Arte:

cenoura (flores)
pepino (botões)
pimentão verde picado (fundo verde)
coentro picado (fundo verde)
beterraba (asas e antenas)
azeitona preta (cabeça)
minimilho (corpo)
beterraba ralada (borda)

Tempero:

Vinagre de vinho tinto
Azeite Extravirgem

domingo, 3 de outubro de 2010

PIRARUCU DE CASACA

A PREFERIDA DA ANA PAULA

Pirarucu de casaca é um prato típico aqui de Manaus, confesso que eu não tinha nem idéia de como seria, mas me apaixonei. Eu fiquei encantada com esse almoço maravilhoso que a Tia Lourdes proporcionou, a Ana Paula, nossa prima querida sugeriu que a Maria, cozinheira profissional, passaria essa receita maravilhosa e aqui trouxe para vocês. Fiz algumas pesquisas e vi que cada um tem seu toque especial, afinal você "veste" o peixinho do jeitinho que você achar melhor, essa é explicação para o nome do prato.

INGREDIENTES:
1 kg de pirarucu salgado
farinha do uarini
cebola
tomate
pimenta de cheiro
cheiro verde
pimentão
ameixa preta
batata palha
ovos (pode ser de codorna)
banana frita
azeitona
ervilha

MODO DE FAZER:

Escalde o pirarucu, deixe de molho para tirar o excesso de sal e escorra. Forre um tabuleiro com azeite e leve o pirarucu ao forno para assar por meia hora. Enquanto isso molhe a farinha do uarini no leite de côco, torre a farinha no forno também mexendo sempre nessa meia hora. Depois que retirar o pirarucu do forno você vai desfiá-lo como bacalhau. Corte todos os temperos e leve para refogar no azeite
com o pirarucu desfiado. Aí vamos montar as camadas:
farinha no fundo
pirarucu refogado com os temperos cortados
banana frita aos pedacinhos
ameixa preta intercalada
batata palha
e novamente tudo de novo se optar por uma vasilha funda. No final decore com ovos de codorna.
O almoço do domingo passado foi servido assim:



DICA DA VOVÓ: Para quem não gosta dos temperos cortadinhos aparentes, refogue o pirarucu no Tempero da Casa, adicione depois 2 latas de seleta de legumes.
Também pode ser usado os ovos cozidos de galinha em vez de ovos de codorna.

Parece bacalhau, mas não é. Acho que se fizermos esse prato com o bacalhau, também dá certo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...