quarta-feira, 29 de setembro de 2010

QUICHE DOIS SABORES

A PREFERIDA DO GILBERTO E MÁRCIA

Essa quiche foi postada na comunidade da vovó no ORKUT, e resolvi trazer pra vocês do jeitinho que eles passaram a receita, pois achei muito interessante e de dar água na boca, não é?
Confiram:

Minha quiche preferida (Gilberto e Márcia)


1º Passo:

- No liquidificador, colocar 03 ovos, 01 copo (tipo requeijão) de leite, duas colheres bem cheias de creme de leite, sal e pimenta a gosto. Bater bem e reservar. Se quiser, acrescente uma colher de queijo ralado.

2º Passo:

Massa:

- Num recipiente, colocar 100 gr. de manteiga, 200 gr. de farinha de trigo, 1/2 copo de leite (colocar o leite aos poucos até dar o ponto), sal (+/- 01 colherinha de chá), 01 colher de fermento de bolo. Misturar, mas não pode sovar a massa.

3º Passo:

Recheio:

a) Tomate seco picado e rúcula cortada com as mãos (não usei faca)

b) Kani fatiado e cogumelo fatiado.

# Num refratário untado e enfarinhado, abrir a massa de forma que ela fique bem fininha. Deixar a beirada na altura de um dedo. A massa não pode ficar grossa.

# Cobrir metade dessa massa com o tomate seco e rúcula e a outra metade com o kani e o cogumelo. Rechear bem (eu coloco bastante) e, por cima desse recheio, espalhar o creme que ficou reservado lá no 1º Passo.

# Levar ao forno pré-aquecido a 200° e depois é só felicidade!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

SORTEIOS DE ANIVERSÁRIO

SORTEIO DA VICE
PRIMEIRO SORTEIO


SEGUNDO SORTEIO


No blog ALQUIMIA NA COZINHA DA VICE até amanhã você pode se inscrever, corre lá e deixe sua inscrição, para esses sorteios de aniversário do blog, clique AQUI!
Eu já fiz a minha inscrição.

SPAGHETTI AO MOLHO BRANCO COM ESPINAFRE E OVOS MEXIDOS

A PREFERIDA DO LUCAS

Sabe aqueles dias que você quer comer uma massinha rápida, básica e saborosa? Pois é esse dia foi assim e não tinha muito tempo. Por isso preparei um molhinho branco, ferventei o espinafre e decorei com esses ovos mexidos, ficou um espetáculo, não sei se era a fome, hehehe, mas meus degustadores de plantão adoraram. Foi até motivo para repeteco. E claro aquele queijinho ralado por cima, porque macarrão sem queijo é igual a amor sem beijo, né?

INGREDIENTES:
200g spaghetti fidelinho(o mais fininho)
2 copos de leite
1 caixinha de creme de leite
1 colher de sopa de maizena
1 colher de sobremesa de tempero de casa
azeite
1 molho de espinafre
3 ovos

MODO DE FAZER:

Leve a água para ferver e assim que estiver fervendo, coloque o macarrão, respeitando o tempo que indica a embalagem, esse tempo é muito bom ser respeitado, pois senão o macarrão fica muito cozido. Enquanto isso, separe as folhas do espinafre, lave e leve a água fervente por uns 3 minutinhos, retire e jogue na água gelada, reserve. Prepare o refogado com o azeite o Tempero de Casa e acrescente o leite misturado com a maizena e mexa até engrossar um pouquinho, adicione o espinafre cozido e escorrido e no final adicione o creme de leite e desligue o fogo. Prepare os ovos mexidos em um pouquinho de óleo na frigideira e mexa assim que começar a esbranquiçar, jogue por cima da macarronada, hummm....vale a pena experimentar.

DICA DA VOVÓ: As folhas do espinafre eu corto em tirinhas antes de ferver, assim fica bem disfarçado para quem não tem muito o hábito das folhas, mas você pode fazer a seu gosto.
Esse molho branco é tão gostosinho que não precisa desses acompanhamentos de espinafre ou ovos mexidos, pode ser apenas o molho simples básico.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SORTEIO DE LIVRO (Nigella)

A festa do blog da Patty está incrível, agora tem sorteio desse livro super interessante, passe lá e se inscreva, dessa vez eu fui lá primeiro. O sorteio será dia 3 de outubro. Clique AQUI!!!

domingo, 26 de setembro de 2010

CALDA DE CHOCOLATE

A PREFERIDA DO DANILO

Essa calda além de super simples e é maravilhosa. Assim que colocamos no fogo a casa inteira fica com um cheirinho de chocolate irresistível, de longe se percebe que algo delicioso está sendo feito. É ótima para comer com bolo, com sorvete, enfim você escolhe. Meu filho adoooora.

INGREDIENTES;
1 copo de leite de vaca
1 copo de Nescau
1 colher de chá de maizena

MODO DE FAZER:

Leve o leite e o Nescau em uma leiteira ao fogo. Assim que começar a ferver abaixe o fogo e deixe ferver por 5 minutos, assim que a espuma que sobe abaixar, misture um pouquinho de leite com essa colher de maizena e misture ao leite com chocolate para engrossar mais, caso você queira mais grossa. 

Olhe só por cima do sorvete, que delícia!!!
Pode ser assim que sai do fogo.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

TORTA DE BANANA

 A PREFERIDA DA NATÁLIA

Esta receita aprendi com a Natália assim que cheguei em Manaus e fomos comemorar o aniversário da Socorro. Pra mim é um pavê, mas aqui chamam de torta, então é só escolher. Postarei a receita original e as minhas adaptações colocarei nas dicas da vovó. Ontem tive 3 degustadoras aprimoradas, a Andréa, a Sandrely e a Ana Paula que adoraram essa forma mais consistente do creme, mas vocês podem fazer do jeitinho que acharem melhor.

INGREDIENTES:
4 bananas pacovãs (bem madura)
ou banana da terra(temos que experimentar)
3 ovos
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
500g de açúcar
4 colheres (sopa rasa) de amido de milho
3 gotas de baunilha
canela em pó

MODO DE FAZER:

CREME: Numa panela coloque o leite, o leite condensado, 3 gemas (sem pele), o amido de milho e as gotas de baunilha. Leve ao fogo até engrossar e reserve.

Corte as bananas em fatias ao comprido, derreta o açúcar como se fosse fazer pudim. Caramelize as bananas, uma a uma, como se estivesse fritando. Conforme for caramelando, coloque na forma, as camadas de banana, creme por cima, alternando até encher a forma.
Bata as claras em neve, acrescente 3 colheres de sopa (1 colher para cada clara), e leve ao forno aquecido (180º)por mais ou menos 15 minutos, até que fique douradinho e salpique canela para decorar.
Leve à geladeira e sirva gelado.

DICA DA VOVÓ: Adorei essa torta do jeitinho que está na receita, mas achei o creme muito molinho, então reduzi a quantidade de leite para fazer o mingau, usando apenas 500ml de leite e duas colheres de sopa de amido de milho. Assim o creme fica com mais sabor do leite condensado e mais consistente como na foto.


Aos 9 minutos de hoje (Horário de Brasília),
chegou a Primavera!
Que o simbolismo do renascimento possa contagiar vocês!
O dia e a noite tem a mesma duração, momento perfeito para nos equilibrarmos
e trabalharmos a união dos opostos.
É tempo de renascimento, de plantar novas sementes, novas idéias.
Fase de se desfazer das coisas que você não usa mais.
Mãos à obra!!!
Desejo uma ótima primavera para vocês!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

FILÉ DE PEIXE RECHEADO

A PREFERIDA DA CAROL




VIVA 21 DE SETEMBRO!
DIA DO RADIALISTA!
VIVA A CAROL, FELIZ ANIVERSÁRIOOOOOOO!!!
Hoje é aniversário da minha querida filha do coração, a Carol, mãe do Lucas que me inspirou a fazer esse blog, hoje o blog está fazendo essa homenagem e trazendo aquela receitinha que tinha prometido a vocês.
Pirarucu recheado com queijo coalho, banana frita e tucumã com Risoto de Tucumã,
esse é o nome do prato.
Como sei que esses ingredientes só podemos encontrar aqui no Norte, fiz uma versão sem o tucumã, uma frutinha exótica que tem por aqui e muito usada em pratos salgados e se come até com pão.
Esse peixe da foto é Filé de Pirarucu, mas acredito que podemos usar outros filés também.

INGREDIENTES:
4 filés de peixe
1 lata de azeite (500ml)
farinha de rosca
3 ovos
limão
alho
sal
ou o famoso Tempero de Casa da Ajinomoto ( 1 colher de sopa)
1 banana pacovã ou da terra frita
4 fatias grossinhas de queijo coalho

MODO DE FAZER:


Lave os filés com limão, depois prepare um molho com alho, azeite, sal e um pouquinho de água, ou depois de lavar os filés com limão passe o Tempero de Casa em cada um, (eu faço assim, pois é muito prático).
Bata os três ovos por um minutinho e passe os filés nesses ovos batidos. Passe cada filé pela farinha de rosca, e coloque a fatia de queijo coalho, a banana frita, pedacinhos de tucumã (opcional) e enrole o filé e prenda com palito. O filé deve apenas encontrar o outro lado, não deve ser como rocambole, pois na hora de fritar não é recomedável o peixe transpassar o outro lado. Deve ser frito no azeite, não óleo.
É uma delícia, mas na hora de levar à mesa não esqueça de tirar os palitos.


Esse arroz é uma delícia e super simples de fazer:
Coloque uma colher de sopa de azeite numa panela, uma colher de chá de Tempero de Casa ou seus temperinhos preferidos do arroz, jogue o arroz lavado e escorrido para refogar, acrescente 1 xícara e meia de água e assim que ferver e você perceber que já está cozido, acrescente 2 colheres de sopa de vinho branco, 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de queijo ralado e os pedacinhos de tucumã para decorar(opcional). O arroz deve ficar molhadinho, se precisar acrescente mais um pouquinho de água.
Este que fizemos não colocamos o tucumã e quase nem conseguimos fotografar, pois é demais!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SORTEIO OVOMALTINE

NO BLOG AQUI NA COZINHA TEM SORTEIO!
Clique AQUI e participe!

A Patty está promovendo esse delicioso sorteio, mas é até o dia 26 de setembro (17:00h) as inscrições, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, se inscreva logo. Eu já estou indo lá.


sábado, 18 de setembro de 2010

MINGAU DE BANANA



Este vídeo foi apresentado no Programa Sabores da Amazonia, 
onde foi exibido o Mingau de Banana feito pela Vovó Cristina.


Hoje minha filha do coração trouxe para mim esse mingau delicioso feito pela Tia Cáca. Aqui em Manaus é tradicional, em toda parte da cidade você encontra muitas pessoas empurrando um carrinho com dois panelões, um com Mugunzá (nossa conhecida canjica branca) e outro panelão com o Mingau de Banana,
eu não conhecia, mas me apaixonei por essa delícia, quando a amiga Suelane, lá em Itacoatiara me ensinou a fazer. Acho que onde não tem Banana Pacovâ, podemos usar a banana da terra, não sei,  só testando.


Essa receita da terrinha é para homenagear meu amigo
SEBASTIÃO SENA,
que é aqui de Manaus, mas mora no Rio de Janeiro há mais de 20 anos.
FELIZ ANIVERSÁRIO.....VIVA 18 DE SETEMBRO!!!
Um dia muito especial, hoje meu pai faria 89 anos,
uma das pessoas mais especiais que existiu em minha vida.
PAI, EU AMO VOCÊ!


INGREDIENTES:
4 bananas pacovãs
2 xícaras de água
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 xícara de tapioca de bolinha
1 vidro de leite de côco
1 colher de café de sal
canela

MODO DE FAZER:

Pique a banana ou raspe a banana para que ela fique em pedaços irregulares. Leve à panela com a água para cozinhar, assim que estiver cozida, quando levantar fervura, retire a espuma, para tirar a acidez da banana, acrescente a tapioca, o leite condensado, o leite de côco e a pitada de sal, até que a tapioca fique cozida e engrosse o mingau. No final adicone o creme de leite e pronto. Se achar que está sem doce, acrescente açúcar a gosto. Deixe engrossar um pouco e experimente para conferir se a tapioca ficou cozida.
Pronto, é só servir com canela ....é delicioso!


DICA DA VOVÓ:  Eu fiz a experiência de acrescentar o leite de côco e ficou maravilhoso!
Para locais onde não se encontra a Banana Pacovã, use a Banana da Terra.


No filme foi colocado a tapioca antes de ferver a banana e não foi tirada a acidez, mas é opciconal.
O ideal é você fazer como está escrito aqui na receita.

Quando você fizer esta receita, tire uma foto e envie para blogdavovo@hotmail.com.


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

SORTEIO DIA 20 DE SETEMBRO

No blog KITUTES DA CRIS,  está tendo sorteio, clique AQUI e se inscreva.


Participe do sorteio de um delicioso kit das farinhas Venturelli.


Neste Kit contém:


•1 kg Farinha Venturelli Branca;

•500 gr Farinha Venturelli Gourmet;

•500 gr Macarrão Yakissoba;

•500 gr Macarrão Talharim;

•400 gr Massa para Lasanha;

•500 gr Massa Premium Parafuso;

•500 gr Massa Premium Penne;

•1 Livro de Receitas da Venturelli;

•1 Lindo avental.

O Sorteio será feito depois das 19:00hrs, através do site randon.org.

Para se inscrever é preciso deixar seus dados lá no blog da Cris:
http://kitutisdacris.blogspot.com/search/label/Sorteio

BOA SORTE!!!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

BOLO DE FAROFA

        A PREFERIDA DA IGNEZ ALMEIDA

Esta receita foi enviada pela aniversariante: IGNEZ ALMEIDA
PARABÉNS IGNEZ! FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
VIVA 14 DE SETEMBRO!!!
Desde hoje, já estamos comemorando este evento!
Ignez preparou esse bolo ontem para que vocês tivessem essa receita rápida e prática.
Tirou várias fotos e enviou para o meu e-mail,ela é um doce de pessoa, todos os dias quando abro meu MSN tem sempre uma mensagem de carinho. Desejo que esse novo ano que se inicia hoje pra você Ignez, seja repleto de coisas boas, com muita saúde, paz e amor. Continue assim com esse carinho contagiante.
Esta é uma homenagem do blog da Vovó Cristina para você!



Ele fica molinho por dentro, olha que delícia!

INGREDIENTES:
Creme

1 lata de leite condensado
1 lata de leite comum
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher do sopa de margarina
2 gemas
1 lata de creme de leite


FAROFA

3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 ovo
1 1/2 xícara de chá de açúcar
100g de margarina

MODO DE FAZER:

CREME

Misture o leite condensado, a farinha misturada no leite, a manteiga, as gemas e a baunilha, leve ao fogo até engrossar.Retire do fogo, deixe amornar e junte o creme de leite.

FAROFA

Misture todos os ingredientes com as pontas dos dedos, fazendo assim uma farofa.


MONTAGEM

Unte uma assadeira (20x35), ou uma redonda pequena, coloque metade da farofa, espalhe o creme e cubra com o resto da farofa, asse em forno médio até que asse e sirva depois de frio.

sábado, 11 de setembro de 2010

PAVÊ DE MORANGO


A PREFERIDA DA NORMA SALLES

Este pavê de morango é em homenagem à minha amiga irmã do coração Norma.
Já estou comemorando seu aniversário.
VIVA 12 DE SETEMBRO!!!
PARABÉNS pela pessoa maravilhosa que você é.
FELIZ ANIVERSÁRIO amiga, adoraria estar aí pertinho e te dar um abraço apertado, mas teremos toda uma vida pela frente como diz o Papai Noel, não é? Não faltarão oportunidades, eu tenho certeza disso.
Fiz essa delícia ainda pouco e pensando o tempo todo em você, te desejo tudo de bom e que esse ano você consiga alcançar todas as suas metas.


INGREDIENTES:

Biscoitos Champagne (eu usei o biscoito da vaquinha)
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
2 colheres de sopa de maisena
200ml de leite
morangos para decorar

MODO DE FAZER:

Espalhe os biscoitos no fundo do pirex, prepare o creme, misturando o leite com a maisena, leve ao fogo juntamente com o leite condensado e assim que virar um mingauzinho, adicionar o creme de leite de caixinha.
Jogue por cima dos biscoitos ainda quente.

Preparar o brigadeiro de copinho ou derrame os danetes por cima do creme assim que ficar frio.
Decore com morangos e prontinho!


DICA DA VOVÓ: se você quiser pode misturar alguns morangos amassados no creme, mas é opcional.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

PRESENTE DA TIVOVÓ!!!


Miguel 3,185 kg e Gabriel 3,465 kg os dois com 48 cm!
Que presente lindo que a vovó ganhou este ano, mais dois sobrinhos netos, a família está crescendo!
Raquel, Rodrigo, Lucca e Davi, parabéns pelos anjinhos que chegaram!
Eu amo vocês!!!

domingo, 5 de setembro de 2010

ANIVERSÁRIO DA VOVÓ CRISTINA E MAIS UM ANO DE BLOG

Estou muito feliz em poder comemorar com vocês o meu aniversário e mais um ano de blog! Com certeza fizemos muitas amizades e conhecemos pessoas muito especiais que participam da comunidade da vovó no Orkut, ajudando a manter o fórum sempre muito bem respondido.
Obrigada a todos que enviaram receitas experimentadas, fotos, e-mails e recadinhos online. Cada gesto de carinho é sem dúvida guardado em meu coração e por conta disso crio cada vez mais força, para trazer para vocês tudo que eu aprendo a cada dia. Este blog é em homenagem ao meu netinho Lucas, que também fez dois aninhos, ele já aprendeu a me chamar de Vovó Cristina, olha que fofo!
Obrigada a você também lindinho, a vovó te ama!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...