domingo, 28 de junho de 2009

PANELA DE PRESSÃO

DICA DA VOVÓ...VC SABIA QUE...

A água ferve normalmente a 100º C, ao nível do mar e num recipiente aberto. Qualquer que seja o tempo que a água demore para ferver nessas condições, a temperatura continuará a mesma. Se você mantiver alta a chama de gás, depois que a água já estiver fervendo, estará apenas desperdiçando gás. O que estiver dentro da água levará o mesmo tempo para cozinhar. O excesso de calor produzirá apenas a evaporação mais rápida da água. É possível, entretanto, tornar a água mais quente que 100º C, aumentando a pressão. É o que fazem as panelas de pressão. Como são recipientes fechados, conservam o calor e a pressão aumenta. Nessas panelas, em vez de ferver a 100º C, a água (e o vapor) atinge temperaturas mais altas, cerca de 120º C. Evidentemente a carne, batata e feijão ou qualquer outro alimento cozinham muito mais depressa. Como o vapor exerce uma pressão considerável, as panelas possuem válvulas de segurança que funcionam quando a pressão atingir um ponto perigoso.
Veja mais informações no link, copie e cole:
http://www.vocesabia.net/ciencia/como-funciona-a-panela-de-pressao/

sábado, 27 de junho de 2009

FEIJÃO PRETO PRÁTICO

A PREFERIDA DOS INICIANTES
INGREDIENTES:

500gr de feijão (Eu uso Combrasil)
1 linguiça calabresa
pimenta do reino
1 folha de louro
3 cubos knnor Brasileirinho
(tempero para feijão)

MODO DE FAZER:

Escolha o feijão retirando as pedrinhas, se for o caso e os feijões que estiverem "feios". Coloque em uma panela e cubra com água, deixando de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, troque a água e leve à panela de pressão com água até a marca do parafuso que existe em todas as panelas de pressão (por dentro). Adicione uma linguiça calabresa cortada em pedaços grossinhos, uma folha de louro e 5 salpicadas de pimenta do reino. Feche a panela e assim que a panela chiar, marque 30 minutos. Antes de abrir a panela, espere um tempinho para que saia toda a pressão. Veja se a válvula não chia mais, é só levantá-la com um garfo, se estiver com muita pressa de abrir é só deixar sair a pressão toda. Leve meio copo d´água com os 3 cubinhos de tempera feijão à panela que irá temperar o feijão e assim que estiver dissolvido, acrescente o feijão e pronto deixe ferver mais um pouco, caso queira que ele fique mais grossinho, amasse com a própria concha uns caroços de feijão dentro da panela, assim pelas laterais, mas de qualquer forma, sempre que ele está fresquinho ele fica mais líquido e assim que esfriar ele vai engrossando e a cada vez que precisar esquentar fica a seu gosto a textura do feijão, lembrando que sempre que colocar mais água ao feijão, deve acrescentar um pouco de sal ou mesmo mais um cubinho do tempero Knnor.


DICA DA VOVÓ: A linguiça calabresa dá um gosto especial, mas caso vc não goste de vê-la escura como na foto, coloque apenas 4 pedaços para cozinhar dentro do feijão e a parte corte as mesmas fininhas para fritar a parte sem gordura, deixe reservado para jogar no feijão na hora de temperá-lo.
Qualquer dúvida...deixe no comentário! Ou escreva para o e-mail da vovó: blogdavovo@hotmail.com

sexta-feira, 12 de junho de 2009

TORTA SORVETE DE OVOMALTINE

A PREFERIDA DO TIO CACÁ

Esta receita e as fotos foram enviadas pelo amigo da comunidade
da vovó Cristina no Orkut:
Carlos Alberto Feitoza de Oliveira
Coari - Amazonas

Cunhadíssima Ilka, FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!
ESTA É EM SUA HOMENAGEM.

Ingredientes:
4 latas de Leite condensado (Nestlé)
4 latas de leite de vaca
3 latas de Creme de leite (Nestlé)
1 Ovomaltine 500mg
2 Colheres de sopa de maizena (Este e segredo de receita)
2 Colheres de sopa de trigo (Este e segredo de receita)
1 Litro + 200 ml de Leite de caixa.

Modo de preparo

Colocar em uma panela as latas de leite condensado, o leite de caixa na mesma medida das latas de leite condensado, a maisena e o trigo. Mexer até dar o ponto de mingau ou papa. Despejar em um refratário de vidro como na foto em anexo e deixe esfriar. Em seguida leve ao refrigerador ou freezer.Deixe pegar a consistência desejada.


Em seguida despeje o ovomaltine, como na foto em anexo, espalhe de forma uniforme deixando a superfície lisa. Leve ao frezer enquanto prepara para acrescentar a terceira e última camada.


O creme de leite tem que passar um tempo na geladeira. Colocar o creme de leite na batedeira sem o soro e bater durante 15 minutos ou até obter uma concistência. Despeje em cima da segunda camada de ovomaltine. Leve para o frezer. Está pronto assim que estiver endurecido. É um verdadeiro Manjar dos Deuses.
DICA DA VOVÓ: Quem quiser fazer uma receita para poucas pessoas, use apenas 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite de vaca e 1 lata de creme de leite, diminua tb a quantidade de ovomaltine a seu gosto. Ahhh...e as colheres de maisena e de trigo pode ser apenas 1 de sobremesa. É uma delícia mesmo! Acredito ser uma nova versão do pavê de bombom, em vez de bombom vc coloca o OVOMALTINE. Sendo que no pavê de bombom leva ovos, aí são vcs que decidem. Tragam as suas adaptações.VEJA A RECEITA DE PAVÊ DE OVOMALTINE!!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...