quinta-feira, 28 de maio de 2009

PRESERVANDO A SÁUDE

Minha amiga Luciene Pereira enviou esse texto publicado no FANTÁSTICO pra dividir com vocês, leiam atentamente, nossa sáude é MUITO IMPORTANTE!!!!

Você guarda comida ainda quente na geladeira? Deixa lata de leite condensado aberta? Lava carne nas pia? Pois preste atenção. O Doutor Bactéria vai fazer, agora, o jogo dos sete erros na cozinha.
Você costuma deixar a comida esfriando antes de guardá-la na geladeira ou lavar as carnes que vão para a panela? São pecados como esse que a gente acaba cometendo no dia-a-dia, sem perceber.

Jogo dos Sete Erros

Fonte: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1683685-4438,00.html

Primeiro erro: colocar carnes debaixo da torneira.Roberto Figueiredo, biomédico (Doutor Bactéria): Primeiro, você perde nutrientes. A carne fica esbranquiçada.

Segundo: a contaminação que existe vai aumentar, porque aumenta a quantidade de água e as bactérias vão penetrar mais ainda.
A única carne que você lava é o peixe e só para tirar escamas e tirar a barrigada.
A quantidade de detergente que costumamos pôr na esponja para lavar louça é mais um hábito condenado pelo doutor Bactéria. Doutor Bactéria: O detergente nunca deve ser colocado direto na esponja. Vai ser muito difícil enxaguar todo esse detergente. O resto de detergente que fica junto com os alimentos pode no futuro dar um problema para a sua saúde. Para limpar sem exagero, você precisa apenas de oito gotas de detergente em uma bacia com um litro de água. Outro deslize na cozinha: usar tábua de carne de madeira. Doutor Bactéria: Na tábua de madeira as bactérias estão te aplaudindo! Tábua sempre de plástico.
Muita gente também evita guardar comida quente na geladeira. Doutor Bactéria derruba um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa. Doutor Bactéria: O único problema que pode existir é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum. Mas nada disso adianta se você guardar na geladeira o recipiente tampado. Doutor Bactéria: O ar frio vai bater na tampa. Vai demorar muito para resfriar. As bactérias vão adorar! Então, coloque tudo destampado. Depois de duas horas é que você vai fechar.

Vamos ao quinto erro... Doutor Bactéria: As pessoas pegam a lata de leite condensado e fazem dois buraquinhos minúsculos, um de cada lado. Sai leite condensado por um lado e pelo outro entra uma chuva de bactérias. Doutor Bactéria: Abra a lata inteira. Use um recipiente que pode ser de plástico ou de vidro e sempre sirvam com uma colherzinha. Depois tampem e guardem em uma geladeira.

E quando se fala em doce, a gente não pode esquecer as formigas. Você provavelmente não se importaria se encontrasse uma formiguinha em cima do seu bolo, não é?Doutor Bactéria: E se fosse uma barata?Marina Scherb, de 12 anos: Aí eu não como.Doutor Bactéria: Se a gente pegar uma barata, matar essa barata, deixar no meio da cozinha, no dia seguinte, cadê a barata? Marina: Sumiu.Doutor Bactéria: Quem levou?Marina: As formigas... Doutor Bactéria: A mesma que está em cima do bolo?Marina: É...

Sexto erro: ignorar as formigas.Doutor Bactéria: As formigas são consideradas até maiores agentes transmissores de bactérias do que a própria barata. Doce com formiga só pode ter um destino: a lata de lixo.

Nem na hora dos parabéns o Doutor Bactéria perdoa: soprar a velinha é o mau hábito que completa o jogo de sete erros. Um teste comprova que o bolo fica contaminado por bactérias de saliva. Doutor Bactéria: Esta bactéria produz uma toxina que pode ocasionar aquelas intoxicações com 24 horas de vômito e mal-estar.. Por isso, evite deixar o bolo fora da geladeira. Daqui por diante, faça a coisa certa e xô bactéria!

domingo, 24 de maio de 2009

BOLO DE LARANJA

A PREFERIDA DA JOAQUINA LÚCIA

INGREDIENTES:

2 xícaras (200ml) de açúcar
2 laranjas (pera) com casca (sem caroços)
4 ovos
3/4 xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa rasa) de fermento em pó

MODO DE FAZER:

Leve ao liquidificador as laranjas picadas, os ovos, o óleo e o açúcar.
Bata bem e misture levemente a farinha e o fermento. Depois de assado e quase frio colocar por cima o suco de laranja com bastante açúcar (opcional).

DICA DA VOVÓ: AS LARANJAS DEVEM SER PARTIDAS E DEVE SER TIRADO O MIOLO BRANCO E AS SEMENTES, PARA QUE O BOLO NÃO AMARGUE.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

CANJICA BRANCA

A PREFERIDA DA IRANY

Hoje é o aniversário da minha dindinha Irany querida:
FELIZ ANIVERSÁRIOOOOO!!!!!


INGREDIENTES:

500gr de canjica
1 litro de leite
1 vidro de leite de côco
1 saquinho de côco ralado(opcional)
1 lata de leite condensado
canela em pau
canela em pó

MODO DE FAZER:

Cubra a canjica com água e leve à panela de pressão por 25 minutos ou se quiser, pode cozinhar na panela comum mesmo. É importante que os grãos fiquem bem cozidos. Após eles estarem cozidos, acrescente o litro de leite, o leite condensado, o côco, o leite de côco, a canela em pau, enfim, todos os ingredientes que vc curte encontrar na canjica, alguns gostam de cravo tb. Se achar que precisa de açúcar, acrescente aos poucos. Vá mexendo até que fique na consistência de sua preferência, pois o leite vai secando e engrossando a canjica. Salpique a canela em pó assim que servir nas canecas. É uma delícia!

DICA DA VOVÓ: Minha mãe gostava ainda de tostar o amendoim e moer, para jogar em cima da canjica depois de pronta. Fica gostoso também, mas deixe a parte, pois só quem gosta ...terá mais essa opção.

domingo, 10 de maio de 2009

FELIZ DIA DAS MÃES

PARABÉNS A TODAS ÀS MÃES QUE PASSAREM POR AQUI!SABEMOS QUE TODOS OS DIAS É DIA DE SER MÃE, MAS JÁ QUE ESCOLHERAM UM DIA ESPECIAL, VAMOS COMEMORAR!!!


HOJE ATÉ AS 21H, TIVEMOS 95 VISITANTES AO BLOG, OBRIGADA PELA FREQUÊNCIA, VOLTEM SEMPRE, TEREMOS SEMPRE BOAS RECEITAS EXPERIMENTADAS, PARA VOCÊS SABOREAREM E CONFERIREM RECEITAS BEM GOSTOSAS E PRÁTICAS.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

BOLO DE CHOCOLATE - "3 MINUTOS NA CANECA"

A PREFERIDA DA MARIANA

Dia 08 de maio nasceu a Rafaela Dinelli lá em Manaus, parabéns Alessandro, Carol e Rodrigo!!!! Que essa estrela possa brilhar sempre na casa de vocês!

INGREDIENTES:
1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) rasa de fermento em pó


MODO DE FAZER:

Primeiro, misture todos os ingredientes secos e reserve à parte. Bata na própria caneca, que levará ao forno de microondas, o ovo bem batido com um garfo por um minutinho e depois acrescente o óleo e o leite. Acrescente os ingredientes secos e mexa delicadamente até incorporar à massa. Leve ao microondas na potência máxima POR 3 MINUTOS e divirta-se, detalhe, não é preciso untar a caneca.

CALDA DE CHOCOLATE DA VOVÓ:

1 xícara de leite
1 xícara de Nescau
Leve ao fogo e assim que ferver,numa chaleira(panela alta e estreita), a calda parece que vai derramar, mas não derrama, marque 5 minutinhos que ela vai começar a descer e engrossar, assim que der o tempo certo, jogue em cima do bolinho ainda quente e sirva com sorvete de creme, é uma delícia!!!

Sirva com a calda de chocolate de sua preferência.

Hoje a Bia trouxe suas amigas (Mariana, Jéssica, Yasmin e a Lu) aqui em casa, nossa..... foi demais experimentar várias formas de como poderíamos fazer essa receitinha tão prática, ficar definitivamente bem melhor, experimentem! ELAS ESCOLHERAM A CALDA DA VOVÓ!!!!



Em todas as receitas que conferimos em outros sites, a CALDA usada é:
2 colheres de sopa de leite
1 colher (chá) de margarina
1 ou 2 colheres (rasas de sopa) de açúcar
3 colheres (rasas de sopa) de chocolate
Misture tudo e coloque por 30 segundos no microondas e jogue em cima do bolo quente.
Eu não gosto dessa calda mas VOCÊ DECIDE!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...